TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDOS EM CRESCIMENTO, DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA

Por:   •  27/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 2

Paulo Souza Silva

RA 8102563

1ª Atividade Portfólio

ESTUDOS EM CRESCIMENTO,

DESENVOLVIMENTO E

APRENDIZAGEM MOTORA

Trabalho apresentado ao Professor Júlio César Amorim Santos como parte das exigências da disciplina Estudos em Crescimento, Desenvolvimento e Aprendizagem Motora do curso de Bacharelado em Educação Física à distância.

Uberlândia

2018

Descrição da Atividade

Responda às seguintes questões:

1) Como você define desenvolvimento?

2) Quais as relações por você percebidas entre desenvolvimento, aprendizagem e crescimento?

3) Como você relaciona as diferentes teorias da aprendizagem com a sua futura prática docente?

4) Como o processo educativo formal (aquele efetuado na escola) pode interferir no processo de desenvolvimento?

5) “Dividir” o processo de desenvolvimento em fases ou períodos dificulta ou facilita seu entendimento? Por quê?

6) Por que é importante para um profissional de Educação Física reconhecer e considerar o nível desenvolvimental de seus alunos? Justifique sua resposta.

7) Qual ou quais conteúdos da Unidade 1 (Desenvolvimento Humano) mais lhe chamou a atenção? Qual relação desse(s) conteúdo(s) com sua prática profissional?

Respostas:

1) Defino desenvolvimento como processo de mudança de diferentes comportamentos, formas estruturais, respostas motoras, emocionais e sociais ao longo de toda a nossa vida.

2) As relações entre os três processos (desenvolvimento, aprendizagem e crescimento) são as mudanças de condutas e/ou comportamentos biológicos, sociais e emocionais. O crescimento se expõe através de forma biológica, onde se determina através da maturidade de acordo com a idade do ser humano, enquanto o desenvolvimento é um processo que o acompanha por toda existência, ambos com mudanças físicas, mentais, emocionais e sociais do indivíduo. Já o processo de aprendizagem depende de condições ambientais (cultura, classe social, etc), onde os fatores são dependentes de experiências e/ou repetição.

3) A relação entre as diferentes teorias da aprendizagem com a futura prática docente está interligada com as formas de adaptação, ou seja, avaliação dos diversos tipos de comportamentos sejam eles biológicos, sociais e emocionais, onde a atividade física apresentada deve estar em acordo com as variáveis mencionadas para auxílio em dificuldades e desenvolvimento dos potenciais de cada aluno.

4) O processo educativo formal em escolas é importante, pois é a forma de adquirir conhecimento, é quando se organiza o aprendizado e é possível troca de experiências, desse modo construindo e desconstruindo significados diariamente ao aluno.

5) O processo de desenvolvimento “dividido”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com