TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Educação Inclusiva

Por:   •  21/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Fundamentos da

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA

Fundamentos da Educação Inclusiva

Portfólio ciclo 3

Nome: Renata de Souza

Turma:  DGEFL1801OSCA4O

São Paulo

2018

Relatório

Este presente relatório foi elaborado baseado na entrevista que realizei com a coordenadora pedagógica Denise, da Escola Estadual Manoel C. Santos situada no município de Carapicuíba - SP.

Nessa escola que visitei existem atualmente 10 alunos de Educação Especial matriculados em classes comuns, sendo:

  • 1 aluno com deficiência auditiva que cursa o 8º ano;
  • 1 aluno com deficiência visual (baixa visão)cursando o 7º ano;
  • 1 aluno deficiência física (cadeirante) cursando o 8º ano;
  • 1 aluno com deficiência múltipla, (surdez, baixa visão e intelectual) cursando o 9º ano;
  • 3 alunos com Síndrome de Asperger cursando o 6º, 7º e 2º ano do Ensino Médio.

Com base no que diz a Resolução CNE/CEB (2001) a escola organizou-se para atender os educandos com necessidades educacionais especiais,  através do modelo do PEI - Plano educacional individualizado que é um instrumento de planejamento e acompanhamento do processo de aprendizagem e desenvolvimento de estudantes com deficiência, transtornos do espectro autista (TEA) e altas habilidades/superdotação. A Coordenadora diz, que seguindo esse modelo ela pode implantar as adaptações necessárias nos planos de aula de seus professores, incluindo os educandos com necessidades educacionais especiais nos temas propostos pelos professores, utilizando de recursos visuais e de materiais didáticos, como,por exemplo, a utilização de massinhas de modelar nas aulas de matemática com alunos que tem a síndrome de Asperger.

O critério de avaliação, não é igual a média de notas dos demais alunos e sim por grau de evolução e objetivo alcançado sendo:

  • ‘Superou a Expectativa’
  •  ‘Atingiu a Expectativa’
  •  ‘Satisfatório’.

Esses critérios de avaliação foram discutidos em conjunto com o corpo docente, com um responsável pela educação especial da diretoria de ensino e principalmente com os feedbacks das famílias, que acompanham a evolução de seus filhos.

Quanto a capacitação da Coordenadora Denise, ela relatou que realizou cursos de capacitação oferecidos  pela Diretoria de Ensino, curso on-line na EFAP - Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores e também cursos por conta própria, pois ela relata que cada ano a demanda de ingressantes aumenta e procura se atualizar dos métodos pedagógicos para atender cada necessidade educacional dos alunos assim como recomenda a Resolução CNE/CEB (2001).

A coordenadora conta com o apoio da Supervisora da Diretoria de Ensino, Sra, Júlia e com o  Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico (PCNP) Sr. Afonso que juntos, oferecem capacitação aos docentes oferecendo cursos específicos, como o de Libras, e também buscam recursos financeiros e materiais para o atendimento dos educandos com necessidades educacionais especiais dessa unidade escolar.

No que é recomendado pela Resolução CNE/CEB (2001) art. 8º, a escola trabalha em conjunto com os professores das demais disciplinas, dando suporte na elaboração e execução de metodologias, estratégias e recursos didáticos específicos para atender as demandas específicas dos educandos com necessidades especiais, flexibilizando os objetivos conceituais e avaliações para o estudante público-alvo da Educação Especial nas diferentes disciplinas do currículo escolar.

Não existe provas para os alunos da Educação Especial o critério de avaliação é por objetivo atingido, como foi mencionado anteriormente, neste relatório, o aluno atingindo o objetivo esperado, levando-se em consideração o tipo de deficiência, é ou não aprovado.

Nos termos das Lei 10.098/2000 e da Lei 10.172/2001 a escola conta com toda infra-estrutura para o acolhimento do aluno com necessidades especiais, conta com rampas de acesso nas entradas do prédio, rampas de acesso às salas de aula, banheiros equipados para cadeirantes e sinalização para deficientes visuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (184.9 Kb)   docx (393.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com