TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Fisica - Futsal

Por:   •  9/5/2015  •  Dissertação  •  1.303 Palavras (6 Páginas)  •  6.216 Visualizações

Página 1 de 6

Através de pesquisas médicas realizadas recentemente, chegou-se à conclusão de que parte considerável da falta de saúde são decorrentes da inatividade física. Com o auxílio de tais pesquisas, a prática de esportes deixou de ser vista como uma mera opção de lazer e ganhou novas funções para o ser que a pratica, tornando indispensável para uma vida saudável. A pratica esportiva vem acarretar em incontáveis benefícios, não só para o corpo, mas também para a mente e ainda contribui para uma boa socialização com o meio. Sabendo disso, é obvio que a educação física tem de estar presente no cotidiano escolar, com um professor que os motive seus alunos à prática esportiva.

Dentre as tantas opções de jogos ou brincadeiras, é aconselhável que se escolha uma atividade que desperte o interesse do aluno. Para tanto, nada melhor do que escolher a maior Paixão do brasileiro: O Futebol. Como esse esporte requer uma quantidade considerável de participantes, é cabível que se opte por uma prática mais compacta dessa modalidade e que exige até mais do desempenho físico do praticante: O popular Futebol de salão, ou Futsal. Esta é uma modalidade esportiva derivada do futebol de campo e foi criado pelo professor de educação física Juan Carlos Ceriani Gravier em Montevidéu-URU, no ano de 1934.

O Futsal é praticado por 5 jogadores de linha por equipe, sendo destes um goleiro. O banco pode ser composto pelo número máximo de 7 suplentes, que podem entram em quadra a qualquer momento, pois a substituições são de cunho livre. Deve ser praticado em quadra retangular de piso rígido, com medidas variáveis de acordo com a categoria. Tendo como exemplo a Liga Masculina de Futsal, a quadra deve ter entre 38 e 42 metros de comprimento por 18 a 25 de largura. Ainda tendo a Liga como exemplo, sabe-se que a bola deve ter uma circunferência que varia de 62 a 64 cm e a bola deve possuir um peso também variável entre 400 e 440 gramas. Como em toda categoria esportiva, no Futsal existe infrações que geram faltas acumulativas, que podem acarretar na distribuição de dois tipos de cartões, amarelo e vermelho (O Amarelo é usado para advertência, enquanto o vermelho é usado para expulsão). Cada partida de futebol é composta por dois tempos de 20 minutos cada, porém é aconselhável um tempo menor a depender da faixa etária do praticante devido sua disciplina física.

O posicionamento de uma equipe de futsal segue o seguinte esquema: goleiro (defende o gol com mãos e pés e também pode atacar), fixo (jogador de defesa), ala (joga mais pelas laterais), pivô (movimenta-se no ataque e arma jogadas). Vale ressaltar que este esquema pode variar de acordo com as opções do treinador.

A prática do Futsal vem contribuir para a melhora do raciocínio, da velocidade, da respiração, e é uma grande arma para o sedentarismo por ser uma prática que exige bastante movimentação e consequentemente se torna um meio bastante eficiente na queima de calorias.

Quando se pratica o Futebol de Salão, um dos principais movimentos observados no momento de sua realização é o chute, pois é através desse movimento que se atinge o objetivo principal do Futsal, o Gol. chute ou pontapé consiste num golpe dado com o pé ou a perna, usualmente utilizado no contexto da prática de esportes e artes marciais. É usado em combate como um ataque. Ao executar um simples chute em uma bola, é exigido praticamente o uso de todos os músculos dos membros inferiores, destaca-se o movimento da coxa, do quadril e o abdômen.

Região Muscular da Coxa

Neste grupo muscular é de grande importante para a realização do movimento do chute. Neste grupo existem vários músculos, sendo os mais essenciais os Quadríceps, que está localizado na parte anterior da coxa, e o Bíceps Femural, que está localizado na parte posterior.

  1. Quadríceps: Este é o músculo responsável pela flexão do quadril, sendo composto por Reto Femural, Vasto Lateral, Vasto Medial e Vasto Intermédio.

  • Reto Femural: É o músculo responsável pela flexão da coxa e pela extensão da perna. Está inserido por tendão único na patela, e esta na tuberosidade da tíbia através do tendão patelar.
  • Vasto Lateral: Este músculo tem como função a flexão do quadril e extensão do joelho. Está inserido ao Trocânter maior e face lateral da linha áspera do fêmur.
  • Vasto Medial: É um musculo que é dividido em duas porções, uma proximal e outra distal. Na porção proximal tem o Vasto Medial Longo, enquanto na distal tem o Vasto Medial Obliquo. Caracteriza-se por desempenhar a estabilização medial da paleta, extensão e flexão da coxa.
  • Vasto Intermédio: É um músculo da coxa que se origina na face anterior da diáfise do fêmur. Auxilia na extensão da perna, reto da coxa e também a flexiona.
  1. Bíceps Femural: É o musculo da coxa responsável pela flexão da perna e extensão da coxa. Está inserido na cabeça da fíbula e se origina em porção curta e porção longa. Na porção longa origina-se na linha áspera do fêmur, enquanto na linha longa tem origem na tuberosidade isquiática.

Região Muscular do Quadril

Os quadris são divididos em:

  • Glúteo Máximo
  • Glúteo Médio
  • Glúteo Mínimo
  • Gêmeo Superior
  • Obturatório Interno
  • Piriforme
  • Obturatório Externo
  • Gêmeo Inferior
  • Quadrado Femural

Muito dessas divisões são músculos de tamanho pequeno e são localizados em lugares profundos, por isso os músculos do quadril mais utilizado são glúteo máximo e o glúteo médio. No Futsal, ativa-se esses músculos quando leva-se a coxa para o estômago na hora de chutar a bola, ativando as articulações da área. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (112.6 Kb)   docx (302 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com