TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esporte e Aventura Trekking

Por:   •  30/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  909 Palavras (4 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]


APS 1

Danilo Motta Trindade - 19201721


TREKKING

Caracteristicas: 

      O Trekking como palavra vem da origem Sul-Africana e tem como significado seguir um trilho. é uma modalidade de caminhada feita em meio a natureza, tratando-se de uma atividade física explorando trilhas naturais, montanhas e cachoeiras. pode ser realizada apenas para lazer ou competições por pessoas que possua o mínimo de preparo físico.

Trekking e Hiking 

      São Modalidades com bastantes semelhanças, as duas são praticadas do mesmo jeito, com caminhadas em ambientes naturais, de contato direto com a natureza. as suas diferenças são meros detalhes onde o trekking exige maior esforço físico por ter maiores trajetos e muitas vezes conduzido por um guia, e muitas vezes duram mais de um dia, exigindo mais equipamentos também. o Hiking não exige muito esforço físico dos praticantes, sendo uma caminhada leve ao ar livre em trajetos fáceis e nem sempre necessita de guia e nos locais existem pontos de parada. 

Divisões no trekking: 

-Trekking de um dia - é a modalidade onde a pessoa pratica uma caminhada mais curta, aproximadamente 10 km e é considerado lazer, tendo marcas de início e fim delimitadas e podendo ser praticada em grupo ou individualmente.

-Travessias ou Trekking de longa distância - podendo ser considerado como uma atividade de lazer, e praticado em grupos. nesta modalidade o praticante precisará de equipamentos para pernoites, como barracas, saco de dormir ou rede, levando também a sua alimentação pois pode ter duração de mais de um dia. Quando se conta com carregadores, cozinheiros e guias é considerado expedição.

-Trekking de regularidade - É considerado uma competição e possui regras bem delimitadas. nesta modalidade o percurso e a duração é determinado pela organização da prova, sendo usualmente praticado por grupos de 3 a 6 pessoas que como regra não podem conhecer o percurso onde será realizado a prova, no grupo cada integrante possui uma função como navegador, calculista ou contador de passos. na competição o principal objetivo é se manter no percurso certo sem a necessidade de ser o primeiro a concluir o percurso. também é importante percorrer todo o caminho dentro do tempo determinado, por esse motivo é importante a utilização de equipamentos como mapas de navegação e planilhas de velocidade média, distância e referências.

Trekking de velocidade - Conhecido popularmente de corrida de competição nesta modalidade o objetivo do atleta é chegar aos postos de controle no menor tempo possível, onde o percurso a ser feito é escolhido pelo atleta, desta forma os atletas optam pelo melhor caminho definido por eles e contando com a ajuda de cartas de navegação e bússola. no trekking de velocidade os postos de controle é sempre definido pela organização da prova. 

Material Utilizado 

Os Trekking em suas diferentes modalidades pode ser realizado de dia ou tebdo pernoite, e existe alguns equipa,emtos que são de suma importância para realização da modalidade com sefurança e conforto. esses equipamentos são:

Bota de Trekking-  sendo um dos itens mais importantes para realização do trekking, precisa ser apropriado para modalidade, pois uma bota ou tênis comum pode dar bolhas ou machucar o pé 

Roupas adequadas- as roupas devem ser escolhidas com a preferência de tecidos sintéticos, pois absorvem menos o suor do corpo, uma boa dica é que se o praticante não conhecer a trilha que utilize calças para proteção das pernas, o ideal também é que o praticante veja a previsão do tempo para que adeque as roupas que irá levar, como casacos e capa de chuva se for necessário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (70.8 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com