TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXÕES SOBRE ASSESSORIA E CONSULTORIA EM ÂMBITO SOCIAL

Por:   •  1/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.702 Palavras (11 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 11

REFLEXÕES SOBRE ASSESSORIA E CONSULTORIA EM ÂMBITO SOCIAL

Assessoria e Consultoria em Serviço Social

Professora EAD: 

Sumário

  1. Introdução3

 2.  A Contribuição da Assessoria para o Serviço Social4

    3.  Contribuição por meio da Assessoria e Consultoria ............................................... 5

3.1 Contribuições para a organização política dos indivíduos 6

  1. Relação Serviço Social X Gestão de Políticas Sociais7

4.Carta Proposta de Assessoria e Consultoria em Serviço Social9

5.  Considerações Finais .............................................................................................13

 6. Referências Bibliográficas .....................................................................................14


  1. INTRODUÇÃO

        Este trabalho apresentará a importância daAssessoria e Consultoria em Serviço Social, enfatizando sua importância, além de esclarecer aos profissionais às possibilidades de realizá-las e a intervenção profissional a ser feita nas áreas social, sociojurídica, educacional, além de poder assessorar também as entidades e os diversos públicos sociais, crianças, adolescentes e idosos.

2. A CONTRIBUIÇÃO DA ASSESSORIA PARA O SERVIÇO SOCIAL

Observando a origem da palavra, entendemos que assessoria é o ato ou ação que busca auxiliar, ajudar, apontar caminhos. Sendo o assessor o propositor da ação e não um sujeito que opera a mesma, unindo-se a demanda desta assessoria.

Foi possível constatar que a bibliografia do Serviço Social no campo da assessoria e consultoria é recente, e na maioria das vezes destacam-se reflexões geralmente ricas, marcadas por uma indefinição sobre o tema e pela insuficiência de referência teórica sobre o assunto. De maneira geral, podemos perceber uma sombria compreensão de assessoria, tanto como trabalho interventivo junto a comunidades ou movimentos sociais, tanto como militância política. Distante de ser uma mera questão epistemológica, percebemos a importância da desvelação do que podemos chamar de assessoria/consultoria na categoria profissional.

Conforme Matos descreve no livro-texto da disciplina desta atividade avaliativa:

 “a profissão de Serviço Social, embora não sendo ciência, ela produz conhecimentos e detém respeitável domínio no campo das políticas sociais”.

Desse modo, podemos compreender que assim como entre outras profissões, o assistente social necessita constantemente de obter acesso a conhecimentos, informações e instruções necessários para o desenvolvimento de seu trabalho. Sendo que, como já se sabe, estes instrumentos se transformam constantemente, devido a mudanças e novas demandas que surgem ao longo do tempo.

Por isso há os profissionais que realizam o trabalho de assessoria e consultoria, onde os mesmos se disponibilizam a estudar, a pesquisar e propor propostas necessárias ao trabalho do profissional.

 O trabalho do assessor consiste em possuir conhecimentos da área, que utiliza a realidade como objeto de estudo e busca obter o intuito alteração de transformá-la.

Para que os assistentes sociais possam ser excelentes assessores, devem buscar a sua capacitação profissional continuada, contudo sendo esta condição necessária para a competente atuação profissional em qualquer campo de trabalho.

O conhecimento teórico juntamente com o conhecimento empírico possibilita, principalmente, um domínio sobre as políticas sociais e de técnicas educacionais com a população.

Com a assessoria o trabalho do assistente social será facilitado e melhor realizado, pois dessa forma o profissional poderá buscar e obter todas as instruções necessárias e saber como desenvolvê-las.

Em síntese a contribuição da assessoria para o trabalho do assistente social, poderá apontar possibilidades e estratégias para o exercício profissional, visando buscar tanto a qualificação do trabalho, quanto a novas possibilidades de assessoramento que será possível desenvolver.

  1. CONTRIBUIÇÃO POR MEIO DA ASSESSORIA E CONSULTORIA

                A prática do profissional do Serviço Social é bastante complexa e firmada na fundamentação teórico-metodológica e ético política. A assistência social é efetivada como política pública, articulada e integrada à seguridade social bem como às demais políticas sociais. Algumas estratégias são importantes para o eficaz desempenho do profissional, entre as quais podemos citar: ampliação dos conhecimentos por meio do estudo contínuo; atualização dos acontecimentos da profissão; observação dos conteúdos específicos e legislação do atual de trabalho; parceria com profissionais de outras áreas; conhecimento da realidade local no local de sua atuação, sendo propositivo, criativo e habilidoso; capacidade de reconhecer oportunidades de trabalho.

“Um dos maiores desafios que o Assistente Social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar sua realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes do cotidiano. Enfim, ser um profissional propositivo e não só executivo.” (Iamamoto, 2001, p.20)

                Tanto a assessoria e a consultoria, são serviços em geral, prestados pelo profissional que se encontre capacitado, inteirado do conhecimento de um determinado assunto. Sendo assim, o profissional Assistente Social pode realizar esse trabalho junto a outros profissionais, sob a temática das estratégias de atuação nas suas diversas áreas de sua competência, como saúde, área social, infância e juventude, idosos, sustentabilidade e meio ambiente, organização política e assuntos sociojurídicos.

                Na Consultoria temos um serviço baseado na busca de diagnósticos e processos que sejam capazes de identificar um determinado problema, para partir daí recomendar as ações que possibilitem a solução. Já em relação à Assessoria, temos um profissional capaz de dar suporte ou prestar auxílio em determinada situação, buscando esclarecer o caminho mais eficaz e vantajoso.

                O Assistente Social deve cuidar em ter planejamento, influência, organização e controle e também não se descaracterizar ao exercer tais funções, aproveitando a prática nesse campo e as experiências vivenciadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (242.5 Kb)   docx (960.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com