TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da educação inclusiva

Por:   •  23/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

Centro Universitário Claretiano – pólo Boa Vista

Curso de educação física – licenciatura

Secretaria de educação cultura e desporto

        Governo do estado de Roraima        

                                 Portfolio: Fundamentos da Educação inclusiva

                                Acadêmico:

Tutor (a):

                                                Boa Vista RR – Abril 2019

                 

                   Negligencia

       Conhecida por muitos como a fase da exclusão total. Nesse momento da história, as sociedades greco-romanas valorizavam a beleza e a perfeição. As pessoas que nasciam com qualquer tipo de deficiência não correspondiam, certamente, a esses padrões e eram abandonadas, perseguidas ou até mesmo mortas. Assim, podemos entender que eram excluídas da sociedade. No Brasil, até o ano de 1800, prevaleceram as Fases da Negligência e da Institucionalização, mantendo as mesmas características, ou seja, marcadas pelo abandono e pelo descaso com a educação especial.

             

             Institucionalização

        Originou-se também, dos primeiros avanços da medicina, pois a deficiência passa a ser associada à doença, vista por muitos como fazendo com que as pessoas vítimas da deficiência fossem isoladas, tratadas e institucionalizadas, em geral, em hospitais psiquiátricos e/ou manicômios. A sociedade científica começa a interessar-se pelos estudos referentes à deficiência mental, superando a visão de deficiência como algo sobrenatural ou doença, começando a entender a necessidade de estudo e união das diferentes áreas do conhecimento (psicologia, médica, social e assistencial) a fim de favorecer a integração e o desenvolvimento dessas pessoas.

     Criação de serviços Educacionais                

      Também conhecida como fase da integração, que aconteceu no século 20, com as primeiras iniciativas oficiais e particulares no atendimento às pessoas com necessidades educacionais especiais. Foram fundados institutos, escolas particulares e instituições que continuam a existir até os dias atuais e são consideradas referências nacionais, oferecendo atendimento educacional especializado a essas pessoas. A instituição mais conhecida é a APAE - Associação de Pais e Amigos do Excepcional, embora não atenda ao modelo ideal almejado na fase atual, representa uma grande conquista, tendo, hoje, mais de 1000 associações espalhadas por todo o Brasil.        

                   Atualidade

A Fase Atual, na qual estamos caminhando na busca pela inclusão. Aos poucos, os serviços relacionados à educação especial vão se ampliando e garantindo o acesso, a permanência e buscando o sucesso das pessoas com necessidades educacionais especiais no ensino regular. Até aqui, compreendemos que, para que a inclusão aconteça de fato, é preciso estabelecer um novo olhar frente às deficiências, ou seja, uma mudança na mentalidade e no comportamento de toda a sociedade.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (68 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com