TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos em crescimento e desenvolvimento

Por:   •  5/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 2

RIO VERDE/GO 2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

ALUNA: Gislaine Aparecida dos Santos

RA: 1111094

Professor: Wagner Montanhini

1) Relacione o que mais chamou sua atenção em cada abordagem administrativa (clássica e científica) das relações humanas e comportamental, estrutural e burocrática.

Procure relacioná-las ao que você observa no contexto escolar.

1- Abordagem Administrativa Clássica:

Abordagem Administrativa Científica: foi introduzida por Taylor nos Estados Unidos, sua preocupação era aumentar a produtividade e eficiência no nível operacional das empresas com foco na divisão do trabalho e separação das tarefas e cargos. Taylor organizou o chamado na época de ORT Organização Racional do Trabalho ação que propunha linhas de montagem das empresas com o objetivo de aproveitar ao máximo o tempo, os recursos humanos e materiais tinha técnicas de produção bem definidas queria reduzir os desperdícios e aumentar a produção dos operários.

2-Abordagem Humanística: o homem recebe maior atenção, todos possuem características pessoais que interferem no trabalho tendo que ter cuidados especiais com esse assunto. Essa abordagem em enfoque maior sobre os aspectos humanos na sua produtividade, ou seja, a organização informal. Essa teoria foi chamada de Hawthorne foi iniciada na fábrica da Western Eletric Company, onde o objetivo era traçar uma relação intensidade da iluminação e a eficiência dos operários.

2- Abordagem Comportamental: busca soluções democráticas e flexíveis para os problemas organizacionais. Preocupa-se com o comportamento organizacional, com ênfase nas pessoas sendo dividida em duas fases: uma sobre a Teoria Comportamental da Administração e outro sobre a Teoria o Desenvolvimento.

- a teoria comportamental da administração (ou Teoria Behaviorista) defendia a valorização do trabalhador em qualquer empreendimento baseado na cooperação, buscando um novo padrão de teoria e pesquisa administrativas.

- a teoria do desenvolvimento visava compreender os ambientes internos e externos e decidir quais mudanças poderiam ser tomadas e quais seriam os impactos dessas mudanças juntando as metas da empresa com as necessidades da empresa.

3- A abordagem Estruturalista uma estrutura inter-relacionada de coisas que se completam ambas concebem formas de organizar bastante antagônicas uma só vê o lado material e a outra o lado psicossocial ela analisa a estrutura de uma organização analisando os subsistemas e as compara com o restante da empresa.

Teoria Burocrática: tem uma maneira racional de organizar pessoas e atividades para buscar um objetivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com