TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esportes de Lutas / Ed. Física

Por:   •  21/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  1.276 Visualizações

Página 1 de 3

1- De acordo com Breda et al., (2010) a origem das lutas, aconteceu por meio de um processo evolutivo sociocultural e não no desenvolvimento pontual de determinados grupos. Portanto, seu surgimento temporal é muito difícil de descobrir, porém, as necessidades iniciais e evolução com o passar dos anos é possível identificar. De acordo com essa afirmativa, descreva essa necessidade inicial e suas associações com o passar dos anos.

R - A necessidade de lutar, com o passar dos anos foi mudada, nos primórdios podemos observar no material de estudos, que o ser humano lutava pela defesa de seu território, pela defesa de seu alimento, pela sua vida. Podemos observar que com o passar dos anos, além da necessidade de defender a si e a sua tribo, o homem começou a utilizar a luta mais como uma forma lúdica, sem a necessidade da morte do seu oponente, como podemos ver, avançando um pouco mais no tempo, as olimpíadas gregas, onde dois ou mais competidores lutavam entre si, havendo apenas um ganhador.

Com o passar do tempo, foram surgindo diversos tipos de lutas, como o judô, o jiu jitsu e o boxe, por exemplo.

Hoje em dia, os esportes são mais utilizados como forma de pratica de exercícios físicos, focados na saúde e bem-estar do praticante.

Na atualidade, temos diversos esportes que fazem a pratica da luta de forma competitiva, como o boxe, o MMA, o taekwondo, etc.

2- O parque indígena do Xingu está localizado as aldeias Kalapalo. Geralmente, na estação da seca, são realizados rituais públicos, que costumam contar com muita música e a participação de membros de outras aldeias e o Ikindene faz parte desses rituais públicos. De acordo com o material estudado, qual é o objetivo do Ikindene?

R - O Ikindene é uma luta praticada pelo povo das aldeias Kalapalo,o objetivo da luta é tocar as pernas do adversário com as mãos, o participante pode ser derrotado pelo toque nas pernas ou sofrendo uma queda.

As lutas são feitas em um campeonato,somente com mulheres,ou somente com homens.

3- Segundo Tzu (2012), autor do livro A Arte da Guerra, para alcançar a glória e o sucesso, não se pode perder de vistas alguns fatores. Cite e descreva cada um desses fatores.

R - Os fatores são a doutrina, o tempo, o espaço, o comando, a disciplina.

Segundo Sun Tzu,autor do livro A arte da guerra:

A doutrina forma a unidade de pensamento;torna-nos mais fortes diante dos infortúnios e da morte.

O tempo, dois grandes princípios Yin e Yang, ao frio e o calor, as mudanças das estações.

O espaço, a noção do alto e do baixo, do longe e do perto, do largo e do estreito, referente á dificuldade de locomoção nos terrenos.

O comando, o amor pela humanidade e pelos seus subordinados. O conhecimento de todos os recursos, a coragem, a determinação e o rigor.

A disciplina, a organização do exercito, seguir as regras e as leis e fazer com que sejam cumpridas com rigor, conhecer as particularidades de cada componente do exercito.

4- De

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (37.5 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com