TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO FÍSICA UM COMPONENTE CURRICULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Por:   •  16/1/2016  •  Monografia  •  2.072 Palavras (9 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 9

EDUCAÇÃO FÍSICA UM COMPONENTE CURRICULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

São José dos Campos

2015

EDUCAÇÃO FÍSICA UM COMPONENTE CURRICULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Trabalho acadêmico apresentado ao Curso de Educação Física da Universidade Paulista - Campus São José dos Campos - como parte dos requisitos da matéria Atividades Práticas Superviosionadas.

São José dos Campos

2015

SUMÁRIO        

1 – Introdução

3

2 - Desenvolvimento

5

   2.2 Direito à educação

5

   2.3 Educação física escolar

6

   2.4 A Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Quais conteúdos devem ser trabalhados? E como?

7

3 – Considerações Finais

9

4 – Referências

10


1 - INTRODUÇÃO

    A Educação Física é uma disciplina obrigatória nas escolas, e cada ciclo tem o seu desenvolvimento é especifico da educação. A disciplina conta com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que ajudam e direcionam os professores com relação a conteúdos, sendo que cada conteúdo é destinado a um determinado ciclo. Neste presente estudos iremos abordar as “Séries Iniciais do Ensino Fundamental”.

         No Ensino Fundamental é exigido um acompanhamento detalhado e cuidadoso de cada criança, pois é na infância a fase mais importante para se iniciar a atividade física e desenvolvimento motor, porque é neste momento em que se começa a aperfeiçoar os movimentos; essa fase dos 6 aos 12 anos é a fase mais rica e longa  para a formação do desenvolvimento motor da criança.

 Segundo Gallahue (1979), citado por Bucczek (2009), nessa fase a criança se encontra com as habilidades básicas de locomoção, manipulação em refinamento progressivo, então é nesse período que se devem desenvolver todas as capacidades coordenativas da criança de maneira ampla e variada, entra então o papel da Educação Física escolar nos anos iniciais, ele deve ajudar nesse aperfeiçoamento, corrigir, achar possíveis deficiências (cognitivas e motoras) e tentar superá-las. Sendo assim é importante que o professor propicie aos alunos oportunidades que possibilitem o desenvolvimento de suas competências e habilidades, imprescindíveis a seu crescimento e desenvolvimento, tendo que todos os alunos são capazes de aprimorar seus movimentos por meio da Educação Física.

Esse trabalho trata da Educação Física um componente curricular na educação básica e tem como base artigos acadêmicos relacionados a principais componentes curriculares.

O trabalho possui como finalidade, conhecer como são trabalhada os componentes curriculares, entender que a educação básica ajuda a desenvolver, conhecer, perceber suas limitações e supera-las. 

O objetivo é realizar um estudo de caso importante para a percepção da educação física escolar e compreender o papel primordial, como é aplicada e desenvolvida.

A importância desta pesquisa se dá pelo conhecimento adquirido, diretamente ligado a desenvolver praticas corporais além dos esportes, como os jogos, lutas e dança que contribuem na formação da criança. 

O documento foi elaborado e estruturado visando o papel da educação física no ensino fundamental.

   

 

2 - DESENVOLVIMENTO

2.1. Direito à Educação

O Direito à educação é de todos, no Brasil este direito foi reconhecido na Constituição Federal de 1988, antes disso o Estado não tinha a obrigação de garantir a educação de qualidade a todos os brasileiros, o ensino público era tratado como uma assistência, um amparo dado àqueles que não podiam pagar. Durante a Constituinte de 1988 as responsabilidades do Estado foram repensadas e promover a educação fundamental passou a ser seu dever:

“A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.” Constituição Federal de 1988, artigo 205.

Além da Constituição Federal, de 1988, existem também duas leis que regulamentam e complementam a do direito à Educação: o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de 1990; e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996.

O artigo 1º da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB) cita que a educação engloba os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. A abordagem da presente exposição pretende limitar-se ao tema da educação escolar, para responder ao significado material de alguém ser sujeito do direito à educação escolar, de quais são os instrumentos de exigibilidade desse direito, de quais são os pontos suscetíveis de se permitir o acesso ao Poder Judiciário para a asseguração e de quem está legitimado para o exercício. A regulamentação da matéria permite responder aos questionamentos sem maiores dúvidas quanto à sua liquidez e certeza. É o que se pretende demonstrar, ainda que sem esgotar a análise ou tampouco ingressar em eventuais controvérsias.

É direito da criança e do adolescente:

  • Ter acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência;
  • Ser respeitado por seus educadores;
  • Ter igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
  • Direito de contestar os critérios de avaliação, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.

São deveres dos pais:

  • Matricular seus filhos na escola;
  • Acompanhar a frequência e aproveitamento de suas crianças e adolescentes na escola.

O descumprimento destes deveres pode ser identificado como crime de abandono intelectual (quando a criança não é matriculada na escola), ou infração administrativa (quando os pais não acompanham o desenvolvimento no aluno na escola).

2.2. Educação Física Escolar

De acordo com Buczek (2009) durante algum tempo, as aulas de Educação Física foram vistas como o momento apenas para o lazer ou de trabalhar o corpo, desenvolvendo suas funções físicas, reforçando assim uma visão dicotômica de corpo e mente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (176.2 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com