TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA NOS DIAS ATUAIS

Por:   •  5/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.471 Palavras (6 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 6

EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA NOS DIAS ATUAIS

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELLVI

Curso de Licenciatura de Educação Física

20/03/18

RESUMO

No ensino da Educação Física a aprendizagem deve ser passada aos estudantes de forma reflexiva, isto é, os professores devem oportunizar que os mesmos ultrapassem sua inteligência, adquirindo o conhecimento socialmente ao longo de sua história de vida. O objetivo desse trabalho é analisar o ensino da Educação Física no atual contexto. É evidente a amplitude da Educação Física Escolar e as várias possibilidades de desenvolvimento dos alunos através da mesma. A Educação Física Escolar deve oportunizar a todos os alunos o desenvolvimento de suas potencialidades, suas dimensões, de forma democrática e não seletiva, visando seu aprimoramento como seres humanos. A disciplina é um componente curricular fundamental para o desenvolvimento integral do estudante, sendo o mesmo visto como um sujeito ativo do processo de ensino/aprendizagem e não um simples espectador. O trabalho contribuirá ao leitor, para que o mesmo fique por dentro das realidades que se encontram nas escolas quando se trata da disciplina de Educação Física.

Palavras-chave: Educação Física Escolar. Atualidade. Aprendizagem.

1 INTRODUÇÃO

No campo da educação, ao se tratar sobre Educação Física Escolar nos dias atuais, surgem diversas questões, entre elas, a qualidade da formação profissional do professor, os interesses e motivações dos alunos nas aulas da disciplina e a visão que os estudantes têm sobre a importância da mesma.

A aula Educação Física é a mais aguardada pelos estudantes, apesar de que no ensino médio, os adolescentes já não têm mais a mesma disposição de quando eram crianças, principalmente as meninas.

É uma das disciplinas que mais apresenta ponto de vista preventivo, especialmente no que tange à saúde e bem-estar. Porém, a Educação Física, frequentemente, é erradamente empregada nas escolas brasileiras, principalmente em relação do ensino tático e teórico.

De fato as escolas e os professores estão tendo dificuldades de alcançar os objetivos propostos pelo ensino da mesma. Há um vazio que provoca o desinteresse de muitos alunos por essa disciplina.

A seguir continuaremos a falar sobre a Educação Física Escolar e os assuntos que a circundam.

2 Educação Física, escola e atualidade

A Educação Física é uma disciplina com grande significado, mas, muitas vezes, pouco valorizada no currículo escolar. Ela inclui o aluno no saber corporal do movimento, e tem a função de formar o aluno para produzi-lo, reproduzi-lo e transformá-lo, tornando-o apto para desfrutar dos jogos, dos esportes, das danças, das lutas, das ginásticas e práticas de aptidão física, buscando sempre a qualidade de vida humana.

A Educação Física veio para agregar a educação intelectual e moral dos alunos, uma das responsabilidades da mesma é instruir e instigar a opinião e posição crítica em relação às atuais linhas de cultura corporal de movimento.

Quando a Educação Física passou a ser entendida como uma disciplina:

A escola realmente abriu pouco espaço para a Educação Física, especialmente nos níveis de formação superior. Nos níveis inferiores ela se apresenta ou se apresentou mais como treinamento através de exercícios mecânicos. Assim, pode-se dizer que, quando a escola abriu as portas para a Educação Física, foram as portas do fundo, cedendo espaços sobrados e os horários rejeitados pelas outras disciplinas. Raras são as exceções (SANTIN, 1987).

Trabalhar com o tema Educação Física Escolar e tecnologia é uma tarefa difícil de lidar dentro das escolas. A tecnologia tem avançado numa velocidade muito rápida nas últimas décadas, estes avanços nos permitiram viver em extremo conforto.

Hoje em dia tanto se fala da importância da Educação Física Escolar, mas o que realmente vimos dentro das escolas são apenas os mais habilidosos fazendo as atividades dadas pelos professores, com isso faz com que os mais tímidos se recuem para a tecnologia, não exercendo uma interação com o professor e com o restante da turma.

O professor de Educação Física tem que criar meios didáticos que driblem a internet e os smartphones ou deem funções aos mesmos para que sejam utilizados pelos alunos para os mesmos ficarem por dentro das atividades aplicadas na sala de aula, propostas no plano de ensino. O professor tem de saber inovar para atrair a atenção de seus alunos, pois atividades nas escolas estimulam muito na formação de uma pessoa saudável, e isso deve ser trabalhado por meio de jogos, competição, práticas de aptidão física. Segundo Cláudio Giardini:

No colégio Pentágono muitos professores estão no caminho certo, pois permitem que seus alunos utilizem smartphones e iPads como recursos para a aprendizagem, gerando, assim, aulas mais interessantes e motivadoras. Também fazem aulas com jogos de tabuleiros nos quais os próprios alunos criam regras com temáticas relacionadas aos conteúdos escolares, desenvolvendo a habilidade de criação. Outros fazem aulas que simulam um fórum ou um debate político, com temáticas ligadas à filosofia. (Revista Estadão)

A Educação Física Escolar já foi muitas vezes e ainda é empregada de maneira errada nas escolas, em específico quando se trata do ensino tático e teórico, isso acontece pela má formação do professor e também pelo fato de o mesmo abordar os conteúdos erroneamente de modo a não despertar nos alunos o interesse e a motivação de participar das aulas de educação física, falta didática.

A disciplina de Educação Física, quando bem ministrada e aplicada corretamente, traz inúmeros benefícios para os alunos, ajudando-os a ter em um estilo de vida melhor, melhorando a autoestima e contribuindo na inclusão e interação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (51.9 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com