TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E AÇÕES INCLUSIVAS

Por:   •  27/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.367 Palavras (10 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 10

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E AÇÕES INCLUSIVAS

Iriane Alflen

Jean Felipe Latchuc de Paula

Ozias Moraes

Profº. Rudemar Brizolla de Quadros

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em Educação Física (LEF 0093) – Seminário da Prática IV

02/12/2017

RESUMO

Este estudo tem como objetivo caracterizar a Educação Física Escolar e as ações inclusivas necessárias para integrar os alunos com necessidades especiais no âmbito escolar. Na prática da Educação Física escolar,   várias são as ações que podem ser elaboradas para a inserção de todos os alunos para que os mesmos se sintam incluídos, sendo feitas adaptações inerentes à faixa etária de cada aluno de acordo com o ano/série em que estão cursando, bem como suas especificidades. A inclusão é essencial, oportunizando aos alunos com deficiência autonomia e estimulação para a vivência no meio comum, quebrando as barreiras do preconceito e promovendo a diversidade. É primordial que a escola, professores e alunos estejam preparados para receber os alunos com deficiência, independente de qual seja ela, para que haja interação e participação de todos nas atividades desenvolvidas. É importante que se tenha conhecimento e uma metodologia adequada de ensino, pois as crianças com deficiência possuem uma maneira diferente de se desenvolver.         

Palavras-chave: Escola. Educação Física Inclusiva. Adaptação.

1 INTRODUÇÃO

        Atualmente vivemos em uma era em que o grande desafio encontrado no âmbito escolar é incluir os educandos com deficiência, partindo do pressuposto que a educação escolar é para todos e que independente de faixa etária, etnia, sexo, necessidades e posição social, todos devem ser incluídos e se sentirem participantes de todas as formas e modalidades de ensino.

Na Educação Física escolar tal conhecimento acerca da inclusão se faz necessária e o apoio de todo o corpo docente e discente, bem como direção e coordenação, investimento em capacitação de profissionais atuantes com ações inclusivas, também a aquisição de materiais adaptados vindo da parte do estado e município agregando valores e tendo a missão de proporcionar uma experiência acadêmica diferenciada.

        Este Paper tem por finalidade abordar aspectos da Educação Física escolar e as ações inclusivas, como o esporte pode incluir os alunos com necessidades especiais, como essa prática é um exemplo da inclusão social entre homens e mulheres e suas formas e meios de adaptação.

2 EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E AÇÕES INCLUSIVAS

A Educação Física tem como propósito tratar da saúde do corpo e da mente. Deveria ocupar espaço de grande importância no currículo de ensino, já que proporciona diversas possibilidades e formas de aprendizagem (CREF3/SC, 2016).        

Tais benefícios devem ser acessíveis a todos, por isso a importância da Educação Inclusiva, que vem para trazer a inclusão de todos alunos dentro de escolas comuns e sua completa participação nas aulas sem que se sintam excluídos.

A história da Educação Inclusiva na escola deu início a partir da década de 90 sendo uma transformação na estrutura social com aceitação das diferenças individuais e com igualdade de oportunidades, com foco na educação sendo um direito de todos e isso vem se mantendo até os dias atuais.  

FIGURA 1 – INCLUSÃO NA ESCOLA

[pic 1]

  FONTE: Disponível em: .

        Acesso em: 24 nov. 2017.

Na escola inclusiva é de grande importância que todos possam aprender de forma igualitária, sem discernir gênero, etnia, cultura ou deficiência. Deve-se ter respeito as diferenças e as limitações, podendo alguns alunos, ter ou não, mais dificuldades que os outros e não sendo excluídos ou descriminados por isso.

Com foco voltado ao aluno com deficiência, vemos que a inclusão é essencial, pois oportuniza autonomia para a vivência no meio comum e estimulação para seu desenvolvimento. É importante que este aluno não se sinta rejeitado, muito menos incapaz. Ele tem que ser visto como um ser humano que se desenvolve dentro de suas potencialidades e possibilidades e deve ser valorizado, sendo um membro integrante participativo na turma.

 Para tanto, “a presença do deficiente na escola pressupõe uma mudança radical no interior da mesma, seja nos procedimentos de ensino, na avaliação, no currículo, enfim, em todas as áreas do sistema escolar. ” (AGUIAR, DUARTE, 2005, p. 227).

         Somente receber o aluno com deficiência em aula não significa inclusão. O professor deve possuir uma formação adequada e estar em constante aprendizagem para fazer seu trabalho em torno da inclusão de forma que proporcione aos alunos acesso ao conhecimento e desenvolvimento de suas competências, eliminando sentimentos de inferioridade e incentivando a participação. Deve estar sempre criando adaptações nas atividades conforme a necessidade em suas aulas.

Atualmente podemos encontrar diversas opções de atividades que podem ser adaptadas conforme o tipo de deficiência. Vão desde simples brincadeiras até a modalidades esportivas e olímpicas. A orientação deve ser feita pelo professor de maneira adequada a fim de que não se coloque o indivíduo em riscos, sem causar danos à sua saúde, promovendo assim uma prática constante (CREF3/SC, 2014).

3 MODALIDADE INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Uma boa inclusão se faz com muito profissionalismo, estudos acerca do tema e das necessidades especiais presentes no meio escolar e na sociedade em que estamos inseridos. Cabe a cada um de nós termos ciência de que todos apresentamos capacidade na busca pelo conhecimento, mesmo dentro de nossas limitações.

Se pararmos para pensar existe um leque de opções e de maneiras para se trabalhar as modalidades esportivas em uma aula inclusiva de Educação física na escola, podemos adaptar atividades já existentes ou até mesmo criar uma nova prática através da criatividade, gerando assim a oportunidade de participação e inclusão de todos.

FIGURA 2 – INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA

[pic 2]

FONTE: Disponível em: .        Acesso em: 24 nov. 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (534.5 Kb)   docx (371.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com