TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, ESPORTE E INCLUSÃO

Por:   •  29/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.427 Palavras (10 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        1° PARTE - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, INCLUSÃO E ESPORTE        4

2.2        2° PARTE – HABILIDADES DO HANDEBOL        7

3        CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS        10

        

        

  1. INTRODUÇÃO

Essa produção textual tem como principal temática “Educação Física escolar, esporte e inclusão”, apresentando assim a importância que o debate a respeito da inclusão tem dentro da sociedade. Logo, tem-se uma fundamentação teórica que se refere ao campo da educação física como uma Ciência da Saúde e também Humana voltada justamente para a ampliação do papel do educador na busca por uma sociedade cada vez mais justa.

Desta forma, tendo como situação-problema um docente que deve preparar os alunos para um campeonato de Handebol e que decide fazer um teste avaliativo para ter ciência da capacidade dos alunos antes de preparar um treino, a dissertação abaixo também busca apresentar alguns exercícios que podem ser usados pelo docente para avaliar os alunos.

Assim, pode-se evidenciar que está temática é muito importante e apresenta algumas das potencialidades e também fragilidades apresentadas pela educação física em sua aplicação dentro de sala de aula. Logo, tal produção textual tem o principal objetivo de apresentar esse campo frente a diversidade social e a  inclusão, a problemática do capacitismo e as metodologias que podem ser usadas frente a prática de Handebol.

.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. 1° PARTE - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, INCLUSÃO E ESPORTE

A educação física é uma área de grande relevância atualmente tendo em vista que seu principal objeto de estudo é justamente o corpo humano, apresentando assim temáticas que são de grande importância para o público de forma generalizada e que conversa diretamente com outras áreas do conhecimento como a Medicina, Enfermagem e Nutrição. Existe um debate a respeito de em qual categoria científica a Educação Física realmente se enquadra, tendo em vista que sua formação possibilita uma atuação dentro da docência como professor e também dentro da saúde, mas o interessante é que não se tenha uma dissociação das potencialidades que tal campo pode trazer tanto para as Ciências Humanas como para as Ciências da Saúde.

Desta forma, pode-se evidenciar que a Educação Física traz conhecimentos e temáticas muito relevantes para a academia de maneira ampliada. Afinal, seus conhecimentos são utilizados dentro da Medicina e também a Enfermagem, assim como dentro de campos como a Pedagogia através da ludicidade. Ou seja, a educação física sempre estará ligada com qualquer campo que utilize ou disserte a respeito do corpo humano e suas vertentes.

Neste sentido, tal campo também conversa diretamente com a sociologia ao promover a diversidade e a inclusão social, temáticas essas que devem ser ampliadas dentro de sala de aula. Assim, segundo o que os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental traz a respeito das diversas áreas com relação à Educação Física, tem-se que:

[...] é a área do conhecimento que introduz e integra os alunos na cultura corporal do movimento, com finalidades de lazer, de expressão de sentimentos, afetos e emoções, de manutenção e melhoria da saúde. Para tanto, deve romper com o tratamento tradicional dos conteúdos que favorece os alunos que já têm aptidões, adotando como eixo estrutural da ação pedagógica o princípio da inclusão, apontando para uma perspectiva metodológica de ensino e aprendizagem que busca o desenvolvimento da autonomia, da cooperação, da participação social e da afirmação de valores e princípios democráticos. Nesse sentido, deve buscar garantir a todos a possibilidade de usufruir de jogos, esportes, danças, lutas e ginástica em benefício do exercício crítico da cidadania. (BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto, 1998, p. 62),

Logo, pode-se ressaltar que tendo um caráter social e inclusivo, as aulas de educação física promovem o ensino a respeito da diversidade e também da inclusão social, promovendo assim uma maior imersão dos alunos dentro das diferenças corporais reforçando assim pautas transversais impostas dentro da BNCC – Base Nacional Comum Curricular, como a empatia e o respeito ao próximo. Seguindo essa linha de raciocínio, pode-se evidenciar que o docente deve receber a capacitação necessária para que seja capaz de superar todos os problemas que irão surgir em sal carreiro com relação a tais temáticas.

Neste sentido, é preciso que o docente receba o apoio pedagógico e escolar para que assim consiga promover de forma eficaz a inclusão social dentro das atividades propostas, assim como consiga enfrentar todas as problemáticas que podem surgi dentro da aplicação de suas aulas. Ademais, uma proposta bastante interessante é justamente as atividades adaptadas tendo em visa que tais:

...] experiências esportivas modificadas ou especialmente designadas para suprir as necessidades especiais de indivíduos. O âmbito do esporte adaptado inclui a integração de pessoas portadoras de  deficiência  com  pessoas  'normals',  e  lugares  nos  quais  se  incluem  apenas  pessoas  com condição de deficiência. (WINNICK, 1990 apud ARAUJO, 1998, p 18).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (142.1 Kb)   docx (31.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com