TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INCIDÊNCIA DOS CONTRA-ATAQUES DA ASSOCIAÇÃO CONCORDIENSE DE FUTSAL NA LIGA NACIONAL 2013

Por:   •  16/9/2015  •  Artigo  •  2.859 Palavras (12 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 12

INCIDÊNCIA DOS CONTRA-ATAQUES DA ASSOCIAÇÃO CONCORDIENSE DE FUTSAL NA LIGA NACIONAL 2013

IMPLICATIONS OF COUNTER-ATTACKS CONCORDIENSE ASSOCIATION OF FUTSAL IN 2013 NATIONAL LEAGUE

KLEYTON GUTEMBERG RIBEIRO CAVALCANTI

ORIENTADOR: Dr. ANTONIO COPPI NAVARRO

Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu da Universidade Estácio de Sá – Futebol e Futsal: As Ciências do Esporte e a Metodologia do Treinamento.

 

Email: kleytonsgt@hotmail.com

Rua Pinheiro Machado,168.

São Cristóvão – Arcoverde – Pernambuco.

56503-260

Recife, Turma  04252,

Entrega no dia 22/11/2014

RESUMO

O objetivo deste estudo é analisar a incidência de contra-ataque da Associação Concordiense de futsal Liga nacional 2013. Foi observado uma amostra 5 (cinco) jogos da fase final da Liga através de vídeo dos jogos do Concordia futsal, gravados em dvd pelo canal de televisão sportv. Como instrumento de coleta de dados foi elaborado “SCOUT” específico que consiste em quantificar qual linha defensiva acontece o maior numero de desarmes ou interceptação de bola para criação de contra-ataque, qual vantagem numérica é criada em maior numero e quantidade de contra-ataque que resulta em gol ou não. Após obter os resultados ficou constatado que de um total de 40 contra-ataques, 60% destes foram desarmados ou interceptados na linha 4 defensiva, que as maiores vantagens criadas foram 3x2 e 2x1 com  45% e 32,5% respectivamente e que 80% deles não resultaram em gol. Desta forma pode-se concluir que essas ações são bem expressivas em uma partida, porém ainda não são bem aproveitadas na conversão em gols, pois apenas 20% dos contra-ataques aplicados nas partidas terminam em gol, sendo um aproveitamento baixo na incidência de gols.

Palavras Chaves: Contra-Ataque. Concordia. Futsal. Liga Nacional

ABSTRACT

The aim of this study is to analyze the incidence of counterattack Concordiense Association Futsal National League in 2013. A sample was observed five (5) games of the finals of the League through video games of futsal Concordia, recorded on DVDs by the TV channel Sport TV. As an instrument of data collection "SCOUT" was prepared consisting of specific quantifying defensive line happens the highest number of tackles and intercepting ball to create counter-attack, which is created numerical advantage in greater number and amount of counter-attack that results in a goal or not. After obtaining the results it was found that a total of 40 counterattacks, 60% of these were unarmed or intercepted on the defensive line 4, that the greatest benefits were created 3x2 and 2x1 with 45% and 32.5% respectively and 80% of them did not result in a goal. Thus it can be concluded that these actions are very expressive in a match, but they are not well utilized in conversion goals, because only 20% of counterattacks applied in matches end in goal, with a low incidence of utilization goals

Keywords: Counterattack. Concordia. Futsal. National League

INTRODUÇÃO

O futsal é um esporte de confronto entre duas equipes que se dispõem pelo terreno de jogo e se movimentam de forma particular, com o objetivo de vencer, alternando-se em situações de defesa e ataque, Garganta (1998a). Adaptado da ideia de Garganta, o futsal é uma modalidade esportiva coletiva de invasão e luta direta, esforço misto e predominância anaeróbica, praticada predominantemente com membros inferiores e caracterizada por muita dinâmica em seu desenvolvimento, com alternância constante de situações de ataque e defesa.

Desta forma este esporte coletivo é extremamente dinâmico e encantador onde os atletas estão sempre em continuidade de movimentos com situações técnicas individuais, de grupo e coletivas, se organizando e desorganizando constantemente no espaço de jogo, sejam elas ações defensivas, ofensivas e de transição. Isso tudo se torna fascinante quando percebemos que estas ações acontecer em questão de segundos, em um processo contínuo de construção e reconstrução, tornando o futsal um jogo extremamente excitante (ANDRADE, 2010).

Levando em consideração os conceitos acima citados e caracterizações do futsal nota-se que este esporte coletivo apresenta uma sistematização interna que contempla: o ataque; a passagem do ataque à defesa ou transição defensiva; a defesa; e a passagem da defesa ao ataque ou transição ofensiva (BOTA; COLIBABA-EVULET, 2001; PAES, 2001). Sendo assim o contra-ataque se situa neste último, na medida em que exige uma passagem veloz dos jogadores da meia-quadra defensiva para a ofensiva ou ainda de uma situação defensiva para uma de ataque rápido (SANTANA, 2004a)

Nos jogos há uma grande quantidade de gols que é resultante de contra-ataques que é objeto aqui estudado, Santana (2004b) salienta que o contra-ataque acontece a partir de quatro situações específicas:

a) a partir de uma interceptação de passe;

b) a partir de um desarme;

c) a partir de uma defesa do goleiro;

d) a partir de uma reposição rápida de uma bola parada quando de arremesso de meta ou de arremesso lateral defensivo.

Desta forma, este estudo está direcionado para os desarmes e interceptações de passe para a formação dos contra-ataques que é definido como uma situação em que a defesa leva vantagem sobre o ataque desarmando-a, e passando rapidamente para o ataque (ANDRADE JUNIOR, 2007). Já Andrade (2010) definiu o contra-ataque como sendo toda ação que represente uma superação de uma ação ofensiva, mais caracterizada em situações de 2x1, 3x2, 4x3. Para Santana , sempre que uma equipe entrar na bola e imprimir um sentido vertical ao ataque, em virtude de encontrar uma defesa desequilibrada numérica e/ou posicionalmente, se trata de um contra-ataque.

Diante disso, o objetivo deste estudo é analisar a incidência de contra-ataque da Associação Concordiense de futsal em jogos da fase final pela Liga nacional 2013, qualificando seu desenvolvimento, descrevendo e analisando sua frequência com relação as linhas defensivas, vantagens numéricas e quantidade de contra-ataque que resulta em gol ou não.

MATERIAIS E METODOS 

Constitui a amostra 5 (cinco) jogos da fase final da Associação Concordiense de futsal, pela Liga nacional 2013, através de vídeo dos jogos gravados em dvd pelo meio de canal de televisão sportv.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (181.6 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com