TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esportes Coletivos: Futebol e Voleibol

Por:   •  9/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.323 Palavras (6 Páginas)  •  1.553 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Patrícia Sene Rodrigues da Silva-RA8007807

Esportes Coletivos: Futebol e Voleibol

Rio Claro
2016

Patrícia Sene Rodrigues da Silva-RA8007807

 Esportes Coletivos: Futebol e Voleibol

Trabalho apresentado ao Professor Esp. Marcel Frezza Pisa como parte das exigências do Ciclo 1,2 da disciplina Esportes Coletivos: Basquete e Handebol do curso de Bacharelado em Educação Física à Distancia.

Rio Claro

2014

Atividade no Portfólio

Objetivos

•         Compreender os processos históricos da gênese do futebol e a importância desse esporte na sociedade atual.

•         Analisar os fatos marcantes do início da prática do futebol no Brasil e sua importância nos meios social, político e artístico.

                                             

                                              Descrição da atividade

Com base nas leituras realizadas das unidades 1 e 2 do material de Futebol e Futsal, responda às questões a seguir:

  1. Como se deu o processo de gênese (nascimento) do futebol? Ele foi um esporte criado ou sofreu influência de outras modalidades esportivas? Justifique sua resposta.

  1. Como o futebol chegou ao Brasil? Como foi sua aceitação pelos brasileiros na época? Responda utilizando fatos que comprovem a sua conclusão.
  2. No início da prática do futebol no Brasil, ele restringia-se a certa parcela da população, enquanto a grande maioria era impedida de jogar. Por isso, o futebol era visto como “brinquedo de menino rico”. Com o passar dos anos e a necessidade de aprimorar as equipes, outras classes sociais foram inseridas no jogo e começaram a destacar-se nesse esporte, conquistando, assim, igualdade momentânea, enquanto estavam dentro de campo. Essa afirmação está correta? Há alguma relação com o futebol atual? Explique sua resposta com base nos seus estudos.

4) Qual a importância do futebol na vida do brasileiro?

5) Cite os fundamentos técnicos do futebol e dê um exemplo de uma situação na qual os jogadores utilizam esse fundamento durante o jogo.

Respostas:

  1. A história do futebol já tem cerca de 150 anos. Tudo começou precisamente no ano de 1863, quando na Inglaterra se separaram o "rugby-football" e a "Association Football", para se fundar a mais antiga do mundo O futebol é fruto da evolução histórica de inúmeros jogos com bola, praticados por diversos povos em diferentes épocas, o futebol cobre um período de muitos séculos e pode ser dividida em cinco fases principais:

A primeira fase do futebol praticado foi na Antiguidade, povos da Ásia, América pré-colombiana e Europa. Os escritores chineses Tao-tse e Yang-tse fazem referência a outro tipo de jogo de bola, que teria sido praticado na China. A segunda, fase do futebol foi na Idade Media e Renascença, em que antecedentes mais próximos do futebol atual se desenvolveram na Inglaterra, França e Itália. Durante toda a Idade Média, e por muitos séculos depois, realizou-se na cidade de Ashbourne, Inglaterra, um jogo de bola que pode ser considerado o mais importante precursor do futebol moderno. A terceira fase do futebol marca de um longo período de transição, até o esporte ser introduzido nas escolas públicas inglesas. Diante das proibições, o futebol passou por sucessivas modificações na Inglaterra, civilizando-se a partir do séc. XVII. A quarta fase do futebol assinala o nascimento do futebol moderno, numa taberna londrina, e os historiadores são unânimes em fixar a data de 26 de outubro de 1863 como a do nascimento do futebol moderno. A quinta fase do futebol vem com a internacionalização do esporte e vem até os dias de hoje. Hoje o futebol é o jogo mais popular no mundo inteiro, por ser fácil e simples, e ele não atrai somente os jogadores, mas também expectadores, que torcem pelo seu time.

O futebol sempre foi um jogo direcionado ao público masculino, por exigir uma grande força física. Mas atualmente, muitas as mulheres já estão quebrando este tabu de que futebol é só para homem, e já até existe Campeonato Mundial de Futebol Feminino.

O futebol foi um esporte criados para atender a determinadas demandas a partir de práticas esportivas já existentes. A influencia sobre as modalidades em praticar, O incentivo ao esporte hoje é muito maior do que há alguns anos, o acesso a escolinhas de futebol, fica cada vez de mais fácil acesso, os pais começam desde cedo influenciar seus filhos a praticar alguma modalidade, a maioria procura o futebol seja pela facilidade de encontra alguma escolinha ou pelo fato de que o custo pela sua pratica seja mais favorável ao seu orçamento mensal, A atividade esportiva é muito importante no desenvolvimento da criança e do adolescente, fazer com que a criança crie de certa forma responsabilidade, dedicação, força de vontade própria de fazer algo, sem que os pais fiquem pedindo para que façam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (166.7 Kb)   docx (312.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com