TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia no Trabalho

Por:   •  4/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.655 Palavras (7 Páginas)  •  3.108 Visualizações

Página 1 de 7

Atividade Portfólio

Eder Rufo dos Santos

Maringá

2017

Ergonomia e Ginástica Laboral

Trabalho apresentado a Disciplina Ergonomia e Ginástica Laboral, Profª Marilia de Carvalho Almeida, no curso de Graduação em Educação Física, para obtenção da nota em participação de atividades.

Maringá

2017

Descrição da atividade Com base nas leituras propostas, responda as seguintes questões:

1) De acordo com a International Ergonomics Association (IEA), existem três domínios da Ergonomia. Descreva-os e exemplifique com alguma atividade (ou a sua própria atividade) em que momentos, ações na prática você utiliza os domínios estudados.

- Ergonomia Física: domínio que contempla as características da anatomia humana, Antropometria, Fisiologia e Biomecânica e sua relação com os aspectos físicos da atividade. Enquadram-se nessa categoria o estudo das posturas no trabalho, o manuseio de materiais, os movimentos repetitivos, os distúrbios musculoesqueléticos relacionados ao trabalho, o projeto de postos de trabalho e os aspectos relacionados à segurança e à saúde do trabalhador.

- Ergonomia Cognitiva: domínio que inclui a abordagem dos processos mentais, como a percepção, memória, raciocínio, resposta motora e seus efeitos nas interações entre as pessoas e outros elementos de um sistema. O foco dessa abordagem está no estudo da carga mental de trabalho, na tomada de decisões, na interação homem-computador, no estresse ocupacional e nos efeitos do treinamento.

- Ergonomia Organizacional: domínio que aborda a otimização dos sistemas sócio-técnicos, abrangendo as estruturas organizacionais, regras e processos. Entre os focos de atenção dessa abordagem estão incluídos o projeto de trabalho, a programação do trabalho em grupo, a organização temporal do trabalho, o projeto participativo, o trabalho cooperativo, a cultura organizacional, as organizações em rede e a gestão da qualidade.

2) O que você entende sobre o Taylorismo, e quais são os seus princípios? Discorra sobre  cada um deles.

- Encontrar uma melhor maneira: para Taylor, o trabalho é governado por leis científicas. Descobrir essas leis, para realizar o trabalho da melhor maneira, é o primeiro passo para a obtenção de uma produção eficiente.

- Pessoas certas para as tarefas: para Taylor, as pessoas são diferentes. Assim, elas devem ser selecionadas "cientificamente" para executar determinadas tarefas.

- Supervisão, recompensa e punição: para Taylor, a supervisão era essencial para assegurar que a melhor maneira de executar a tarefa fosse de fato empregada.

- Sistema de incentivos salariais: Taylor acreditava que, se os trabalhadores entendessem a lógica que fundamentava o método de trabalho por ele proposto, com um sistema de incentivos salariais por peça, eles o utilizariam em benefício próprio. Esse incentivo recompensaria os operários que produzissem acima do nível esperado de produção, determinado "cientificamente" pela gerência, e penalizaria os operários que não conseguissem atingir esse nível.

3) Descreva sobre os principais pressupostos da Ergonomia utilizados na sua prática como princípios básicos e a importância destes princípios para a análise ergonômica.

- Com o passar do anos a Ergonomia desenvolveu-se como ciência, sendo guiada por três princípios básicos, sendo eles: a interdisciplinaridade, a análise da situação real de trabalho e a participação dos sujeitos.

- Interdisciplinaridade, é o princípio que destaca a importância da análise das condições de trabalho sob diferentes perspectivas. Pelo estudo das capacidades, limitações e demais características do ser humano, é possível projetar boas interfaces homem-posto de trabalho, adequando a atividade de trabalho de modo a garantir a qualidade operacional deste projeto. Para que o objetivo final seja alcançado, é necessário que várias disciplinas como Fisiologia, Psicologia, Sociologia, Anatomia e práticas profissionais como a Medicina do Trabalho, o Design, a Sociotécnica e as Tecnologias de Estratégia e Organização interajam. Seus conteúdos se orientam para o design, Arquitetura e Engenharia, cuja inserção nesses quadrantes é basicamente a mesma.

Em termos mais práticos, a Ergonomia reveste-se de um caráter eminentemente interdisciplinar à medida que sua prática se constitui em parte da arte do engenheiro, expressa por meio de dispositivos técnicos (concepção de ferramentas, máquinas, espaços e dispositivos) que possam ser utilizados com o máximo conforto, segurança e eficácia. Além disso, ela se baseia, essencialmente, em conhecimentos científicos relativos ao campo das ciências do homem (Antropometria, Fisiologia, Psicologia, Medicina, Linguística, Sociologia),sendo avaliada, principalmente, por critérios pertencentes às Ciências Biológicas e Sociais(Saúde, Sociologia, Economia, entre outras). Verifica-se, assim, a dificuldade de uma única área do conhecimento ser capaz de contemplar todos os âmbitos vinculados à demanda do ambiente ocupacional. Assim, é bastante difícil encontrar um profissional com todas as competências necessárias à ação ergonômica. Dessa forma, a atuação na prática é realizada em equipe e esta é composta por diferentes profissionais, tendo sempre como foco o tipo de atividade em questão.  

- Análise de situações reais, Entender o trabalho real, considerando o que acontece na intimidade da produção, e identificar os fatores que mereçam tratamento particular é fundamental para otimizar o processo de produção como um todo, ou seja, tanto do ponto de vista técnico como do ponto de vista humano. A situação real de trabalho significa o que é feito e como é feito pelo trabalhador, ou seja, é a combinação entre os objetivos e metas determinados pela tarefa e as características pessoais do trabalhador, a experiência e o treinamento de que dispõe o indivíduo.

Através da análise da atividade, podemos identificar e valorizar a variabilidade das situações de trabalho e a variabilidade biológica e psicológica dos trabalhadores. Para se compreender da melhor maneira possível a atividade realizada pelo trabalhador, é de fundamental importância analisar a situação de referência, a qual pode mostrar ao ergonomista os principais problemas enfrentados pelo trabalhador no seu dia a dia e quais são as estratégias adotadas por ele para solucionar tais problemas e atingir os objetivos finais. A análise da atividade real e dos riscos ergonômicos associados a ela consiste em coletar dados e informações que permitam ao ergonomista planejar e propor as mudanças necessárias no ambiente de trabalho. A etapa de concepção de soluções ergonômicas varia de acordo com a natureza do problema e da forma como a demanda foi instruída. É importante lembrarmos que a implementação das mudanças ergonômicas representa a fase final de uma intervenção e requer uma análise anterior muito cuidadosa e bem embasada em termos de conhecimentos teóricos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (107.1 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com