TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA NO ESPORTE DE ORIENTAÇÃO

Por:   •  20/12/2021  •  Artigo  •  3.884 Palavras (16 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 16

DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA NO ESPORTE DE ORIENTAÇÃO

PEREIRA, Valdeir Ramos[1]

VIOLATO, Paulo Roberto Stefani[2]

RESUMO

Este artigo mostra o quanto o esporte de orientação é importante para a formação psicomotora, visando contribuir com o desenvolvimento integral, corporal, cognitivo e afetivo, em todas as fases do seu desenvolvimento, contemplando toda a beleza e diversidade de uma floresta ou mata nativa. Proporciona para as crianças momentos lúdicos e prazerosos, no qual a pratica exige atenção, concentração, tomada de decisões rápidas, contemplando o raciocínio logico, noção de tempo e espaço.

Palavras-chave: Esporte de Orientação, Psicomotricidade, Educação e Cérebro.

PSYCHOMOTOR CHILD DEVELOPMENT GUIDANCE IN SPORT

ABSTRACT
This article shows how much the sport orientation is important for the formation and psychomotor development of a child, to contribute to the comprehensive development, body, cognitive and affective, in all stages of their development, providing sports experiences, contemplating the beauty and existing in a forest or native vegetation diversity, providing recreational and pleasurable moments with practices which requires a lot of attention, concentration, made ​​quick decisions, enhancing logical reasoning, sense of time and space.  

Key-words: Sport Orientation, Psychomotor, Space Orientation, Education and Brain.

  1. INTRODUÇÃO

Este artigo tem como base cientifica explicar e divulgar o esporte de orientação, conhecendo e proporcionando as crianças acesso ao novo esporte o qual se tem maior contato com a natureza, sendo este capaz de manifestar-se na formação integral de criança ou adolescente. O corpo instrumento em desenvolvimento é da ordem do ter o sujeito como estrutura é a ordem do ser” (Levin, p.35)

O esporte tem como objetivo principal, trabalhar o raciocínio e também a parte física de seus praticantes, onde os mesmos devem passar por pontos de controle situado no terreno, com o auxílio apenas de mapas ou carta orientada e bussola. O esporte de orientação é um atrativo diferenciado dos demais esportes, devido todo o percurso ser realizado na natureza proporcionando aos atletas sensação de ludicidade, prazer, preservação e conservação do meio ambiente primando a qualidade de vida e sustentabilidade. No que estabelece o art.1º da Lei n.9795, de 27 de abril de 1999 (Lei de Educação Ambiental), outro fator que chama a atenção e o trabalho mental, sendo considerado pelos praticantes um jogo de xadrez em deslocamento, onde o atleta deve pensar e agir com tamanha rapidez.

A orientação sempre foi utilizada em todos os deslocamentos terrestre e marítimos com o objetivo de ir o mais rápido possível de um local para outro (FERREIRA, 1999).

Durante toda a trajetória da humanidade já se possui o intuito ou instinto de orientação, porém algumas pesquisas apontam que há pelo menos I (um) século, este esporte surgiu em tamanha proporção nos países nórdicos (região da Europa).

Contudo por ser um esporte consagrado em vários países europeus, fazendo parte do currículo escolar há mais ou menos 50 anos. Este esporte chegou ao Brasil na década de 70, mas restrito ao exército, os quais tiveram contato com o esporte em competições a nível mundial, sendo este difundido somente nos anos 90 e a principal causa foi a participação de civis, entre eles mulheres e crianças, o crescimento fez surgir vários clubes, brasileiros e através destes surgiu a CBO Confederação Brasileira de Orientação.

Por muitos anos tem se procurado um esporte que consiga promover nos educandos um senso de responsabilidade, consciência ambiental, na qual estimule a orientação espacial e temporal, conhecendo assim a parte do cérebro responsável pela orientação espacial e raciocínio, promovendo assim um trabalho psicomotor, fazendo junção entre a motricidade do esporte com o raciocino e o prazer pela atividade física, de uma forma lúdica e ao mesmo tempo competitiva, além de conhecer a corrida de Orientação, contudo proporcionar as crianças o contato com algo novo, no qual possa interagir diretamente com a natureza.

Durante anos fui atleta de orientação pelo Exército Brasileiro, o 33º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMTz), situado na cidade de Cascavel – Pr. Participando de vários campeonatos de orientação, entre eles o Campeonato Brasileiro de orientação, Campeonato Paranaense de orientação, Competições pelo Exército Brasileiro nível 5ª Região Militar Sul (RMS) e competição pelo Cobra Clube de Orientação de Cascavel, onde conseguimos conquistar vários campeonatos durante alguns anos pela categoria (H21N), sendo está, competição entre homens  de qualquer faixa etária entre 19 à 35 anos de idade. Com isso tivemos a oportunidade de estar em contato com a natureza, conhecendo os diferentes tipos de terrenos topográficos e todo o bem que o esporte nos proporciona, desta forma pretendemos levar um pouco do esporte e do nosso conhecimento para as crianças.

Segundo a SBME (1998), Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte existem vários fatores os quais podem contribuir para o sedentarismo, ou vida inativa ao esporte pelas crianças, como influência dos meios de comunicação, o apego as tecnologias e redução dos espaços urbanos, com isso perde a oportunidade de estar em contato com a natureza e vivenciar momentos lúdicos, a não ser os pequenos contatos ao brincar em ambiente ao ar livre, parques, bosques etc.

A orientação é um esporte onde a criança terá um maior contato com a natureza onde possibilitara sua relação com a preservação ambiental, identificando os diferentes tipos de solos e terrenos, e todo o conhecimento sobre a natureza, bosque, matas, orlas, córregos, classificação dos terrenos, juntamente com sua fauna e flora, tornando se muito importante para sua percepção e interpretação das diferentes cartas geográficas (mapas).

  1. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Partindo da problemática de como o desenvolvimento psicomotor da criança no esporte de orientação, a pesquisa bibliográfica foi feita através de leituras que partiram de livros, textos, revistas científicas e artigos científicos que fundamenta a experiência empírica. Diante disso buscar-se-á neste artigo sanar dúvidas sobre a psicomotricidade, o raciocínio e a orientação espacial.

A pesquisa bibliográfica é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituindo principalmente de livros e artigos científicos. Embora e quase todos os estudos sejam exigidos algum tipo de trabalho, desta natureza, há pesquisas desenvolvidas exclusivamente a partir de fontes bibliográficas. (GIL, 1999, p.65).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)   pdf (593.7 Kb)   docx (469.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com