TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esportes Coletivos: Futebol

Por:   •  1/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.249 Palavras (5 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Gabriel Barbosa Faria - 8039059

Esportes Coletivos: Futebol

Trabalho apresentado  ao    Centro Universitário Claretiano como requisito parcial para obtenção de avaliação, pelo professora Tutor Alex Fabricio Borges.  

        

Pouso Alegre
2017

Questões

1). Explique com suas palavras como foi o processo de nascimento do futebol, a criação das regras e a padronização dessas regras a nível mundial.

Resposta: Tendo uma origem não constatada como especifica e exata, o futebol tem origem a partir de técnicas de treinamento de soldados para desenvolvimento de suas habilidades na China conhecido pelo nome de “tsutchu” (golpe na bola com os pés), que originalmente se dividiam em três modalidades. A primeira se caracterizava de apenas o uso de habilidade de um jogador solitário fazendo malabarismo com a bola. A segunda se tratava de um jogo com duas equipes com o objetivo de transpor a bola sobre uma rede, talvez se fizermos uma alusão ao atual vôlei fica mais fácil o entendimento de tal jogo. Na terceira modalidade podendo nos familiarizarmos com o atual futebol tínhamos um esporte com dois times com o objetivo de passar a bola por objetos parecidos com gols dispostos nos cantos do campo.

Depois de algo mais parecido com o nosso atual futebol praticado de forma totalmente brutal na Inglaterra no século XII, posteriormente sendo proibido por tal selvageria pelo rei Eduardo II em 1314 , surge uma versão do mesmo mais evoluída com regras na Itália haja visto que na Itália não houve resistência contra o esporte por parte do governo, sendo assim rege a regra de 27 jogadores para cada equipe consistida em três zagueiros fixos, quatro zagueiros móveis, cinco que atuavam no meio do campo e quinze que exerciam a função do que conhecemos como atacantes.

Com o relaxamento da oposição do governo no século XVII, e com a popularização do esporte em escolas britânicas em meado de 1840, onde cada escola possuia suas próprias regras, algo que impossibilitava competição entre as mesmas, a partir dessa data o esporte se tornava obrigatório nos recreios escolares. No início do século XIX o futebol assim como outros esportes já fazia parte da educação regular de escolas públicas, particulares e universidades, mantendo aspecto anterior de cada instituição com suas normas, porém a grande popularização do esporte no continente obrigou a necessidade de regras padronizadas, nesse ponto começa o movimento clubístico chamado de “associacionismo”.

A partir daí podemos entender por que o Ingleses foram os inventores do futebol. Coube a eles a constitucionalização do jogo, assim como a sistematização das primeiras regras em manuais de conduta desportiva, que delimitavam aspectos, como o número de jogadores, tamanho de campo e os gestos que seriam ou não permitidos, porém em sua primeira tentativa de expandir essa padronização em uma conferência em 1848 na universidade de Cambridge, algumas universidades foram contrárias certas regras da padronização. Porém em 1863 com a reunião de 11 escolas e universidades as bases para as regras que regem o esporte hoje foram criadas em Londres quando no mesmo ato foi fundada a Football Association. Nessa mesma conferência parte derrotada que era contra o “jogo limpo” acabou migrando para o Rúgbi, seguindo esse padrão temos no ano de 1872 o primeiro amistoso internacional regido por regras padronizadas entre Inglaterra e Escócia. Depois de um ano o profissionalismo foi estabelecido, no ano seguinte com o objetivo de mudar e estabelecer as regras no futebol foi criado em Londres a International Board.

Apenas no início do século XX o futebol começou a se organizar em nível mundial, tendo em 1904 a criação da FIFA (Federation International Football Association), por sua vez recém-criada não possuía nenhuma credibilidade, ainda mais tendo em vista o cenário iminente de guerra, conseguindo apenas em 1930, realizar seu sonho de organizar um torneio a nível mundial do esporte, realizado no Uruguai devido ao estado lamentável em que se encontrava a Europa em seu período pós-guerra.

2) A história conta que o futebol chegou ao Brasil trazido por Charles Miller em sua viagem de volta da Inglaterra, em que trouxe em sua bagagem bolas e uniformes. Lendo os relatos históricos, cite algumas semelhanças e diferenças do futebol inglês que chegou ao Brasil e do futebol praticado atualmente.

Resposta: Baseado em uma época totalmente racista da população local e talvez mundial, e com grande influência de filhos de famílias de alto padrão social que estudaram na Europa e trouxeram o esporte para o país, uma restrição automática e inevitável racial e econômica do esporte foi o caminho tomado, tornando o esporte quase único e exclusivamente praticado por ricos e brancos, excluindo ainda mais o negros que ainda viviam nas sombras por se dizer do recém fim da escravidão, somente com o começo da atuação de fábricas no esporte e vale ressaltar que ainda mais pela falta de membros da alta cúpula das empresas, renderam em vagas para operários, que estivessem solícitos e com determinada habilidade para o esporte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (131.5 Kb)   docx (77.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com