TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENFRENTAMENTO NA LUTA DOS DIREITOS DA MULHER

Por:   •  3/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  14.363 Palavras (58 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 58

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


agradecimentos

A meu Deus

Á Deus pelo dom da vida, e por me permitir chegar até aqui...

Aos meus pais, pois sem eles seria impossível realizar esse sonho.

Aos amigos companheiros de jornada.

[pic 14]

sousa,  da autora. serviço SOCIAL: NO ENFRENTAMENTO a violencia contra a MULHER. 2016. 50 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Boa Vista, 2016.

,mhgJJJ

RESUMO

O trabalho construído é produto de perceber enquanto gênero mulher socialmente constituído a violência sofrida pela mulher e a postura profissional do Assistente Social nesta expressão social, objetivando Caracterizar o processo Histórico da mulher nas relações sociais, com ênfase na violência sofrida pela mulher na lógica do direito neste enfrentamento, relatos de suas Histórias de Vida, assim como a prática interventiva do Serviço Social. Optou-se pela pesquisa bibliográfica, utilizando-se como bibliografia básica Friedrich Engels (A origem da família, da propriedade privada e do Estado, Política Nacional de Enfrentamento e outras fontes complementares de trabalhos científicos, internet e autores renomados do Serviço Social). Obteve como resultados a compreensão Histórica do processo de função social diferenciada por gênero, a própria submissão sofrida pela mulher e movimento emancipatório vivido pela mulher que ofereceu aparatos legais para sua emancipação, desvendando os diferentes tipos de violência que esta mulher já vinha sofrendo, seus sonhos e desafetos e a discussão do papel do Assistente Social neste panorama. Compreendendo sua subjetividade, competência, responsabilidade e função social.

Palavras - Chave: Serviço Social. Mulher. Violência.



SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        8

2. POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO  SERVIÇO SOCIAL DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER.        10

2.1 POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS        10

2.1.1 Conhecendo os tipos de violência contra a mulher.        15

2.1.1.1 A Política Estadual de enfrentamento à violência contra as mulheres.

3. A VIOLÊNCIA E O SERVIÇO SOCIAL        24

4 POLÍTICAS PÚBLICAS E O SERVIÇO SOCIAL        30

3.1 O BRASIL NO ENFRENTAMENTO E CONQUISTAS DOS DIREITOS DAS MULHERES        42

3.2 ESPLENDOR LEGAL ÀS MULHERES VITIMA DE VIOLÊNCIA.        44

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        46

REFERÊNCIAS        50

 INTRODUÇÃO

O tema escolhido surgiu primariamente pela precisão de compreensão deste gênero (mulher), ao qual faço parte; assim como relatos no cotidiano vivenciado de acontecimentos e ocasiões relativos à violência sofrida por mulheres, sucedidas de diferentes pessoas e grupos sociais de convivência. Definindo assim como problema central: Caracterizar o processo Histórico da mulher nas relações sociais, com ênfase na violência sofrida pela mulher na lógica do direito neste enfrentamento, relatos de suas Histórias de Vida, assim como a prática interventiva do Serviço Social.

Assim a pesquisa determinada foi à bibliográfica discorrendo sobre o Contexto Histórico social da mulher, as violências sofridas, seus direitos ao longo do tempo e suas Histórias de Vida; assim como sua correlação com a prática do Assistente Social.  O passo seguinte foi de seleção no estudo do material básico: Friedrich Engels (A origem da família, da propriedade privada e do Estado, Política Nacional de Enfrentamento e da “Revista Serviço Social & Sociedade e outras fontes complementares de trabalhos científicos, internet e autores renomados do Serviço Social.  

O objetivo geral desta pesquisa é discorrer acerca da violência sofrida pela mulher de acordo com a Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, correlacionando com a prática de intervenção do Serviço Social. Compreendendo os objetivos específicos: Conhecer as Políticas Públicas de enfrentamento à violência sofrida pela mulher brasileira; Relacionar as Políticas Públicas brasileiras que compõe a rede de proteção social da mulher vítima de violência e sua interface direta com a prática do Serviço Social. Correlacionar à prática do Assistente Social na política Nacional de enfrentamento a Violência contra a Mulher.

A metodologia do trabalho foi desenvolvida a partir de levantamento de estudos, referenciais bibliográficas na tentativa de responder a indagação inicial: Qual a contribuição conceitual e teórica do Serviço Social para classificação dos diferentes tipos de violência doméstica e familiar contra mulher estabelecida em Políticas Públicas?

Os resultados serão apresentados de acordo com a ordem conceitual de padrões pré-estabelecidos em Pactos e Políticas Públicas.

Portanto o trabalho demandou um resgate às origens da profissão, pois o processo evolutivo do trabalho profissional demonstra os objetivos iniciais da profissão. Todavia, os caminhos percorridos pelo Serviço Social em seu processo de construção, assim como seus espaços geográficos de atuação, foram se diferenciando, remetendo-se a operacionalização prática, que no decorrer do tempo foram sendo requisitadas novas práticas, sustentado em argumentações teórico-metodológicos, ético-político e técnico-operativo que invertesse o real beneficiário nas relações sociais estabelecidas pela produção social do trabalho no Modo de Produção Capitalista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (101.1 Kb)   pdf (453.4 Kb)   docx (77.7 Kb)  
Continuar por mais 57 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com