TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Curricular Obrigatório II

Por:   •  5/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  16.964 Palavras (68 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 68

[pic 1]

Universidade anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a distância

Polo Tenir - Corumbá/MS

Educação Física – Licenciatura / 5° semestre

Rene Gomes da Silva                       RA: 2808894184

Estágio Curricular Obrigatório II

Corumbá-MS,

2017.

RENE GOMES DA SILVA

Estágio Curricular Obrigatório II

Curso de Educação Física - licenciatura da Universidade Anhanguera Educacional, trabalho apresentado como requisito para o cumprimento das disciplinas de: Estágio Curricular Obrigatório II.

Tutora EAD: Rodrigo Reeberg Presti

Tutora presencial: Adriana Pires

Corumbá-MS,

2017.

Sumário

1. Introdução        4

2. Ficha de Identificações        05

3.  Apresentação da escola / Dados da escola        06

4.   atividade 1: Resenha crítica         07

5. atividade 2: Elaboração do planejamento bimestral         10

6. atividade 3: Entrevista com professor regente        12

7. diário de observação        13

8. diário de coparticipação        20

9. diário de intervenção        26

10.  Considerações Finais        44

11. Referências Bibliográficas        45

12.  Anexos        46

1. Introdução

     O presente relatório de estágio supervisionado Curricular Obrigatório II com carga horária de 150 horas realizado entre os meses de maio a junho de 2017, na Escola Municipal “José de Souza Damy”, sendo a mesma localizada na Rua 15 de Novembro, S/N, bairro Cristo Redentor, com o objetivo de adquirir conhecimentos da rotina do educador de educação física, da escola e dos demais funcionários da comunidade escolar. As etapas do estágio desenvolvidas dividiram se entre interação observação, entrevista, planos de aula, coparticipação e intervenção.

A etapa de observação consiste em pesquisa da caracterização e organização, estrutura da escola, do ensino e da comunidade escolar. A coparticipação, pode-se notar a interação das crianças com o professor e os demais colegas, ressaltando a importância do contato do universitário com o ambiente real do seu futuro espaço de trabalho, ressaltando como o educador necessita de uma sensibilidade para com a educação formação dos alunos.

A etapa de entrevista permite o conhecimento do profissional que coordena o processo de ensino-aprendizagem na escola, do questionamento, do sanar das dúvidas e do ficar mais próximo ao funcionamento dos projetos e do ensino escolar. Por fim, o plano de aula e a intervenção nas turmas da escola. No plano de aula, este que contempla todo o conteúdo a ser ministrado para as turmas durante todo o tempo de regência, e o desenvolvimento das aulas regidas durante o estágio.

2. Ficha de identificação

Dados da escola

Entidade mantenedora do estágio

Universidade Anhanguera -UNIDERP- Polo de Apoio Presencial de Corumbá

Endereço: Rua Tenente Benedito Melquiades de Jesus, N°: 700-Centro.

Telefone: (67) 3234-3900

Tutora presencial do polo: Adriana Pires

Tutor eletrônico: Rodrigo Reeberg Presti

Instituição concedente do estágio

Nome da Instituição: Escola Municipal José de Souza Damy

Endereço: Rua 15 de Novembro, S/N Cristo Redentor.

Telefone: (67) 3907-5364

Responsável: Márcia Ivana do Amaral

Estagiário

Nome: Rene Gomes da Silva      RA: 2808894184

Curso: Educação Física / 5° semestre

3. Apresentação da escola / dados da escola

O estágio supervisionado Curricular Obrigatório II com carga horária de 150 horas realizado na Escola Municipal José de Souza Damy, localizada na rua 15 de novembro, S/N, telefone: (67) 3907 5364; no bairro Cristo Redentor, na cidade de Corumbá- MS, CNPJ 02018563/0001-23. A instituição é representada pela diretora substituta Lena Maria Botelha Lima de Fanola e a realização do estágio sendo supervisionada pelo professor graduado em educação física- licenciatura plena formado pela Eduardo Nogueira de Andrade instituição Escola Superior de Educação Física e Tecnologia Desportiva de Andradina - SP. O estágio supervisionado ocorreu nas turmas do 6° ao 9° ano do ensino fundamental II, nos meses de maio e junho de 2017.

A escola municipal José de Souza Damy fundada no dia 06 de abril de 1988, na administração do Dr. Hugo da Silva Costa, pelo Decreto Municipal de nº 017/88. A organização do sistema escolar é dividida entre os turnos matutino, vespertino, e noturno, e a escola conta com 58 professores sendo 7 de educação física, divididos entre os três períodos (matutino, vespertino e noturno), 20 funcionários e 03 coordenadores.

As dependências da escola estão divididas em 20 salas de aula totalmente climatizadas, uma sala da direção, uma cozinha, 06 banheiros, 25 jogos de carteiras por sala de aula, um pátio escolar e uma quadra esportiva coberta. No período matutino, a escola conta com 432 alunos, desses, 49 são da educação infantil; e no vespertino com 414, sendo 54 da educação infantil; e no noturno 379 que no total somam 1328 alunos.

A escola está aberta à projetos como educação inclusiva e trabalha atualmente com 43 alunos especiais com atendimento diferenciado, sendo cada aluno trabalhado com suas particularidades e ritmo e as deficiências são: DA (deficiente auditivo) DI (deficiência intelectual) altista e surdez que conta com o auxílio da intérprete de LIBRAS. A escola conta com o auxílio da sala   AEE (Atendimento Educacional Especializado) local em que as crianças recebem atendimento especial.

4 - Atividade 1: Resenha crítica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (80.4 Kb)   pdf (614.5 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 67 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com