TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUTEBOL: MOTIVANDO CAMPEÕES NO AMBITO SOCIAL.

Por:   •  2/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.342 Palavras (10 Páginas)  •  787 Visualizações

Página 1 de 10

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA – UNIR

NÚCLEO DE SAÚDE – NUSAU

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – DEF

FUTEBOL: MOTIVANDO CAMPEÕES NO AMBITO SOCIAL.

Adevanildo Barros Pereira

Porto Velho – RO

Junho de 2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 01

2. HIPÓTESE 01

3. JUSTUFICATIVA 01

4. OBJETIVOS 02

4.1. GERAL 02

4.2. ESPECÍFICO 02

5. METODOLOGIA 02

5.1. POPULAÇÃO E AMOSTRA 02

5.2. COLETA DOS DADOS 03

5.3. ANÁLISE ESTATÍSTICA 03

6. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 03

6.1 HISTÓRIA DO FUTEBOL NO BRASIL 04

6.2 JOGADOR DE FUTEBOL 05

6.3. COMPORTAMENTO DOS JOGADORES DE FUTEBOL 05

7. DISCUSSÃO 05

7.1. RESULTADOS 06

8. CONCLUSÃO 07

9. REFERENCIAS 08

10. ANEXOS 09

FUTEBOL: MOTIVANDO CAMPEÕES NO AMBITO SOCIAL.

AUTOR: Adevanildo Barros Pereira*.

ORIENTADOR: Daniel Oliveira de Souza**.

CO ORIETADOR: Ramón Núñez Cárdenas***.

RRESUMO

O presente estudo tem como finalidade verificar se o futebol na sua complexidade (base, fundamentos e regras), motiva seus praticantes no âmbito social quanto seu comportamento, sua disciplina e seu anseio profissional. Justifica-se por possibilitar uma melhor compreensão acerca da funcionalidade do futebol, demonstrando seus benefícios, sejam eles emocionais, psicológicos, físicos e culturais. Tem como objetivo verificar o autoconceito positivo e estável: comportamento, disciplina e asseio profissional adquiridos no futebol. O método do estudo foi quantitativo. As amostras deste estudo foram praticantes de futebol de 09 a 15 anos de idades, os quais participam da escolinha de futebol Nápoles, que usa a quadra poliesportiva do I.M.E Engenheiro Francisco Erse no Município de Porto Velho-RO. Para coleta dos dados foi aplicado um questionário com doze questões fechadas, onde a população da amostra respondeu livremente e de boa vontade, seu autoconceito. Esse estudo abri uma porta importante para outros estudos no intuito de introduzir a importância da disciplina, abri a mente dos praticantes de futebol para importância da cidadania, seus direitos e deveres.

PALAVRAS CHAVES: Futebol, motivação, comportamento, disciplina e anseio profissional.

1. INTRODUÇÃO

Os desportistas, como as outras pessoas, têm frequentemente percepções distorcidas de suas próprias condutas. A UNESCO (2013, P. 08) afirma que o esporte, fenômeno de grande influência na sociedade, além de formar atletas de rendimento, mostra-se extremamente relevante por promover melhoria da saúde física e mental.

O futebol é o esporte de grande destaque nos últimos tempos e vários países o adotou como forma de integração entre raças, crédulos e religiões. Nesta modalidade esportiva se pratica a competitividade e o companheirismo num só intuito, o bem comum do time. Atualmente, o futebol constitui-se em um fenômeno social de proporções mundiais. Segundo alguns autores nos mais variados meios de comunicação, destaca o futebol como o esporte mais popular do mundo. Para Rinaldi (2000) o futebol foi e continua sendo um elemento importante para cultura brasileira. Em relação ao fenômeno social, sempre esteve muito em concordância com a forma da sociedade se organizar.

Em função dessas considerações, a Educação Física como um componente curricular tem o objetivo precípuo de disseminar conhecimentos sistematizados sobre a motricidade humana FERRAZ (1996) e a psicologia dos esportes.

2. HIPÓTESE

Diante do exposto, a questão norteadora do estudo é verificar se o futebol na sua complexidade (base, fundamentos e regras), motiva seus praticantes no âmbito social quanto seu comportamento, sua disciplina e seu anseio profissional.

3. JUSTIFICATIVA

Essa pesquisa justifica-se por possibilitar uma melhor compreensão acerca da funcionalidade do futebol, demonstrando seus benefícios, sejam eles emocionais, psicológicos, físicos e culturais. Funcionalidade essa, agindo na personalidade do indivíduo praticante dessa modalidade esportiva. HERCOWITZ, V. VEIGA, M e MOREIRA, (2008), na medida em que realizaram trabalhos coletivos, muitas vezes marcados pelo respeito, cooperação e solidariedade entre os participantes, eles já vivenciavam, no encontro, os princípios de cidadania tão fundamentais.

4. OBJETIVOS

4.1. GERAL

• Verificar o autoconceito positivo e estável: comportamento, disciplina e asseio profissional adquiridos no futebol.

4.2. ESPECCÍFICOS

• Identificar a manifestação social e cultural que o futebol proporciona;

• Verificar o comportamento desses praticantes de futebol diante dos deveres e direitos;

• Entender como a participação nesta modalidade esportiva afeta o desenvolvimento psicomotivacional desses praticantes de futebol.

5. MÉTODOS

O método do estudo será quantitativo, segundo Dalfovo, Lana e Silveira (2008), os estudos de campo quantitativos guiam-se por um modelo de pesquisa onde o pesquisador parte de quadros conceituais de referência tão bem estruturados quanto possível, a partir dos quais formula hipóteses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (145.9 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com