TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HÁBITOS ESPORTIVOS NA ESCOLA

Por:   •  27/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.703 Palavras (11 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 11

HÁBITOS ESPORTIVOS NA ESCOLA

Iriane Alflen

Jean Felipe Latchuc de Paula

Ozias Moraes

 Profª. Deborah Ruthes

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em Educação Física (LEF 0093) – Seminário da Prática VI

14/07/2018

RESUMO

Este estudo objetiva caracterizar os hábitos esportivos e a prática de atividades físicas como imprescindível na formação de crianças, jovens e adolescentes, uma vez que esta, busca motivar a participação dos alunos nas aulas. Apresentando regras flexíveis e dando importância a socialização, o jogar com o outro e não contra outro e dar oportunidades para a participação coletiva nas aulas, mostrando que o professor tem um papel primordial no incentivo de levar a informação das modalidades esportivas ao conhecimento dos seus educandos, despertando também, o interesse pela busca fora do ambiente escolar. Temos neste contexto quatro modalidades esportivas que são pilares para o aprendizado da educação física em nosso país como basquetebol, voleibol, futebol/futsal e handebol.

Palavras-chave: Modalidades esportivas. Educação Física Escolar. Benefícios da prática.

1 INTRODUÇÃO

        Os hábitos esportivos necessitam ser incentivados nos alunos, pois vivemos em um mundo onde as tecnologias cada vez mais tornam as pessoas em sedentárias, sendo de todas as idades, em especial os adolescentes.

        Antigamente a Educação Física escolar tinha como objetivo apenas complementar as atividades que as crianças e adolescentes já praticavam nas ruas e lares com os amigos. Tinham o auto aprendizado devido ao tempo livre para criar jogos e brincadeiras.

        Infelizmente, os alunos da nossa geração atual cada vez mais estão perdendo a oportunidade de praticar as atividades nas ruas e ao ar livre devido a fatores sociais e de densidade populacional, passando horas e horas em frente a equipamentos eletrônicos, tendo como perda o aprendizado total de movimentos considerados naturais como andar, saltar, agachar, correr e pedalar por exemplo, sendo que os jogos eletrônicos e celulares tornam-se mais atrativos para eles.

        Diante desta realidade, cabe ao professor de Educação Física, a função de reforçar a importância da prática das atividades em qualquer idade, visto que na adolescência as mudanças comportamentais são diretamente influenciadas pelas mudanças hormonais e emocionais do indivíduo.

        Na escola, ao incentivar os hábitos esportivos, o professor também propicia ao aluno a socialização, a concentração, o despertar do interesse em se dispor a fazer algo novo, dando atenção a variação de fundamentos e respeito as regras que são estabelecidas em diferentes modalidades, contribuindo assim para a motivação destes nas atividades da vida diária, tanto na escola como fora dela.

        

2 HÁBITOS ESPORTIVOS NA ESCOLA

Os esportes coletivos são atividades comumente vivenciadas nas escolas. Em grande parte, chegam a ser a única atividade praticada nas aulas de Educação Física. É utilizado como recurso pedagógico que auxilia no desenvolvimento do aluno.

De Acordo com Amâncio, Dias e Miotto (2017), a prática dos esportes tem como objetivo proporcionar aos alunos a vivência de experiências recreativas e de lazer contribuindo no processo de formação integral do ser humano. É importante lembrar que, essas atividades na escola não têm como função formar atletas e sim oportunizar a prática de diferentes atividades corporais.

Conforme aponta um estudo feito pelo Conselho Regional de Educação Física - CREF (2014, p. 135), “muitos alunos se identificam através do esporte; outros até fazem por que são obrigados, obedecendo na maioria das vezes a uma regra curricular imposta pela escola, ou até mesmo uma questão de cultura.”

A história do esporte nos remete a antiguidade, por isso o esporte é considerado um patrimônio cultural da humanidade e, sendo assim, um direito do cidadão. Rose Junior et al (2009, p. 59), destaca que “o conhecimento que permite ao ser humano apreciar e usufruir esse patrimônio é fundamental para a qualidade de vida e deve ser oportunizado. ”

No âmbito escolar sua prática torna-se mais acessível e importante devido á alguns fatores como:

[...] por ser um dos conteúdos de educação física, por ser a escola uma agência de promoção e difusão da cultura e até mesmo por uma questão de justiça social, uma vez que em outras instituições o acesso ao esporte é restrito a um número reduzido de crianças e jovens que se associam a clubes esportivos, tornam-se clientes de academias ou participam de escolas de esportes. (ROSE JUNIOR et al., 2009, p. 79).

Com base nos estudos de Laranjeira (2017), o esporte é inserido num contexto de aprendizagem que deve ultrapassar o ponto de vista técnico. Deve ser utilizado como estratégia para um processo de ensino-aprendizagem criando diversas possibilidades na educação que objetivam a total formação do ser humano.

O professor de Educação Física desempenha papel fundamental e importante nesse sentido. Proporciona aos seus alunos novos conceitos relacionados a hábitos saudáveis, cria um ambiente favorável para a prática de atividades físicas e auxilia na melhora dos níveis de aptidão física, relacionada à saúde ou ao desempenho. (CREF, 2014, p. 123).

Sendo assim, a prática esportiva na escola, além de promover o desenvolvimento, beneficia a condição física e mental, amplia o repertório motor, trabalha a força liberando energia e reduzindo tensões, disciplina e auxilia o aluno a se expressar, cooperar e socializar. A prática ainda proporciona sensações de alegria e bem-estar, reduz riscos de desenvolver doenças e auxilia no combate ao sedentarismo.

        Para atingir esses benefícios é preciso que o planejamento das aulas seja bem elaborado. Tenroller e Merino (2006) consideram que além das metodologias de ensino e organização das aulas, o professor deve considerar alguns princípios básicos como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (632.8 Kb)   docx (436.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com