TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia

Por:   •  20/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.343 Palavras (6 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 6
  1. Explique, de forma resumida, o que é e como funciona o sistema renina-angiotensina-aldosterona.

Para que o rim funcione de forma eficiente, é necessário que alguns hormônios façam essa regulação. A Renina- angiotensina-aldosterona é um conjunto de peptídeos, enzimas e receptores que fazem o controle do volume de liquido extracelular e na pressão arterial.

A Renina é liberada pelas células justaglomerulares na corrente sanguinea. Ao chegar no fígado, a renina é transformada pela ação do angiotensinogênio à angiotensina I, que de volta a corrente sanguínea irá para os pulmões, onde sofrerá a ação da enzima conservadora de angiotensina (ECA), transformando-a em angiotensina II, que tem a função de vasoconstrição e estimulação de aldosterona.  

  1. Quais os efeitos do exercício no sistema renina-angiotensina-aldosterona?

Sabendo-se que o fluxo sanguíneo renal diminui acentuadamente com o exercício, em proporção direta com a intensidade de esforço, espera-se que ocorra também o aumento de concentração destes hormônios, provocando a reabsorção de sódio, e água, e a excreção de potássio a fim de economizar agua e sódio, seja em atividades aeróbicas como anaeróbicas.

  1. Por que é importante estudar o equilíbrio ácido-base?

Ë importante o estudo do equilíbrio ácido-base, pois desvios de pH podem ser clinicamente corrigidos, evitando óbitos. A acidose não corrigida é um fator limitante do exercício físico intenso. E para se entender as adaptações de animais a condições de pH diversas.  

  1. A respiração pode ser dividida em quatro eventos principais. Quais são eles? Explique cada um.

A ventilação pulmonar, que se refere a entrada e saída de ar entre a atmosfera e os alvéolos pulmonares.

Difusão de oxigênio e de dióxido de carbono entre os alvéolos e o sangue.

Transporte de oxigênio e de dióxido de carbono no sangue e nos líquidos corporais para e das células.

Regulação da ventilação e de outros aspectos da respiração.

  1. O que é volume corrente, volume de reserva inspiratório, volume de reserva expiratório, volume residual, capacidade inspiratória, capacidade vital, capacidade funcional residual, capacidade pulmonar total? Qual o valor de cada índice?

Volume corrente: é o volume de ar que inspiramos e expiramos normalmente em cada ciclo. Em situação de repouso, um homem adulto jovem e saudável, 500 ml de ar entram em saem em cada ciclo.

Volume de reserva inspiratório: em algumas situações é preciso que se faça uma inspiração maior do que normalmente, em uma inspiração forçada e profunda. 3.000 ml de ar em um adulto jovem a saudável.

Volume de reserva respiratório: é um volume maior de expiração do que é expirado normalmente em repouso. 1.500 ml de ar em um adulto jovem a saudável.

Volume residual: após uma expiração profunda, um considerável volume de ar ainda permanece no interior de nossas via aéreas e de nossos alvéolos, este é o volume residual. 1.000 ml de ar em um adulto jovem a saudável.

Capacidade inspiratória: é o volume de reserva inspiratório somado ao volume corrente corresponde a capacidade inspiratória. 3.500 ml de ar em um adulto jovem a saudável aproximadamente.

Capacidade Residual funcional: é o volume de reserva expiratório somado ao volume residual. 2.500 ml de ar em um adulto jovem a saudável aproximadamente.

Capacidade Vital: é a capacidade inspiratória somado ao volume de reserva expiratório. 5.500 ml de ar em um adulto jovem a saudável aproximadamente.

Capacidade pulmonar total: é a soma dos volumes correntes, de reserva inspiratório, reserva expiratório, mais o volume residual. 6.000 ml de ar em um adulto jovem a saudável aproximadamente.

  1. Durante o exercício, o consumo de O2 pode aumentar de 250 ml/min para até 3.000 ml/min. Como o organismo responde a este aumento?

Aumentando o débito cardíaco, aumentando a ventilação e aumentando a extração de O2 a partir do sangue. Porém, acima de um determinado nível, não é possível atender toda esta demanda das necessidades teciduais, ocorrendo a predominância do metabolismo anaeróbio, com consequente produção do ácido lático.

  1. Como o oxigênio e o dióxido de carbono são transportados pela corrente sanguínea?

O dióxido de carbono (CO2) é cerca de vinte vezes mais solúvel que o oxigênio. Isso faz com que o oxigênio seja transportado por um mecanismo diferente, por meio da ligação reversível (frouxa) com a hemoglobina. Assim uma pequena parte do O2 que penetra na corrente sanguínea se dissolve no plasma, cerca de 5%. Porém os 95% restantes é transportado pela hemoglobina presente nas hemácias.

Já o CO2 pode ser transportado de três formas diferentes, sendo que 7% é transportado como CO2 dissolvido no plasma, 23% combina-se com a hemoglobina no interior das hemácias, formando a carboemoglobina, composto instável e com proteínas do plasma.

  1. A frequência respiratória varia entre quantos ciclos expiratórios por minuto? O que é hiperventilação e hipoventilação?

A frequência varia entre 10 e 15 ciclos respiratórios por minuto, em indivíduos normais. Quando a frequência aumenta, é dito como hiperventilação e quando esta diminuída a hipoventilação.

  1. O que é hematose?

É o processo de troca gasosas.

  1. Como ocorre o transporte de gases entre os pulmões e as células?

O oxigênio inspirado ao nível dos pulmões, difunde-se para o interior dos capilares pulmonares, para o sangue, onde irá ser transportado até as células, sob duas formas: dissolvido no plasma, ou ligado a hemoglobina, no interior dos glóbulos vermelhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (117.2 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com