TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação fisica escolar

Por:   •  2/5/2016  •  Dissertação  •  2.629 Palavras (11 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 11

RESUMO: Nesta unidade, abordaremos as características da criança e as fases do desenvolvimento infantil, bem como as características da Educação Infantil e a inserção e o trabalho pedagógico do componente curricular da Educação Física nesta fase do processo de escolarização da criança.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Infantil. Fases do Desenvolvimento Infantil. Educação Física.

Para que melhor possamos estruturar a apresentação deste trabalho, que tem o objetivo de oferecer conhecimentos necessários ao professor que se dedica à docência da Educação Física na Educação Infantil, optamos por expor esta primeira unidade subdividida em três subunidades.

A primeira se intitula “A criança da Educação Infantil: características e possibilidades”, que diz respeito a elucidar quem é essa criança da Educação Infantil, quais suas características, possibilidades, dificuldades, sentimentos, apreensões. Descrevendo também as fases do desenvolvimento infantil segundo Jean Piaget, visto que a tarefa docente não é algo simples, necessita de conhecimento amplo por parte daquele que conduzirá o processo de ensino e aprendizagem, conhecimento este que não se resume em conteúdos pré-estabelecidos, mas em conhecer o ser humano, a didática, a psicologia, os processos políticos em que está inserida a educação atual, entre muitos outros aspectos.

A segunda subunidade, “Educação Física na Educação Infantil: compreendendo a sua importância”, apresenta algumas características da Educação Física na Educação Infantil, enfatizando o significativo papel do corpo na construção da expressão e do conhecimento da criança.

A terceira e última subunidade, “Educação Física na Educação Infantil: ainda uma incoerente realidade”, se dedica a nos levar a refletir sobre como a Educação Física na Educação Infantil é concebida em nosso país no que diz respeito às leis que norteiam o seu trato e que direta e indiretamente refletem o trabalho pedagógico que é realizado nas instituições educacionais.

A CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: CARACTERÍSTICAS E POSSIBILIDADES

Para falar das Fases do Desenvolvimento Infantil, recorreremos a um dos autores mais conhecidos sobre esse tema, Jean Piaget, que estudou detalhadamente todas as fases do desenvolvimento da criança e a psicogênese do conhecimento. Além de suas obras, muitos autores fazem referência aos seus estudos.

Fonte: Disponível em: Acesso em: 09 nov. 2014.

Jean Piaget foi um dos mais importantes pesquisadores na área da educação e da pedagogia, nasceu na cidade de Neuchâtel (Suíça) em 09/08/1896 e morreu em 17/09/1980. Durante sua trajetória acadêmica estudou Filosofia, Biologia e Psicologia, teve como foco de estudo a psicologia evolutiva e o estudo da epistemologia genética. Piaget conseguiu com seus estudos romper com inúmeras concepções tradicionais a respeito do processo ensino e aprendizagem. Piaget fez pesquisas sobre as características do pensamento infantil com crianças francesas e concluiu que o conhecimento não está no sujeito, nem no objeto exclusivamente, mas na interação indissociável entre ambos. A criança entra em contato com o objeto, experimenta-o por meio de seus sentidos, usa-o de todas as formas e define-o pelo uso que faz dele. A inteligência estrutura-se elaborando formas de adaptações progressivamente mais complexas. O ato de conhecer precisa de conteúdos externos para que se efetive, sendo assim, implica a necessidade e a possibilidade de trocas entre o sujeito e o meio físico, social, natural e cultural. Nesse sentido, a criança que possui ambiente limitado, que não favoreça a interação entre o sujeito e o objeto, e adultos que não estimulem adequadamente, podem sofrer déficit na aprendizagem, mesmo que não apresentem deficiência biológica.

Foi por meio da psicologia genética que Piaget conseguiu explicar que a criança se desenvolve a partir do momento que começa a interagir por meio de ações cognitivas concretas, ou seja, um processo de construção de estruturas lógicas sobre os objetos ao seu redor. As etapas e estágios foram o meio que Piaget utilizou para classificar o desenvolvimento das crianças, sendo que em cada fase segue uma sequência e tempo de permanência determinados pelo qual a criança vai dos conceitos básicos para o complexo, sendo cada fase pré-requisito para a próxima:

Figura 1 – Fases do desenvolvimento infantil segundo Piaget

Fonte: Disponível em: . Acesso em: 09 nov. 2014.

Quadro 1 – Fases do desenvolvimento infantil segundo Piaget

Fonte: Piaget (1971)

Para que possamos especificar nosso trabalho pedagógico em Educação Física na Educação Infantil, é necessário que saibamos que o desenvolvimento de uma criança não acontece de forma linear, as mudanças que vão se produzindo ocorrem de forma gradual, são períodos contínuos que vão se sucedendo e se superpondo.

Durante a evolução, a criança experimenta avanços e retrocessos, vivendo seu desenvolvimento de modo particular. Devemos acompanhar a construção de sua personalidade, respeitando que, em cada idade, há um jeito próprio de se manifestar, portanto antecipar etapas ou não estimular a criança podem ser geradores de futuros conflitos, cabendo à família e à escola conhecer e respeitar os passos do desenvolvimento infantil. Tendo claro que o próprio Jean Piaget afirmava que não há mal nenhum em a criança estar um pouco além ou aquém com relação às características que sua idade deve apresentar segundo sua classificação. Claro que, se for algo muito discrepante do natural, maiores providências serão tomadas com o intuito de diagnosticar o que está impedindo esta criança de se desenvolver de acordo com o esperado.

Apresentaremos a seguir as características específicas das crianças de zero a seis anos de idade, levando em consideração o desenvolvimento físico, intelectual, social e emocional; e a partir dos 3 anos inicia o desenvolvimento moral:

FASES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL SEGUNDO JEAN PIAGET

FASE/ESTÁGIO IDADE CARACTERÍSTICAS

PeríodoSensório-motor Zero a dois anos Nesta fase a criança explora o mundo através dos sentidos, isto é, ela precisa tocar, provar os objetos. Nesse estágio as ações geralmente não são intencionais, a aprendizagem ocorre “acidentalmente”, por reflexos.

Período Pré-operatório Dois a sete anos Corresponde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (110.4 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com