TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Fisica Escolar Uma Abordagem Desenvolvimentista

Por:   •  16/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 3

Educação Física Escolar Uma Abordagem Desenvolvimentista

Esta teoria baseia-se no desenvolvimento motor como principal meio para a aprendizagem. Nela é defendida a ideia de que o movimento é o principal meio e fim da educação física, não sendo sua função o desenvolvimento das capacidades que auxiliem na alfabetização e o pensamento lógico-matemático, embora isto possa ocorrer como uma consequência da prática motora.

    O desenvolvimento motor é um processo contínuo e gradual, na qual, desde os primeiros anos de vida ele está em constante processo de aprendizagem e novos movimentos. O desenvolvimento caracteriza-se por mudanças que vão da concepção até a morte, seguindo uma ordem e coerência no conjunto de mudanças, apresentando uma sequencia. A Educação Física tem um papel importante no processo de aperfeiçoamento do movimento motor, oferecendo experiências de novos movimentos.

    De acordo com os autores, existem três aspectos relacionados ao desenvolvimento e aprendizado da criança na educação física escolar:

    “Em primeiro lugar, o estabelecimento de objetivos, conteúdos e métodos de ensino coerentes com as características de cada criança; em segundo lugar, a observação e a avaliação mais apropriada dos comportamentos de cada indivíduo, permitindo um melhor acompanhamento das mudanças que ocorrem e, finalmente, a interpretação do real significado do movimento dentro do ciclo de vida do ser humano”.

    Dessa forma, esta abordagem considera que a aprendizagem motoro seja o objetivo básico nas aulas de Educação Física, já que o movimento motor é a expressão entre o aprendizado e o desenvolvimento. Manoel atesta com essa afirmação, já que pra ele os movimentos têm um papel primordial na operação básica de adaptação (finalidade) de organismos vivos, envolvendo o planejamento e a verificação experimental. Todavia, por mais que a aula de Educação Física deva privilegiar a aprendizagem do movimento, é possível estar ocorrendo outras aprendizagens em decorrência da prática das habilidades motoras.

    Segundo Silva, quanto mais um indivíduo é submetido à prática, maiores serão as possibilidades de obtenção de níveis elevados de qualidade em relação aos padrões motores. Por meio dos movimentos corporais, a criança interage e atua de forma satisfatória no ambiente escolar e também no ambiente social, porém para que ocorra essa interação, é necessário que o professor crie métodos para o desenvolvimento e aprimoramento do repertório motor da criança.

Conclusão

    Com base em tudo que contém na leitura podemos dizer que a abordagem desenvolvimentista deve proporcionar ao aluno condições para que seu comportamento motor seja desenvolvido através da interação entre o aumento da diversificação e a complexidade dos movimentos, já que a melhor capacidade de controlar o movimento facilita a exploração de si mesmo e, ao mesmo tempo, contribui para um melhor controle e aplicação do movimento.

    Deste modo, podemos dizer que o principal objetivo da Educação Física nessa abordagem pedagógica é oferecer experiências de movimentos adequados ao nível de crescimento e desenvolvimento do aluno, desenvolvendo primeiras as habilidades mais simples até as mais complexas, a fim de que a aprendizagem das habilidades motoras seja alcançada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (75.5 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com