TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Deficientes na Educação Física

Por:   •  19/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.802 Palavras (16 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

                       Unidade Campos dos Goytacazes-RJ

                                   Douglas Damasceno Aguiar

                                       Patryck Freire Azeredo

                         Roberto Azeredo de Souza

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

                 Educação Física - Licenciatura - 3º Semestre

                                 

                                                Campos dos Goytacazes-RJ

                                                     2017

                               

                                   Douglas Damasceno Aguiar

                                       Patryck Freire Azeredo

                         Roberto Azeredo de Souza

   A Dança enquanto conteúdo da educação física escolar

         Alunos com Síndrome de Down nas aulas de Educação Física

   O trabalho com alunos com deficiência nas aulas de educação física

[pic 2]

                                                         Campos dos Goytcazes

                                                                        2017

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        DESENVOLVIMENTO        4

2.1.        PRODUÇÃO DE TEXTO 1: A DANÇA ENQUANTO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR        4

2.2.        PRODUÇÃO DE TEXTO 2: ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA        7

2.3.        PESQUISA DE CAMPO        10

3.        CONCLUSÃO        11

4.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12

5.ANEXO        13

  1. Introdução

O objetivo do trabalho foi desenvolver fatos verdadeiros propostos aos professores na inclusão do aluno com necessidades especiais também está, muitas vezes, relacionado à sua própria formação inicial, que necessita de atualização frente às exigências da perspectiva da educação inclusiva. Sua experiência no campo de atuação, por maior que seja às vezes não basta para compreender a diversidade fazendo-se necessária a formação continuada e uma postura criativa frente aos problemas.

O trabalho procurou atender ao objetivo por meio da descrição da proposta de inclusão de alunos com deficiência na; da descrição do perfil dos alunos; do relato da concepção dos profissionais envolvidos com a inclusão destes alunos; da investigação da formação da professora que trabalha com a inclusão; da descrição de como ocorre o processo de ensino em uma sala de alunos que inclui uma aluna com Síndrome de Down.

O tema sobre inclusão tem suscitado muita polêmica no sistema educacional brasileiro devido à complexidade de fatores a serem revistos para sua implantação. Buscando compreender esta realidade e encontrando este desafio no campo de atuação profissional de Educação Física.

  1. Desenvolvimento
  1. Produção de texto 1: A Dança enquanto conteúdo da educação física escolar

A dança sempre esteve presente na humanidade através de celebrações, rituais, festas, atividades expressivas, entre outras. A dança é uma das comunicações possíveis entre o homem, o mundo e a sociedade, ou apenas o que se diz respeito dele mesmo, da comunicação com seu interior. Através dela é possível exteriorizar, transparecer o que está ligado ao seu íntimo, e sendo assim, trata-se de uma comunicação não verbalizada ao movimento. No Brasil, a dança ligada à Educação Física surge na década de 1920 por agregação de movimentos ginásticos em suas bases elementares. Já em 1940, foi incluída na formação de professores de Educação Física, e gerou um núcleo que liderou a disseminação da dança em diferentes modalidades, posteriormente tornando-se parte dos currículos de licenciatura.

A dança como conteúdo na educação física escolar. Apesar da literatura e diversos estudos apontarem os benefícios da dança como conteúdo da Educação Física escolar, observa-se certo distanciamento entre a teoria e prática neste âmbito.

A literatura aponta diversos fatores decorrentes às dificuldades encontradas pelos professores de educação física para trabalhar tal conteúdo. Nesse tópico serão apontados estudos que relatam sobre as dificuldades dos professores na abordagem desse conteúdo durante as aulas de Educação Física. Um desses fatores que diversas literaturas apontam são os próprios professores que não se sentem preparados para o ensino do conteúdo da dança nas aulas de Educação Física. A partir de uma pesquisa de Rocha e Rodrigues (2007), com a participação de 11 professores de Educação Física da cidade de Barueri/SP, de ambos os sexos, analisaram o conteúdo da dança durante as aulas. De acordo com o estudo, os professores demonstram insegurança quando realizam trabalhos relacionados à dança e que apenas trabalham com esse conteúdo quando se trata de datas comemorativas, eventos, entre outros semelhantes (VAZ, BRITO e VIANNA ,2010). Vaz,Brito e Vianna (2010) ressaltam que Rocha e Rodrigues (2007) também observam que a dança é pouco efetiva nas aulas, pois os professores ainda estão ligados ao preconceito quando se trata da dança no contexto escolar e assim, distanciam os alunos da vivencia que possam ter com atividades de dança e dos ganhos que a mesma proporciona, tais como melhorias proporcionadas com o desenvolvimento corporal dos alunos, desenvolvimento da criatividade, imaginação, diversão, coordenação, capacidade motora, entre outros. Em seu estudo Manfio & Paim (2008) apresentam uma resposta dos professores sobre essas dificuldades enfrentadas para trabalhar tal conteúdo. (Marques, 1999 apud. Manfio & Paim, 2008) diz que o ensino superior não prepara os professores e assim, não se sentem seguros quando precisam trabalhar algum conteúdo que não tenham muita vivencia e afinidade com a modalidade. Marques (2007) ressalta que a maioria dos professores não sabem porque ensinar dança na escola e nem como ensinar, graças a sua falta de vivencia, por não ter afinidade com esse conteúdo ou por não ter sido preparado durante seu ensino superior. Entretanto, poderão se propiciar de metodologias não-diretivas, para que os alunos desenvolvam a expressão corporal, criatividade e autonomia, e a partir dessas manifestações, se beneficiarem do que a dança pode proporcionar a fim de que possam a partir da vivência desta manifestação compreender e ampliar seus conhecimentos sobre a realidade em que estão inseridos (FERNANDES, ROCHA & ALCADES, 2011).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (188.1 Kb)   docx (59.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com