TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histórico da trave-modalidade da ginástica olímpicas

Por:   •  24/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 2

                                              Histórico da trave

Por meio do equilíbrio com superfície achatada e estreita, tem sido utilizada por quase um século, especialmente por mulheres.

Para o trabalho formal ela era muito útil. Foi introduzida por Ling e Speiss. Esse aparelho já era utilizado por filantropistas para a educação corporal, no século XVIII, tendo sido denominado de “tronco flutuante”.

Quando criança, antes que soubesse algo sobre ginástica já se tentava equilibrar e andar em qualquer superfície estreita e chata, como trilhos de trem, muro, guias de calçadas etc. Era um desafio natural para crianças.

A trave servia para a prática de exercícios de equilíbrio. No playground de Jahn

ela era chamada: Barra apoiada de madeira macia, tão longa quanto possível, mas não mais larga que 8 polegadas, apoiada no chão;

Barra suspensa de pinho sem nós, o quanto mais longo melhor, não sendo bom ter menos que 40 pés de comprimento e 10 polegadas de largura apoiada no lado mais largo e alguma distância do mais estreito entre dois pares de postes fortes. Pode ser fixada em alturas diferentes. Cuidado deve ser tomado para que a vibração não seja tão grande ou muito pequena, o que depende muito da distância entre os postes.

A primeira vez que se tem notícia de competições na trave de equilíbrio foi em Berlim, em 1936.

Classes de trave de equilíbrio foram realizadas há mais de cem anos. As roupas daquela época assim como aparelhos e exercícios também mudaram consideravelmente.


Exercícios para desenvolver o equilíbrio e segurança do aluno em relação a trave:

1-Ande na ponta dos pés até o final da trave. Mantenha os braços abertos e a coluna vertebral ereta. Quando chegar ao final da trave, salte e assuma a posição final. Como não temos trave, podemos utilizar as linhas da quadra.

2-Ande normalmente até o final da trave. Volte andando de costas. Mantenha os braços abertos. Chegando ao final, salte de lado e assuma a posição final.

3-Ande na ponta dos pés até o meio da trave, mantendo os braços abertos. Faça um giro na ponta dos pés e volte ao ponto de partida. Salte para a frente e assuma a posição final.

4-Ande normalmente até o meio da trave, mantendo os braços abertos. Pare. Flexione o tronco para a frente, estenda lentamente a perna esquerda para trás até que o tronco fique na horizontal. Ao mesmo tempo, estenda os braços para os lados. Volte a ficar de pé, salte de lado e assuma a posição final.

REFERÊNCIA:

Disponível em: http://professor-educacao-fisica.f1cf.com.br/professor-educacao-fisica-249-ginastica-de-aparelhos-trave-de-equilibrio.html >Acesso em: 30 de Abril,2016.

Disponível em:http://raquel-soares.blogspot.com.br/2009/09/trave-de-equilibrio.html >Acesso em :30 de Abril,2016.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com