TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOMOTRICIDADE NO ENSINO INFANTIL

Por:   •  4/6/2020  •  Monografia  •  5.393 Palavras (22 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 22

 

GRUPO EXATTO EDUCACIONAL

Dayane de Barros Ribeiro

PSICOMOTRICIDADE NO ENSINO INFANTIL

Taubaté, SP

2019

GRUPO EXATTO EDUCACIONAL

Dayane de Barros Ribeiro

PSICOMOTRICIDADE NO ENSINO INFANTIL

Monografia apresentada como requisito parcial para a obtenção de graduação em Pedagogia da Grupo Exatto Educacional. Turma: 01/07/2017

Tutor Orientador (a): Prof.ªAndréia Zenelato.

Taubaté, SP

2019

Aprovado pelos membros da banca examinadora em

___/___/___.com menção ____ (________________).

Banca Examinadora

_________________________________

_________________________________

Taubaté - SP

2019

[pic 1]

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo refletir e abordar a relevancia da psicomotricidade e suas vertentes, como método auxiliar de ensino na educação infantil através de um levantamento bibliográfico. A psicomotricidade associa as potencialidades intelectuais, afetivas, sociais e motoras, dando-lhes segurança, equilíbrio e permitindo o seu desenvolvimento, organizando corretamente as suas relações com os diferentes meios em que deva evoluir, sendo assim um auxilio efetivo para crianças que muitas vezes apresentam dificuldades de aprendizagem, contribuindo para concretização do aprendizado, possibilitando que os mesmos assimilem melhor as atividades de qualquer natureza do ensino.

Palavras-chave: Psicomotricidade, Ensino, Infantil.

ABSTRACT

The present work aims to reflect and approach the relevance of psychomotricity and its aspects, as an auxiliary teaching method in children’s education through a bibliographical survey. Psychomotricity associates the intellectual, affective, social and motor potentialities, giving them security, balance and allowing their development, correctly organizing their relationships with the different means in which they should evolve, thus being an effective aid for children who often present learning difficulties, contributing to the achievement of learning, enabling them to better assimilate activities of any nature of teaching.

Keywords: Psychomotricity, Teaching, Children.

             

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        8
2. PSICOMOTRICIDADE        10
2.1 PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL        14
3. A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA E DO EDUCADOR        18
4. CONSIDERAÇÕES        20

5. BIBLIOGRAFIA.......................................................................................................21

6. APENDICE..............................................................................................................25

  1. INTRODUÇÃO

        A primeira etapa da educação básica, é a educação infantil e esta considerada essencial, nela ensina-se fundamentos primordiais para o desenvolvimento do aluno. Iniciar a vida escolar por vezes significa muito mais que ingressar nos saberes didáticos, a escola é um ambiente que proporciona a criança, logo nos seus primeiros anos, um conjunto de aprendizagens que vão além da escrita e leitura e que são de extrema importância para o desenvolvimento do aluno. Podemos citar a socialização, a frustação, a partilha dentre outros. Neste contexto juntamente com a aprendizagem surgem às dificuldades, e existem alunos que aprendem com facilidade, outros nem tanto e ainda os que necessitam de um apoio e ensino aprimorado.  A dificuldade de aprendizagem vem sendo um problema bastante debatido, suas causas podem estar relacionadas a fatores exteriores ao indivíduo ou inerentes a ele, decorrentes de situações adversas à aprendizagem como o déficit sensorial, baixa condição socioeconômica, problemas cognitivos, afetivos e ainda neurológicos.

        Diagnosticar o tipo de problema que aluno está enfrentando não é uma tarefa fácil, cabe ao professor perceber que quando algo não está dentro da normalidade com um aluno, ou seja, que o mesmo não está dentro do rendimento esperado, ao invés de achar que o aluno é incapaz de aprender, é preciso procurar conhecer as causas dessas dificuldades e atuar de forma apropriada sobre elas, isso é aprendizagem significativa. Fazer com que o aluno consiga superar esse problema, é a finalidade de muitos dos profissionais que acreditam no construir, na superação que o processo educativo pode proporcionar através da capacitação.

        O número de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem é expressivo isso justifica muitas pesquisas a respeito e a possibilidade de criar formas e métodos que auxiliem alunos portadores a aprenderem, se desenvolverem principalmente também.

        É sem duvidas de grande relevância, que educadores se conscientizem da importância de analisar de perto o processo de desenvolvimento educacional dos alunos logo nos anos iniciais escolares, esse acompanhamento é parte essencial na busca de soluções para dificuldades existentes nas crianças. Devido a grande parte de tempo que elas passam na escola, o convívio escolar por vezes comumente é o local onde mais se consegue não só perceber os bloqueios existentes nos alunos, mas também o local adequado para trabalha-los de forma eficaz já que se trata de um ambiente que promove grande socialização com uma diversidade de crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.3 Kb)   pdf (273.5 Kb)   docx (152.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com