TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Por:   •  24/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.338 Palavras (10 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

ANDRÉ FERNANDO SOUZA SANTOS

                                  DINILVA FRANÇA DOS SANTOS

JERÔNIMO SILVA SILVEIRA

SELMA DE OLIVEIRA DOXA

YANA CLEVIA DE SOUZA OLIVEIRA DAMACENO

INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Trabalho apresentado à Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial de média bimestral do 4º semestre nas disciplinas: Anatomia Aplicada à Educação Física, Ciências Moleculares e Celulares, Educação de Jovens e Adultos, Libras – Língua Brasileira de Sinais, Práticas Pedagógicas: Identidade Docente e Psicologia da Educação e da Aprendizagem.

                                      Orientadores: Prof. Ana Paula Ricietto, Sandra Vedoato,                                                            Tulio Moura, Vilze Costa, Juliana Lyra, Jorge Pires e Luana de Conti.      

 

                                                   

                                                            Itaberaba

2019


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................3

DESENVOLVIMENTO.................................................................................................4

CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................................8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................................9


  1. INTRODUÇÃO

A presente produção textual tem como tema: Interdisciplinaridade na Educação Física Escolar. É um trabalho que atende às exigências das disciplinas de Anatomia Aplicada à Educação Física, Ciências Moleculares, Educação de Jovens e Adultos, Libras – Língua Brasileira de Sinais, Práticas Pedagógicas: Identidade Docente e Psicologia da Educação e da Aprendizagem, como requisito de avaliação do quarto semestre, indispensável para obtenção do grau de Licenciatura em Educação Física.

Este projeto nos leva a refletir sobre a realidade enfrentada pelos professores de Educação Física no campo escolar, bem como nos faz compreender como a interdisciplinaridade pode contribuir para uma ação profissional mais completa e efetiva e, por fim, contribui para que tenhamos conhecimentos substanciais sobre aspectos fundamentais da área da Educação Física – licenciatura.

 Assim, abordamos questões relevantes, como as mudanças na Educação Física Escolar; o que se entende por interdisciplinaridade na Educação Física; a integração de disciplinas “distantes”; propostas de sequência didáticas e teorias da aprendizagem.( Diny)


2 DESENVOLVIMENTO

                         A Educação Física tem passado por muitas mudanças e tem se estabelecido cada vez mais seu espaço nas escolas brasileiras, somando e contribuindo com a educação intelectual e moral dos alunos. Uma das responsabilidades dessa disciplina é de instruir e instigar o educando a opinar e se posicionar criticamente em relação às atuais linhas de cultura, tendo como objetivo geral despertar seu interesse em se envolver com as atividades, criando convivências harmoniosas e construtivas com outros cidadãos. Sendo assim, escolas que antes não agregavam a disciplina, hoje buscam implantar a Educação Física no modelo didático de ensino. Isso faz com que os professores busquem cada vez mais a profissionalização para melhor atender às necessidades da escola e, de certa forma, afeta também outros professores, como por exemplo, os pedagogos que por muitas vezes precisam atuar nessa área.

                          Isso se mostra de forma bastante positiva, visto que estas mudanças além de serem necessárias, impactam diretamente na forma que estes profissionais executam suas atividades, podendo desenvolvê-las de forma mais ampla e abrangente. Vale lembrar que uma das principais mudanças é evidenciada pela nova abordagem das atividades esportivas, que tem se tornado um meio de transformação social para alunos com menos oportunidades, bem como garantir a inclusão de pessoas portadoras de deficiência, além, é claro, de despertar sempre a consciência do cuidado com a saúde e a adoção de hábitos saudáveis. ( André)

                         Outra mudança bastante interessante é a interdisciplinaridade na Educação Física escolar, sendo esta, uma proposta capaz de valorizar todas as áreas do saber, sem conhecimentos que ultrapasse as barreiras disciplinares. Cada disciplina conheceria os conteúdos das outras, e os aplicaria como mais uma ferramenta em busca do sucesso escolar. A utilização de diferentes metodologias nas aulas, possibilita que os alunos vivenciem diversas experiências e conheçam os limites do seu corpo, como trabalhar em equipe, aprender a tomar decisões e fazer escolhas, pois a interdisciplinaridade não visa apenas a integração de conteúdo, ela tem como objetivo principal garantir a construção de um conhecimento global, rompendo assim as fronteiras das disciplinas. Nesse sentido favorece aos alunos reconhecer que os conteúdos estão articulados e, dessa forma pode contribuir para o desenvolvimento de um conhecimento mais integrado, contextualizado, amplo e propulsor de novas relações.

                         Nesse sentido, acredita-se que a escola (educador) realmente se preocupa em ofertar a qualidade de ensino, bem como incentivar a prática pedagógica fundamentada em diferentes metodologias, valorizando as concepções de ensino- aprendizagem e de evolução que permitam aos professores e estudantes a concretizarem-se da necessidade de uma transformação. Vale ressaltar que cabe à Instituição de Ensino proporcionar um ambiente que promova e estimule o envolvimento e interesse dos educadores em desenvolver projetos que vislumbram a prática interdisciplinar e que o projeto pedagógico esteja centrado não só no processo de ensino- aprendizagem, mas também no aluno. É comum observarmos o desinteresse cada vez maior dos alunos pelo ensino, o que inegavelmente não poderia ser diferente, pois o mundo está cada vez mais dinâmico e, no entanto, as práticas didáticas mostram-se retrógradas. Diante de tal aspecto, a prática interdisciplinar tende a buscar um conhecimento unitário, onde a integração de todas disciplinas e a ligação delas com a realidade do aluno tornam o conhecimento real e atrativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (147.3 Kb)   docx (28.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com