TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Educação Infantil

Por:   •  11/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.578 Palavras (11 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DESENVOLVIMENTO        4

CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

REFERÊNCIAS        11

INTRODUÇÃO

       

ESTAGIO SUPERVISIONADO

                 O estágio supervisionado se apresenta como uma experiência de aproximação com a realidade escolar durante a formação inicial de professores. A Educação Física é uma disciplina que possibilita a interação entre o aluno e o professor, talvez mais do que as outras, até mesmo pelo espaço privilegiado, ou seja, os alunos são retirados do ambiente da sala de aula, e levados para um ambiente mais propício a mudanças significativas, principalmente nas atitudes dos alunos, diante disso o professor e o futuro profissional de Educação precisem utilizar metodologias que visem melhorar o processo do ensino/aprendizagem dos discentes. É de fundamental importância que a escola, enquanto agente mediador do conhecimento entre comunidades desempenhe o papel de educar para a saúde, conscientizando e estimulando seus alunos à adesão de um estilo de vida mais ativo, juntamente a outros fatores que perpassam para se obter uma melhoria nos padrões de saúde, como hábitos de alimentação balanceada, hábitos de higiene, de lazer e etc

                Na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, é importante que a criança tenha o maior número possível de experiências no âmbito da cultura corporal do movimento, experimentando diversas formas de se movimentar, de compreender a estrutura corporal e ter a oportunidade de se desenvolver corporalmente através dessas experiências ao longo de sua vida, esta etapa vem sendo foco de diversas discussões sobre a importância de se ter um professor específico nessa área de conhecimento, desde a implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A criança utiliza seu corpo, primordialmente, para expressar-se, quando está triste, quando está feliz, quando está gostando ou não de alguma situação. Por isso, o trabalho da Educação Física com a cultura corporal do movimento é de significativa importância nessa fase, a criança brinca de forma lúdica, a partir de seu universo infantil, modificando a atividade a todo momento, experimentando o que está disponível ao seu redor e construindo relações com o outro e com o mundo. Através da motricidade global as crianças têm capacidades de fazer gestos e ter atitudes que nos fazem compreender e conhecê-las melhor. A criança passa a maior parte do tempo na escola e por isso sua conduta está representada pela atividade motora. As crianças, quando brincam, correm, pulam, imitam animais e objetos e sobem em árvores se libertam; com isso, obtêm desenvolvimento mental, criatividade, bem-estar e liberação física. Cada criança deve ser respeitada, cada criança tem seu ritmo individual. O movimento motor global se caracteriza por ser um movimento espacial, tátil, labiríntico, e desempenha papel muito importante na melhora dos comandos nervosos, percepções e sensações da criança. O importante da atividade motora não é a quantidade de trabalho realizado com a criança, mas, sim, a forma como é trabalhada a escolha das atividades a serem aplicadas e o objetivo a ser atingido o equilíbrio é de grande importância para que se diferenciem os movimentos corporais.

                A Educação Física escolar deve ser entendida como um componente curricular, que como todas as outras disciplinas, procura possibilitar ao aluno a aprendizagem de determinados conhecimentos relacionados a fatos, conceitos, princípios, procedimentos, atitudes, normas e valores que devem acompanhar o ser humano durante toda a vida, o ensino médio é caracterizado por ser um nível de ensino repleto de peculiaridades, de ordem cronológica e sociocultural, como a presença de alunos adolescentes, jovens e adultos, com trajetórias e condições de vida complexas e diferenciadas, que relevam diversidades culturais, sociais, econômicas, étnico-raciais, de gênero, entre outras, que influenciam as relações e os modos de conviver com o “outro” e o sentido do processo de escolarização. Ao considerar esses aspectos, percebe-se a importância de metodologias de ensino que possibilitem a aprendizagem dos conteúdos curriculares na escola, articulando com as demandas do cotidiano de vida dos alunos, ampliando aquilo que se julga saber,  propõe-se que os alunos do ensino médio tenham a oportunidade de vivenciarem as práticas corporais, ampliando sua compreensão em termos críticos e possibilitando o exercício criativo e autônomo da cultura corporal.

               A gestão escolar constitui uma dimensão e um enfoque de atuação que objetiva promover a organização, a mobilização e a articulação de todas as condições materiais e humanas necessárias para garantir o avanço dos processos sócio-educacionais dos estabelecimentos de ensino, orientados para a promoção efetiva da aprendizagem pelos alunos, de modo a torná-los capazes de enfrentar adequadamente os desafios da sociedade globalizada e da economia centrada no conhecimento. Cabe ressaltar que a gestão escolar é uma dimensão, um enfoque de atuação, um meio e não um fim em si mesmo, uma vez que o objetivo final da gestão é a aprendizagem efetiva e significativa dos alunos, de modo que, no cotidiano que vivenciam na escola, desenvolvam as competências que a sociedade demanda.

PROJETO POLITICO PEDÁGOGICO (PPP)

               

                O Projeto Político Pedagógico é um documento obrigatório para as escolas e contém todas as metas, objetivos e os meios que serão usados para concretizá-los. Por isso, se torna essencial para nortear as ações da escola e envolve não apenas os professores e a equipe pedagógica, mas também os alunos, famílias e comunidade escolar, é por meio do PPP que a escola define e articula quais conteúdos serão ensinados e como, a partir da realidade social, cultural e econômica em que está presente. Assim, deve ser construído de acordo com as especificidades de cada escola e ser flexível para atender as demandas específicas dos alunos, deve ser realizado a partir de um diagnóstico interno da instituição, levando em consideração os dados de matrícula, inadimplência e outras informações específicas da escola. A partir disso, deve funcionar como um norteador para as atividades da escola e contemplar não apenas os objetivos e metas, mas também as ações que serão tomadas para alcançá-los, levando em consideração a realidade da instituição de ensino. Por isso, o Projeto Político Pedagógico deve ser atualizado no início de todo ano letivo e consultado periodicamente para garantir que seja colocado em prática. É fundamental que os indicadores trazidos pelo documento sejam usados como base para melhorar o ensino e o atendimento à comunidade escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (154.3 Kb)   docx (737 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com