TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos em Crescimento e Desenvolvimento

Por:   •  29/10/2015  •  Artigo  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Estudos em Crescimento e Desenvolvimento

Tarefa: Atividade do ciclo 1

Nome: Adriano de Farias Firmino Silva

RA: 1119721

Turma: DGEF1301MCO1U

Parecer do Tutor:

1) Por que é importante para um profissional de Educação Física reconhecer e considerar o nível desenvolvimental de seus alunos? Justifique sua resposta.

          Mediante a Leitura da Unidade I, é extremamente notório que a Educação Física vem ganhando espaço no Ensino Escolar com suas práticas rotineiras de esportes que vão desde a alta performance até a inclusiva e adaptada. Um trabalho que se torna sistemático e totalitário, uma vez que busca desenvolver o conjunto pelo todo entre mente e corpo dos alunos.  

          Seguindo estes pressupostos, com futuros profissionais e/ou os que já atuam deve-se conhecer a diferença e considerar o desenvolvimento individual de cada aluno. E para tal reflexão, podemos e devemos ter total comprometimento com a Escolarização. E que no desenvolvimento, as principais fases da vida se constituem em: a infância, a fase adulta e a terceira idade.

Partindo deste pressuposto, Haywood e Getchell (2010, apud BARRETO, p. 67.) comentam que:

[...] existem diferenças individuais no desenvolvimento. É mais provável que qualquer indivíduo que observamos esteja acima ou abaixo da média, ou atinja um marco referencial mais cedo ou mais tarde do que a média, do que esteja exatamente na média. Além disso, crianças podem chegar ao mesmo ponto de desenvolvimento por caminhos muito diferentes [...]. Todos os indivíduos, mesmo os gêmeos idênticos, têm diferentes experiências, e pessoas que trabalham com qualquer grupo de indivíduos supostamente no mesmo estádio de desenvolvimento ficam, em geral, espantadas pela variabilidade dentro do grupo.

          De tal maneira, o Profissional deve reconhecer tais diferenças e considerar os aspectos individuais. Pois cada um tem características que contribuem ou são limitantes como: “Velocidade, Altura, Peso, Porte, Saúde e/ou Nível de energia”. E isso deve ser feito conscientemente como mecanismo totalitário, para manter a inclusão, adaptação e a prática igualitária.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARRETO, S. M. G. Crescimento e Desenvolvimento. Batatais: Claretiano, 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (316.8 Kb)   docx (256.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com