TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disfunções Organicas e atividade física

Por:   •  13/3/2017  •  Bibliografia  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 2

APRESENTAÇÃO DA ATIVIDADE

Segundo o conteúdo de Estudos de Epidemiologia, atividade física e saúde a prática regular de atividade física constitui um elemento essencial à promoção da saúde e prevenção de algumas doenças que acometem indivíduos e grupos populacionais. Segundo Carvalho et. al (1996) a atividade física tem um forte impacto na redução dos custos com tratamentos para saúde, inclusive hospitalares, sendo esta uma das razões de seus consideráveis benefícios sociais.

De acordo com os autores Matsudo et al. (2002) e  Allsen et al. (2001), a atividade física é de suma importante para o corpo humano e há infinitos benefícios como: Melhora da capacidade funcional do sistema circulatório e respiratório, aumento da resistência aeróbia no desempenho de tarefas específicas; Desenvolve a força do sistema esquelético; Melhora da força e flexibilidade dos músculos e articulações; Controla o peso e reduz a gordura corporal; Desenvolve as capacidades físicas; Alivia o estresse e a tensão; Estimula a atividade mental  além de reduzir o risco de doenças crônicas não transmissíveis, dentre outros.

Com hábitos de se praticar atividade física ela pode prevenir doenças como a obesidade, hipertensão arterial, problemas cardiovasculares, diabetes, entre outras doenças. 

Como educadora física suponhamos que fosse realizar uma pesquisa epidemiológica de observação sobre a quantidade de população idosa da cidade de São Simão – SP que fossem sedentários. Imaginando que fizesse parte do serviço de saúde do município de São Simão e desenvolveria um trabalho em equipe, apresentaria atividade físicas principalmente voltadas para grupos de idosos, a qual é muito precária em laser e esportes. Atividades como alongamentos em praças públicas e atividades recreativas para terceira idade.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALLSEN, P. E.; HARRISON, J. M.; VANCE, B. Exercício e qualidade

de vida: uma abordagem personalizada. Barueri:Editora, 2001.

CARVALHO, T. et al. Posição oficial da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte:

atividade física e saúde. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, São Paulo, v. 2, n. 4, p. 79-81, out./dez. 1996.

MATSUDO, V. K. R. et al. Nível de atividade física da população do Estado de São Paulo: análise de acordo com o gênero, idade, nível sócio-econômico, distribuição geográfica

e de conhecimento. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 10, p. 41-50, 2002.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (89.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com