TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DROGAS ILÍCITAS: O PAPEL DA ESCOLA NA CONSCIENTIZAÇÃO DOS ALUNOS

Por:   •  16/6/2022  •  Artigo  •  6.032 Palavras (25 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 25

FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

DROGAS ILÍCITAS: O PAPEL DA ESCOLA NA CONSCIENTIZAÇÃO DOS ALUNOS

EDNA MARIA CAMARGO

Araputanga, MT

2015


EDNA MARIA CAMARGO

[pic 1]

DROGAS ILÍCITAS: O PAPEL DA ESCOLA NA CONSCIENTIZAÇÃO DOS ALUNOS

Artigo apresentado como requisito parcial à obtenção de menção na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, sob a orientação do professor (a), Luciana de Oliveira Silva, 6º semestre do curso de Licenciatura em educação Física da Faculdade Católica Rainha da Paz (FCARP).

Araputanga, MT

2015

EDNA MARIA CAMARGO[pic 2]

DROGAS ILÍCITAS: O PAPEL DA ESCOLA NA CONSCIENTIZAÇÃO DOS ALUNOS

Este Trabalho de Conclusão de Curso foi julgado adequado para obtenção do grau de Licenciado em Educação Física e aprovado em sua forma final pela Coordenação do Curso de Licenciatura em Educação Física, da Faculdade Católica Rainha da Paz de Araputanga/MT.

Professor (a) Ms. Edmur Carmona

Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação Física

Membro: Professora Esp. Luciana de Oliveira da Silva – FCARP

Orientadora

Membro: Professor Mestre. Felipe Otavio de Souza Cuyabano - FCARP

Membro: Prof. Esp. Elaine Regina Franco Magro - FCARP

Araputanga/MT, dia 03 de outubro de 2015

DROGAS ILÍCITAS: O PAPEL DA ESCOLA NA CONSCIENTIZAÇÃO DOS ALUNOS

CAMARGO, Edna Maria.

Faculdade Católica Rainha da Paz-FCARP

Curso de Licenciatura em Educação Física

Orientador (a): Prof(a) Esp.: Luciana de Oliveira Silva

RESUMO

Esta pesquisa apresenta uma análise sobre o tema, “Drogas Ilícitas”, teve como objetivo geral analisar como ocorre a conscientização nas escolas em relação às drogas ilícitas para com os alunos. E num plano mais específico foi relatar a percepção do uso de drogas ilícitas dos professores de educação física das escolas de Araputanga; descobrir como a escola tem trabalhado a questão do uso de drogas ilícitas com os alunos; relatar as principais ações que a escola tem desenvolvido para conscientização e riscos do uso de drogas e relatar se os professores têm percebido em seus alunos o uso de drogas e o posicionamento dos mesmos. A metodologia utilizada neste trabalho constou de pesquisa bibliográfica e de um levantamento de dados, por meio da aplicação de questionário, o estudo foi embasado na pesquisa descritiva e qualitativa de caráter exploratório. Para auxiliar na construção desse estudo foi realizada uma pesquisa com 05 professores de Educação Física, sendo 02 Escolas Municipais e 03 Escolas Estaduais da cidade de Araputanga, inicialmente foi encaminhada uma carta convite para equipe diretiva de cada Escola, e em seguida também o termo de consentimento livre e esclarecido aos sujeitos participantes desse estudo. Agendamos para aplicação do questionário em anexo com 08 perguntas abertas. Devemos ressaltar que está na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que as escolas têm obrigação de se articular com as famílias e os pais têm o direito a ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais. Além dos objetivos exposto, essa pesquisa teve como proposta mostrar que a relação família/escola é de extrema importância para se planejar e estabelecer compromissos e acordos mínimos para que o aluno tenha uma educação com qualidade tanto em casa quanto na escola. Ao finalizar a discussão de dados alguns aspectos importantes foram possíveis descobrir relacionado ao problema de pesquisa, a maioria dos professores relatam que existem sim alunos usuários ainda que em um número não muito expressivo, mas bastante significativos alunos que apresentam um comportamento agressivo principalmente nas aulas de Educação Física. Portanto, a escola e os professores deixam algumas vezes de cumprir com o seu papel por medo de sofrer represália, e acaba não oportunizando atividades e espaço de socialização em que os alunos possam interagir de forma mais afetiva com os colegas, professores e familiares.

PALAVRAS CHAVE: Drogas, Escola, Aluno.

INTRODUÇÃO

De acordo com da Organização Mundial da Saúde (ONU, 2008), droga é qualquer substância não produzida pelo organismo que tem a propriedade de atuar sobre um ou mais de seus sistemas, produzindo alterações em seu funcionamento corresponde às drogas psicoativas, que têm atração por atuar no cérebro, modificando a sensibilidade, o modo de pensar e, muitas vezes, de agir. Isso inclui, além de produtos ilegais como maconha, crack e cocaína, os medicamentos para emagrecer que contêm anfetaminas, a nicotina, o álcool e a cafeína. Assim, as drogas são classificadas como drogas lícitas, que são aquelas permitidas por lei, as quais são compradas praticamente de maneira livre, e seu comércio é legal, porém algumas estão submetidas a certas restrições. Por exemplo, bebidas alcoólicas e tabacos que não podem ser comercializadas para crianças e adolescentes, no caso de medicamentos, alguns só podem ser adquiridos por meio de prescrição médica especial e como drogas ilícitas são as cuja comercialização é proibida pela justiça e causam forte dependência.

A importância do tema abordado reside na necessidade de se discutir sobre as drogas Ilícitas e o papel da escola na conscientização dos alunos; principalmente no aspecto econômico e social. Outra importante justificativa é que a sociedade está sendo corrompida por tais droga e a escola juntamente com a família tem um papel muito importante na conscientização desses alunos, de algo realmente nocivo como as drogas ilícitas, evitando assim a violência, corrupção, terror e medo.

Este trabalho foi motivado pela perda de um ente querido, onde havia a necessidade de aprofundar em estudos que esclarecessem dúvidas sobre o assunto, relacionado a estes vícios e a necessidade de se compreender alguns pontos que cercam o mundo das drogas ilícitas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.6 Kb)   pdf (195 Kb)   docx (34.6 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com