TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Graduação em Educação Física Atividade de Neuroanatomia

Por:   •  15/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.727 Palavras (7 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 7

Centro Universitário Claretiano

Curso de Graduação em Educação Física

Atividade de Neuroanatomia

Nilton Da Silva Pardo. RA 1174273

Araçatuba

2016

TRABALHO DE NEUROANATOMIA

Descreva a posição anatômica e qual é a sua importância para sua atuação profissional, em sua área.

A posição anatômica descreve o indivíduo (vivo ou cadáver) em posição ereta (em posição ortostática, em pé ou bípede), com a cabeça e olhos voltados para frente; os membros superiores ao lado do corpo com as palmas das mãos voltadas para frente; e os membros inferiores unidos e com os pés dirigidos para frente. A posição anatômica é universal e de grande importância pois através dela estudamos o corpo humano, suas divisões e também os eixos de movimento que são de muita relevância para os profissionais de educação física.

Citar as regiões que formam o corpo humano.

O corpo humano é formado pela região da cabeça, pela região do tronco e os membros que são divididos em membros inferiores e membros superiores.

Explique os planos de secção mediano ou sagital, frontal ou coronal e transversal. Quais são os termos de relação de cada um destes planos de secção? Qual é a importância destes ternos de relação para sua atuação profissional?

Na anatomia a dissecação do corpo humano é utilizada para desenvolver com mais detalhes esse estudo, e para se realizar essa intervenção foi criado um plano para ter como base, esse plano é denominado Plano de Secção”. O plano de secção pode ser dividido em Plano Mediano que divide o corpo humano em duas metades iguais, direita e esquerda; Plano sagitais que divide o corpo humano paralelamente ao plano mediano; Planos Frontais ou Coronais que dividem o corpo humano, paralelamente, nas partes anterior e posterior; Planos transversais ou horizontais que dividem o corpo humano em parte superior e inferior.

Quais são os ossos do membro superior e inferior e a sua classificação, quanto ao seu tipo?

Os ossos do membro superior são divididos em duas porções. A primeira denominada de porção fixa, que compreende os ossos da escápula (ossos planos ou irregulares), ossos da clavícula (ossos longos). A segunda parte é denominada de móvel os ossos do úmero (ossos longos) rádio e ulna (ossos longos), ossos do carpo (ossos curtos), ossos do metacarpo ( ossos longos) e os ossos da falange (ossos longos). Os ossos que formam os membros inferiores, também são divididos em duas porções. A primeira chamada de porção fixa ou raiz, é formada pelo ossos do quadril (osso plano ou irregular).  A segunda porção, denominada de móvel, compreende os ossos fêmur, tíbia e fíbula, os ossos do metatarso e as falanges (todos esses longos) e os ossos do tarso ( ossos curtos).  

Descreva o que é uma juntura sinovial. Citar os elementos seus básicos.

As articulações sinoviais diferem-se das demais articulações devido à presença da cavidade articular entre os ossos articulantes. Por isso, a movimentação desse tipo de articulação ocorre livremente em seus planos articulares sendo considerada uma diartrose. Seus elementos básicos são: Cartilagem articular que age na diminuição dos impactos entre os ossos durante uma movimentação e também na absorção de choques; Cápsula articular que circunda uma articulação sinovial, envolvendo a cavidade articular e unindo os ossos articulantes; Cavidade articular que é o espaço presente entre as duas extremidades ósseas que permite uma movimentação livre dessas articulações.

Dê a classificação morfológica das articulações do ombro, cotovelo e punho. Qual é sua importância para sua atuação profissional.

O ombro é classificado morfologicamente como uma articulação esferoide ou juntura sinovial esferoide; o cotovelo é classificado morfologicamente como uma articulação gínglimo ou juntura sinovial gínglimo; a articulação do punho é classificada morfologicamente como uma articulação elipsóidea, ou condilar ou juntura sinovial condilar. Essa classificação é importante para o profissional de educação física, pois através dela podemos identificar os graus de liberdade do movimento dessas articulações e partir daí programar exercícios que respeitem esses graus de liberdade evitando assim que o aluno se lesione durante alguma atividade.

Quais são os eixos anatômicos e quais movimentos ocorre em cada um destes eixos? Estes eixos estão perpendiculares a qual plano de secção?

Os eixos anatômicos são : Eixo vertical, longitudinal ou crânio-caudal: passa do centro do plano superior (cranial) para o centro do plano inferior (caudal). Atravessa o centro do plano de secção transversal. Seus movimentos são rotação medial e rotação lateral. Eixo sagital, ântero-posterior: passa do centro do plano anterior (ventral) para o centro do plano posterior (dorsal). Atravessa o centro do plano de secção frontal. Seus movimentos são adução e abdução. Eixo transversal ou latero-lateral: passa do centro do plano lateral direito para o esquerdo, ou vice-versa. Atravessa o centro do plano de secção sagital. Seus movimentos são flexão e extensão.

Quais são os tipos de tecido muscular que formam o corpo humano? Qual é a importância destes tecidos?

O corpo humano é formado por três tipos de tecido: tecido muscular estriado esquelético que apresenta uma contração rápida e voluntária. Está ligado aos ossos e atua na movimentação do corpo. O tecido muscular liso que apresenta uma contração lenta e involuntária, ou seja, não depende da vontade do indivíduo. Forma a musculatura dos órgãos internos, como a bexiga, estômago, intestino e vasos sanguíneos. Tecido muscular estriado cardíaco que formam o coração. Cada tecido muscular possui características inerentes a sua função e importância no corpo humano.

O que é um músculo agonista, antagonista, postural e sinergista (classificação funcional dos músculos esqueléticos)?

Músculos agonistas: É o principal agente na execução do movimento. São divididos em motores primários (os que participam mais intensamente da execução do movimento) e secundários.

Músculos Antagonistas: É aquele que se opõe ao trabalho de um agonista.

Músculos Posturais: São músculos que atuam no equilíbrio e na postura do corpo durante o movimento.

Músculos Sinergistas: aquele que atua no sentido de eliminar algum movimento indesejado que poderia ser produzido pelo agonista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (167.8 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com