TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO MOTOR DEMONSTRAÇÃO E INSTRUÇÃO VERBAL

Por:   •  29/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.211 Palavras (9 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

A procura por procedimentos didáticos pedagógicos cada vez mais eficientes é uma das preocupações de profissionais que atuam na área de ensino. No caso da Educação Física que apresenta como um de seus conteúdos o ensino de habilidades motoras, principalmente as relacionadas a uma determinada modalidade esportiva, o conhecimento do conjunto de procedimentos que envolvem desde a análise da habilidade, sua avaliação, estabelecimento de metas compatíveis com o nível de conhecimento do aluno até o modo de transmitir a informação são aspectos de extrema importância no processo de ensino - aprendizagem.

Desta forma, um elemento central neste processo é a transmissão de infonnações. Sob a perspectiva de ensino a instmção tem o papel de auxiliar tanto na orientação da atenção às informações mais relevantes quanto na elaboração do programa de ação e sua subseqüente execução.

Quando o aluno se encontra frente a uma habilidade motora nova, este traz para esta situação todo o seu repertório motor de modo a buscar soluções para a execução da nova tarefa. Contudo, por tratar-se de uma habilidade nova, o aluno encontra várias dificuldades. A instrução tem o papel de auxiliar o aluno a encontrar as melhores soluções para a realização da tarefa (Públio et. ai. 1995). Para Magill (1989), a aprendizagem de qualquer habilidade motora pode ser facilitada desde que a instrução contenha toda a informação que é crítica para a execução dessa mesma habilidade.

Os métodos mais utilizados para transmitir informações acerca da meta e da seqüência apropriada para a ação são a demonstração e a instrução verbal (Newell, 1981 ).A demonstração facilita a instrução verbal, pois dizer simplesmente "faça isso" e em seguida demonstrar, minimiza instruções mais complexas. Segundo Anderson (1987) existem dois tipos de conhecimentos cognitivos: o declarativo e o processual. O primeiro refere-se à informação que pode ser descrita verbalmente e o segundo consiste num sistema de produção, ou seja, instruções para a realização de uma série de operações que não estão disponíveis para a introspecção consciente, o que as torna de difícil verbalização.

Desta forma podemos dizer que o objetivo da demonstração é a transmissão de instruções relevantes para a realização da tarefa e que são de dificil verbalização enquanto que a instrução verbal transmite infonnações a respeito da meta a ser atingida e o modo como atingir. De acordo com Schimt (1991), o professor deve suplementar a instrução verbal com a demonstração (modelo), videoteipe, filme ou fotografia da ação a ser aprendida buscando assim dirigir a atenção do aluno aos aspectos importantes da tarefa.

Teria Cognitiva da Aprendizagem Social

A utilização da demonstração como instrumento na aprendizagem de uma habilidade motora encontra suporte na teoria proposta por Bandura ( 1969, 1977), conhecida como Teoria da Aprendizagem Social.

Nesta teoria, o termo modelação é utilizado para caracterizar processos psicológicos de comparação. O componente básico desses processos é a observação. Esta faz com que o observador reproduza a ação observada adquirindo um novo comportamento ou habilidade ou então modificando padrões já existentes.

Na aprendizagem por observação as informações transmitidas são transformadas em representações simbólicas que funcionam como um modelo interno de ação. Este processo é orientado por quatro componentes: atenção, retenção, produção e motivação.

O primeiro momento da aprendizagem por observação é a atenção. É ela que determina o que é observado e que seleciona a informação que será extraída da ação do modelo. O segundo momento deste processo diz respeito à retenção que envolve transformar e reestruturar o que é observado em códigos simbólicos que são armazenados na memória como modelos internos de ação. O terceiro momento é o de reprodução do comportamento, que envolve a passagem da representação simbólica da ação modelada para a ação fisica. O último componente é a motivação que representa o incentivo ou motivo para a realização da ação modelada.

Thomas, Pierce e Rislade (1977) consideram o processo de modelação fundamental para a aquisição de novos padrões de ação motora que não fazem parte do repertório motor e, também, para a transmissão de pistas discriminativas de padrões de ação que já fazem parte do repertório motor do observador.

Fatores que influenciam o uso da demonstração como procedimento de transmissão de informação.

Vários são os fatores que influenciam a efetividade da demonstração como instrumento de transmissão de informação na aprendizagem de uma nova habilidade motora (para uma revisão ver Darido, 1989).

Tipo de Habilidade

Um dos objetivos da demonstração é apresentar para o aluno como realizar uma determinada tarefa. Assim, os alunos ao observarem a demonstração elaboram um plano motor para a realização da tarefa. Contudo, a elaboração deste plano motor não é uma tarefa fácil quando se trata de uma habilidade motora aberta ou complexa, na qual há várias informações e muitas não são relevantes para a tarefa (Gentile, 1972).

Magill (1989) define uma habilidade motora aberta como habilidades executadas em ambientes que não são estáveis, ou seja, as condições nas quais o movimento é realizado variam constantemente. Já habilidades motoras fechadas seriam aquelas em que o ambiente é estático, ou seja, não sofre mudanças.

Desta forma, percebe se que os padrões de movimento para uma habilidade motora fechada são constantes, ou seja, os mesmos em todos os momentos. Já para uma habilidade aberta esses padrões podem variar de uma tentativa para outra dependendo da mudança que ocorre no ambiente. Por exemplo, um jogador de handebol dificilmente realiza a mesma jogada de ataque duas vezes. O movimento de ataque muda conforme o posicionamento da defesa.

Podemos concluir que a demonstração de um único modelo na aprendizagem de uma habilidade motora aberta não traria todas as informações relevantes para as várias situações em que o movimento pode ocorrer, não facilitando assim a sua aprendizagem. Por sua vez, para uma habilidade motora fechada na qual o padrão motor será o mesmo a utilização da demonstração mostra se bastante efetiva.

Estágios da Aprendizagem

O processo de aprendizagem que ocorre de maneira contínua como forma de padronização e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com