TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FLEXIBILIDADE DE ESCOLARES

Por:   •  11/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.331 Palavras (6 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 6

Metodologia

Este projeto de pesquisa caracteriza-se por ser um estudo epidemiológico seccional. O estudo seccional consiste de uma estratégia de estudos epidemiológicos realizados em determinada quantidade planejada de indivíduos, consistindo de um eficiente método para descrever características de uma população, em uma determinada época (Thomas & Nelson et al., 2002).

A presente investigação foi realizada nas academias e dos projetos de Taekwondo e Dança Urbana da região oeste do estado do Paraná. A população alvo deste estudo inclui alunos das academias e dos projetos de taekwondo, de ambos os sexos, com idade entre seis a 21 anos, regularmente matriculados no ano de 2015.

Primeiramente foi realizado contato com a Coordenação de pesquisa e extensão da Faculdade Assis Gurgacz (COOPEX), após o aceite foi feito contato com os professores das academias e dos projetos onde foram explicados os objetivos da pesquisa e autorização para realização da mesma. Após o aceite, foi entregue aos alunos o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para posteriormente o preenchido e assinado pelos mesmos. Após a entrega do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido ao pesquisador, foram realizadas as avaliações.

A população de alunos de taekwondo e dança urbana é estimada em duzentos (200) praticantes, de acordo com dados fornecidos pela Associação Oeste Paranaense no ano vigente.

Na tentativa de se obter uma amostra representativa de estudantes, recorrer-se-á ao processo de amostragem por conglomerados e para o cálculo do tamanho da amostra, adotaram-se os procedimentos propostos por Barbetta (2003).

A partir destes procedimentos foi calculado o valor mínimo da amostra em 133 alunos, a esta estimativa, foram acrescidos mais 10% de alunos, na tentativa de minimizar as eventuais perdas relacionadas ao preenchimento incorreto dos questionários e as possíveis recusas em participar do estudo.

Foram incluídos no estudo, todos os voluntários de ambos os sexos, com idades entre seis e 20 anos, que estavam regularmente matriculados nas academias e projetos de taekwondo e de dança urbana no município de Cascavel e apresentar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (Numero do paracer) devidamente preenchido e assinado.

No presente estudo, foram adotados alguns critérios de exclusão para participação na pesquisa, visando melhores resultados, portanto não puderam participar do trabalho alunos com idade inferior a seis anos e superior a 20 anos e um mês. Alunos que não apresentaram o termo de consentimento livre e esclarecido assinado. Alunos que por motivos aleatórios viessem a desistir de participar do estudo, mesmo estando com o termo de consentimento livre e esclarecido devidamente assinado. foram excluidos da pesquisa alunos que apresentarem alguma dificuldade de locomoção; portadores de necessidades especiais (Síndrome de Down, Tunner, dentre outras); com histórico médico de restrição ou uso de medicamentos que afetem as variáveis dependentes deste estudo (VFC); que façam uso regular de medicamentos anti-hipertensivos; Indivíduos agitados e/ou com ampla variação nos valores de pressão arterial no momento das aferições. Também não participaram da pesquisa alunos que tenham preenchidos erroneamente o questionário, ou aqueles que contenham muitas questões em branco e/ou respostas fora de contexto.

Em função da quantidade e das características das variáveis envolvidas no estudo, foi formada uma equipe de profissionais para a coleta dos dados, da qual fizeram parte, além do pesquisador principal, graduados dos cursos de educação física da Faculdade Assis Gurgacz.

Para garantir a qualidade dos dados foram realizados treinamentos com todos os avaliadores e anotadores antes do início da coleta de dados. Onde foram analisados e discutidos todos os protocolos propostos para o estudo. Posteriormente foi realizada a aplicação prática dos protocolos, esta fase teve como objetivo validar a atuação prática da equipe na coleta de dados.

O grupo de avaliadores foi treinado em um estudo piloto que foi realizada antes do início da coleta de dados. A amostra para o piloto foi composta por aproximadamente 20 alunos, estes alunos foram selecionados de forma aleatória que atendam aos critérios de inclusão.

A coleta de dados foi realizada nos mês de julho de 2014, aproximadamente há vinte dias antes do inicio da coleta e de posse da lista de nomes dos universitários, os pesquisadores convidaram os alunos para participarem do estudo.  Já com o consentimento dos professores, os alunos que aceitarem foram retirado do dojo e encaminhados a outro ambiente onde foi realizado o esclarecimentos sobre os objetivos, relevância e os procedimentos, aos quais  se submeteram durante a coleta, assegurando-lhes que a participação no estudo não acarrete prejuízos no desempenho esportivo e que as informações obtidas foram mantidas em sigilo. Em seguida foi entregue o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para quem decidiu pela participação na pesquisa, homologando assim a decisão por meio da assinatura do TCLE.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (130.8 Kb)   docx (301.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com