TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DO EDUCADOR FÍSICO NO DESENVOLVIMENTO MOTOR PARA PORTADOR DE SÍNDROME DE DOWN.

Por:   •  20/11/2022  •  Bibliografia  •  3.923 Palavras (16 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 16

Pós graduação em Atividade Física Adaptada a Saúde

MARCELO ODAGUIRI ENES SILVA

Importância do Educador físico no desenvolvimento Motor para portador de Síndrome de Down.

Artigo apresentado ao Instituto Estácio como requisito parcial para a aprovação na disciplina de Metodologia Científica sob a orientação da professora LIVIA MENDONÇA MUNHOZ DATI

Brasilia/DF

2018

Pós graduação em Atividade Física Adaptada a Saúde

Marcelo Odaguiri Enes Silva

Importância do Educador físico no desenvolvimento Motor para portador de Síndrome de Down.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Estácio de Sá, como requisito para a obtenção do grau de Pós Graduação em Atividade Física Adaptada a Saúde.

Aprovado em, _____ de ______________ de 2018.

Examinador

Profª. Livia Mendonça Munhoz Dati

NOTA FINAL ____________

IMPORTÂNCIA DO EDUCADOR FÍSICO NO DESENVOLVIMENTO MOTOR PARA PORTADOR DE SÍNDROME DE DOWN.

Marcelo Odaguiri Enes Silva

RESUMO

A presente pesquisa tem como interesse ampliar o conhecimento e a importância do papel do professor de Educação Física para auxiliar o desenvolvimento motor de crianças Portadoras de Síndrome de Down no Ensino Regular de Educação. O principal objetivo do artigo será demonstrar a importância da Educação Física para o desenvolvimento motor de crianças com Síndrome de Down. A metodologia deste estudo foi revisão bibliográfica com abordagem qualitativa tendo como intuito de analisar o tema sobre a importância do educador físico para o desenvolvimento motor de indivíduos portadores de Síndrome de Down. Portanto, entende-se que a pessoa com Síndrome de Down não é um doente e que suas dificuldades mentais refletem no desenvolvimento motor deste indivíduo no início da infância, mas isto não impede de que sejam desenvolvidas através de estimulação correta por um educador físico capacitado a trabalhar com pessoas especiais. Desse modo, o educador físico deve buscar fazer um estudo detalhado e planejar suas aulas, antes de trabalhar com esse grupo em especial, mas sem deixar de incluí-los nas aulas de Educação Física do ensino regular.

Palavras-chave: Educador Físico. Síndrome de Down. Desenvolvimento Motor. Educação Inclusiva.

IMPORTANCE OF THE PHYSICAL EDUCATOR IN THE DEVELOPMENT OF ENGINE FOR CARRIER OF DOWN SYNDROME.

Marcelo Odaguiri Enes Silva

ABSTRACT

The present research has as interest to increase the knowledge and importance of the role of Physical Education teacher to assist the motor development of children with Down Syndrome in Regular Education. The main objective of the article will be to demonstrate the importance of Physical Education for the motor development of children with Down Syndrome. The methodology of this study was a bibliographical review with a qualitative approach in order to analyze the theme about the importance of the physical educator for the motor development of individuals with Down Syndrome. Therefore, it is understood that the person with Down's Syndrome is not a patient and that his mental difficulties reflect on the motor development of this individual in early childhood, but this does not prevent them from being developed through correct stimulation by a trained physical educator to work with special people. In this way, the physical educator should seek to make a detailed study and plan his classes, before working with this particular group, but without including them in the Physical Education classes of regular education.

Keywords: Physical Educator. Down's syndrome. Motor development. Inclusive education.

1 INTRODUÇÃO

A presente pesquisa tem como interesse ampliar o conhecimento e a importância do papel do professor de Educação Física para auxiliar o desenvolvimento motor de crianças Portadoras de Síndrome de Down no Ensino Regular de Educação. Sabe-se que inúmeros são os benefícios do exercício físico para o desenvolvimento infantil de crianças com Síndrome de Down, porem o foco do trabalho será o desenvolvimento motor dessas crianças com o auxílio do Educador Físico.

Ao se falar em Síndrome de Down uma das características que se tem evidencia é a dificuldade na coordenação motora geral e motricidade fina. Sendo que aspectos como hipotonia muscular e a frouxidão ligamentar, os quais favorecem problemas articulares, também fazem parte da vida dessas crianças, que devem ser trabalhadas ainda na fase infantil. Outras características são encontradas como instabilidade atlanto-axial, que é uma hipermobilidade das duas vértebras superiores na base do crânio entre outras, mas isto não impede que sejam feitas atividades físicas bem orientadas pelo professor de educação física, os quais irão fortalecer seu tônus muscular (ORNELAS; SOUZA, 2001).

Seguindo deste contexto, o presente artigo elenca a seguinte problemática: qual a contribuição do profissional de Educação Física para o desenvolvimento motor em crianças portadoras de Síndrome de Down? Os professores de Educação Física estão preparados para auxiliar esses indivíduos com suas especificidades? Sabe-se que hoje o professor em sua formação acadêmica tem em sua grade curricular a disciplina de “Educação Física Adaptada”, a qual se preocupa com a motricidade humana para pessoas com necessidades educativas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (77.3 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com