TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Dores em Futsal Feminino

Por:   •  9/6/2022  •  Monografia  •  1.250 Palavras (5 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 5

REFERENCIAL TEORICO

Os brasileiros e os uruguaios possuem opiniões diferentes em relação a origem do futsal. A versão mais aceita é de que a modalidade foi criada na década de 30 em montevidéu na associação crista de moços no Uruguai pelo professor Juan Carlos. Esse ponto de vista é o mais valido visto que nesse período o pais vivia um momento de grande ascensão do futebol de campo, e que apesar disso, havia grandes dificuldades para a prática pois faltava campos de futebol e era difícil organizar tantas pessoas para realizar a partida. Surgiu então a ideia do professor da associação crista de moços para que o futebol de campo fosse jogado em quadras de basquete e de hóquei com um número menor de participantes.

Desde esse período o futsal era uma modalidade exclusiva para os homens, mais especificamente no brasil, em 1941 Getúlio Vargas criou um decreto lei que proibia as mulheres de praticarem esportes, com argumentos de que a pratica não condizia com a feminilidade e com o papel da mulher na sociedade.

O decreto só teve fim em 1979, porem o futsal feminino só começou a se desenvolver em 1993 quando o primeiro campeonato feminino foi criado em são Paulo, e quando a FIFA fez fusão do futebol de salão com o futsal de 5, sendo esse último a modalidade que ela administrava.

Atualmente a partida tem duração de 40 minutos, dividido em doi períodos de 20 minutos cada, os times em quadra são compostos por 5 participantes em jogo para cada equipe. Com o objetivo de fazer a bola entrar na baliza do time adversário, sendo a bola mais pesada e menor do que a do futebol de campo.

DORES E LESOES MUSCULOESQUELETICAS

A dor é caracterizada como o quinto sinal vital, sendo de grande importância a sua avaliação assim como a avaliação de outros sinais vitais como fc, o2 no sangue, pa e temperatura.

Quanto a sua origem, institutos de pesquisa afirmam que ela se origina em músculos, ligamentos, ossos e articulações daquela localidade, tendo associação com lesoes teciduais reais ou potencias, sendo excluído desse conceito as dores causadas por tumores, fraturas, infecções e causas neurológicas.

Autores como kurata e nowtontny explicam que as lesões são decorrentes do esforço físico que excede o limite fisiológico do indivíduo e frequentemente ela incapacita e afasta o atleta da modalidade para que o tratamento seja feito.

Em relação ao tipo de lesão, existem dois mecanismos que são mais utilizados para tipificar, sendo eles o traumático e atraumático. As lesões traumáticas surgem em virtude de contato direito ou indireto com outras jogadoras em situação de jogo, já as atraumáticas decorrem de sobrecargas dos tecidos.

Raymundo e ribeiro também pesquisadores da área, relatam que há uma alta incidência de lesões nos mmii em praticantes de futsal, sendo tornozelo e joelho os membros mais acometidos.

ESPECIFICIDADE DA MODALIDADE E PREDISPOSIÇAO A LESOES

Atualmente o futsal e um esporte universal e que tem como característica a velocidade, a agilidade, a força e a potência muscular, a inteligência, a técnica e a cooperação da equipe. Durante o jogo, os praticantes realizam movimentos de ritmo descontinuo, com rápidas mudanças de direção e em locais frequentemente em, mas condições e que requer bastante esforço dos mmii, o que pode gerar um desequilíbrio do membro dominante e do não dominante, essas especificidades acabam favorecendo o surgimento de lesões.

As mulheres apresentam ainda uma maior predisposição com relação ao surgimento de lesões nos mmii quando comparadas aos homens, podendo ter relação com uma menor massa muscular e força devido a níveis menores de testosterona, e além da presença de hormônios reprodutivos. Os padrões de lesões nas mulheres podem ser resultantes de aspectos estruturais, mecânicos, neuromusculares ou até a junção desses.

SITUAÇAO PROBLEMA

Devido ao futsal ser uma modalidade que expõe muito os praticantes ao surgimento de lesões e consequentemente a dores musculoesqueléticas, quais as regiões apresentam maior prevalência de dor e quais os níveis desse estimulo doloroso nessas estruturas?

OBJETIVO GERAL

Quais regiões anatômicas apresentam maior prevalência de dores musculoesqueléticas nas jogadoras amadoras do DF?

OBJETIVOS ESPECIFICOS

Identificar o nível médio de dor apresentado pelas avaliadas

E verificar a presença de dor durante a pratica da modalidade

DELINEAMENTO DO ESTUDO

AMOSTRA

A amostra foi feita por conveniência, não probalística constituída por 37 jogadoras amadoras de futsal do df, com idade mínima de 18 anos

INSTRUMENTOS

  • Questionário de anamnese que foi elaborado pela pesquisadora contendo perguntas abertas e fechadas.
  • Inventario de dor-versão curta tem validação no Brasil e possui domínios como: Localidade, intensidade, presença e interferência da dor.
  • O índice de nível de aptidão física proposto por Kasari é altamente relacionado a capacidade aeróbia, e desse modo, contém questões referentes a intensidade de atividade física praticada pelas avaliadas. Abordando sobre a intensidade, duração e frequência na prática de atividade física.

PROCEDIMENTOS

De forma online as avaliadas receberam as informações a respeito do presente estudo e as instruções para o preenchimento dos questionários, após isso foi enviado o link que dava acesso as questões a serem respondidas, inicialmente elas responderam o TCLE e posteriormente elas foram instruídas a responderem os 3 questionários que foram posicionados em ordem. A coleta foi realizada em abril de 2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com