TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas

Por:   •  14/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DISCIPLINA: GESTÃO DE PESSOAS

Segundo COUTO, Renan Evangelista (UFF) e FERRAZ, Fernando Toledo (UFF) no artigo EVOLUÇÃO DAS MUDANÇAS DE FOCO NA GESTÃO DE PESSOAS NOS SISTEMAS PRODUTIVOS, o objetivo da empresa é primeiramente a satisfação de seus colaboradores para que eles possam garantir a satisfação de seus clientes, visando politicas claras e diferenciadas de remuneração, da cooperação, inovação e participação mais ativa nas decisões da empresa por meio de seus funcionários. Criando um ambiente mais agradável e motivador à propagação de conhecimentos, assim, o artigo trata também das diferentes formas de relação entre empregador e empregado com novas perspectivas de produção onde não são focados nos resultados imediatos, mas sim nas individualidades das pessoas e na coletividade não só das equipes e áreas, mas das comunidades onde estão inseridas.

No artigo O PAPEL ESTRATÉGICO DO RH, escrito por BROCK, Hortência; MONTEIRO, Maria J. Seidel; VIERA Leandro M. Medeiros e FERASSO, Marcos. Uma boa gestão de pessoas consegue excelentes resultados financeiros, demonstrando um desafio de agregar valor aos negócios, através do capital humano. O sucesso do mercado esta intimamente à inteligência da organização, para ser “inteligente” é preciso à elaboração de uma politica de treinamento e desenvolvimento que cubra as necessidades impostas pela estratégica da empresa. Assim no mundo globalizado em que vivemos uma boa gestão de pessoas pode ser o diferencial competitivo em um mercado tão concorrido.

Investigar as principais questões e desafios em torno da temática da liderança e seu desenvolvimento, na contemporaneidade, segundo a perspectiva de altos executivos de grandes empresas brasileiras é o que trata o artigo: LIDERANÇA, O QUE PENSAM EXECUTIVOS BRASILEIROS SOBRE O TEMA? Do autor SANT’ ANNA, Anderson de Souza. Em suma, os achados permitem, a partir da perspectiva dos próprios atores diretamente envolvidos na problemática da liderança, no contexto empresarial, a emergência de questões e desafios a serem contemplados em novas agendas de desenvolvimento e linhas de pesquisa sobre o tema. As principais questões e desafios em torno da liderança se agrupam em três dimensões-chave: sentidos, competências, estilos de desafios associados a liderança no contemporâneo; Desenvolvimento de liderança; Liderança e contexto capacitante. É esperado de um líder no contexto atual a capacidade de assumir responsabilidades, curiosidade; capacidade de lidar com o erro; capacidade de inspira e criar uma visão compartilhada; credibilidade; pioneirismo; postura firme; disciplina e equilíbrio; visão sistêmica; capacidade de delegar funções; capacidade de negociação; capacidade de agregação; capacidade de alinhar interesses; capacidade de assumir riscos; otimismo e bom humor; capacidade de mobilização; capacidade de lidar com  pessoas.

Analisamos que uma ótima gestão de pessoas é fundamental para o bom andamento da empresa, buscar a satisfação de seus colaboradores é essencial para se garantir a qualidade de atendimento aos seus clientes. O líder é responsável por motivar seus funcionários e assumir riscos em busca de um diferencial empresarial que beneficie a todos. Com isso o sucesso de todos esta intimamente relacionado a inteligência da organização, sendo preciso uma politica de treinamento que cubra as necessidades estratégicas da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (90.8 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com