TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO FÍSICA - RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO

Por:   •  3/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.448 Palavras (10 Páginas)  •  1.924 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

INSTITUTO DE ESTUDOS E PESQUISA DO VALE DO ACARAÚ – IVA

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA

CURSO: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

UNIDADE CRATEÚS

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO

                                         

FRANCISCO DISLLEY VIEIRA MACIEL

CRATEÚS-CE

2012

[pic 2]

INSTITUTO DE ESTUDOS E PESQUISA DO VALE DO ACARAÚ – IVA

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA

CURSO: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

UNIDADE CRATEÚS

_______________________________________________

FRANCISCO DISLLEY VIEIRA MACIEL

(Aluno)

______________________________________________

MARIA ALVES AZEVEDO

(Professora Supervisora)

_____________________________________________

CAROLINE REICHEL DOS SANTOS

(Coordenadora do Estágio)

CRATEÚS-CE

2012

DEDICATÓRIA

A Deus, que me concederá até o presente momento, vida, saúde e sabedoria, para continuar nessa caminhada. Aos meus familiares e amigos que me proporcionam intenso prazer social e acreditam na breve conquista que estou trabalhando para realizar.

AGRADECIMENTOS

Aos professores e a coordenação pedagógica da Escola de Ensino Médio Coelho Mascarenhas por terem cedido seu tempo e o espaço para a orientação deste trabalho. Muito obrigado a todas as pessoas que, de uma forma ou de outra estiveram envolvidas na realização deste trabalho, manifesto aqui minha gratidão.

“Crescer como Profissional significa ir localizando-se no tempo e nas circunstâncias em que vivemos, para chegarmos a ser um ser verdadeiramente capaz de criar e transformar a realidade em conjunto com os nossos semelhantes para o alcance de nossos objetivos como profissionais da Educação”.

(Paulo Freire)

RESUMO

        O presente trabalho tem como principal objetivo relatar as experiências obtidas durante as observações e as praticas do estagio supervisionado no ensino médio em Educação Física. O mesmo foi realizado na Escola de Ensino Médio Coelho Mascarenhas, localizada na Rua São José, 201 – Centro, na Cidade de Novo Oriente/CE, com alunos do 1°e 2° ano. De inicio foi realizado uma leitura da realidade da escola, visando conhecer sua estrutura, as turmas as quais se desenvolveria o trabalho, o núcleo gestor da escola, e principalmente as condições oferecidas pela mesma. Com base nos resultados obtidos durante a visita elaborou-se uma proposta pedagógica que no qual visamos trabalhar tanto a parte teórica quanto a parte pratica. Na parte teórica procuramos trabalhar com os temas transversais, já na parte pratica com as modalidades coletivas como (Futsal, Vôlei, Handebol, Basquete). No decorrer do estagio percebeu-se que tantos os alunos, quanto nos acadêmicos futuros professores saímos com o algo a mais, tanto profissionalmente como de conhecimento, conclui-se então a sensação de dever comprido.

Palavras - chaves: 1- Estágio Supervisionado, 2- Leitura da realidade, 3- Conteúdo Pedagógico, 4- Objetivos, 5- Resultados.

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO..............................................................................................08

2 - REVISÃO DE LITERATURA.........................................................................09

2.1 FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS...............................................................09

2.2 FUNDAMENTAÇÃO PRÁTICA....................................................................09

3 - METODOLOGIA............................................................................................11

4 - DISCUÇÃO...................................................................................................12

5 - CONCLUSÃO...............................................................................................14

6 - BIBLIOGRAFIA.............................................................................................15

1 – INTRODUÇÃO

        O Estágio de Licenciatura é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96). O estágio é necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. Assim o estágio dá oportunidade de aliar a teoria à prática.

O presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado no Ensino Médio do curso de Licenciatura em Educação Física – UVA, ministrada pela professora Maria Alves Azevedo, como cumprimento da exigência acima. O estágio foi realizado na Escola de Ensino Médio Coelho Mascarenhas, no período de 20 de setembro a 23 de Novembro de 2012.

O Estágio Supervisionado visa fortalecer a relação teoria e prática baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica quer na vida profissional e pessoal. Sendo assim, o estágio constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional.

A prática é de grande importância para que possamos ter consciência da realidade dos alunos e professores das escolas, quando observamos adquirimos experiência, quando questionamos, sanamos dúvidas antes mesmo de nossa própria prática.

As monitorias em realidades diversas como têm efetivado, é de grande riqueza cultural para um futuro profissional. O presente trabalho visa fortalecer a relação teoria e prática baseado no principio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conceitos adquiridos, na vida acadêmica, profissional e pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (354.4 Kb)   docx (457.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com