TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Por:   •  16/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.081 Palavras (13 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]JONAYRA BARBOSA CORDOVIL[pic 2][pic 3]

INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINA EM GRUPO – PTG

COARI - AM

2019

JONAYRA BARBOSA CORDOVIL

INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINA EM GRUPO – PTG

Produção textual Interdisciplinar em Grupo, apresentado ao Curso Superior de Educação Física da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, para as disciplinas: Anatomia Aplicada a Educação Física, Ciências Moleculares e Celulares, Educação de Jovens e adultos, Libras – Língua Brasileira de Sinais Práticas Pedagógicas: identidade Docente Psicologia da Educação e da Aprendizagem.

Professores: Jorge de Barros Pires

COARI – AM

2019

SUMÁRIO

        

1. INTRODUÇÃO4

2. DESENVOLVIMENTO5

2.1 As mudanças na educação Física 5

2.2 Interdisciplinaridade na Educação Física 7

2.3 Integração do Conhecimento 8

2.4 Propostas Didáticas Integradoras 9

2.5 Teorias da Aprendizagem na Integração 10

CONSIDERAÇÕES FINAIS12

REFERÊNCIAS13

1. INTRODUÇÂO

O presente trabalho buscou desenvolver um estudo sobre a interdisciplinaridade na educação física no ambiente escolar, onde nos proporcionou a percepção e a importância do profissional em educação física em diferentes aspectos biológicos, psicológicos e pedagógicos. Este profissional é imprescindível para o bom desenvolvimento dos alunos em fase de desenvolvimento tanto pedagógico como motor.

Sendo assim, esta atividade nos proporcionará também experiências em levantamentos de dados para formalizar a pesquisa sobre o tema, aqui voltado a educação física escolar, englobando todos os conteúdos desenvolvidos neste semestre, nos possibilitando se aprofundar mais no assunto. Assim iremos seguir todos os passos do trabalho, envolvendo leitura, discussão, análise e construção de idéias para possíveis situações de aprendizagem interdisciplinares.

A interdisciplinaridade não visa apenas a relação dos conteúdos, ela tem como finalidade garantir a construção de um conhecimento geral, rompendo com as fronteiras das disciplinas. Edificando o saber, o conhecimento, a vivência, a escola, a comunidade, o meio ambiente e todos os aspectos que engloba como características da interdisciplinaridade, que explica na prática um trabalho coletivo e solidário dentro do ambiente escolar.

Deste modo, esta atividade tem como objetivo principal contribuir para que os educadores obtenham conhecimentos substanciais sobre aspectos fundamentais no desenvolvimento da área de educação física. Compreender que a educação física como um conteúdo é de suma importância na educação escolar e suas potencialidades e dificuldades na intervenção.

Assim, refletir sobre a realidade enfrentada pelos professores de educação física no campo escolar, compreendendo como a interdisciplinaridade pode contribuir para uma ação profissional mais completa e efetiva. A utilização de ferramentas da área de avaliação física, na analise das influências das atividades física e lazer realizado dentro do ambiente escolar.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 As mudanças na Educação Física

Muitas teorias e diretrizes surgiram e foram elaboradas nas últimas décadas para a área de Educação Física, especialmente para o âmbito escolar, as diferentes tendências e abordagens pedagógicas apresentadas nos últimos anos, bem como as diretrizes e parâmetros curriculares nacionais como currículo básico para escolas públicas no Brasil, nos permitem refletir e identificar as melhores propostas que realmente se concretizaram, de forma significativa, no contexto escolar. A finalidade dessas mudanças não é confrontar teoria e prática, e sim sobre seu desígnio sobre ambas se elas acontecem juntas ou separadamente, no entanto se faz necessário pensar sobre o que é dito e o que é feito. Se analisarmos as bibliografias como livros e artigos referente ao tema educação física escolar, publicados na última década, podemos perceber que a todo o momento existe a preocupação com as mudanças. Essa preocupação se manifesta por meio de análises sobre as novas propostas elaboradas para o ensino da educação física na Escola.

A preocupação de como essas informações chega ao professor, e se eles concordam com as mudanças e sobre a necessidade de mudar e se eles estão sendo formados profissionais capazes de realizar essas mudanças. Dessa forma, podemos observar a complexidade desse tema e notar que apesar das dificuldades na área percebemos a necessidade de mudanças, e que muitos professores compactuam com esta idéia buscando alternativas para melhoraria do ensino. A dinâmica em qualquer área de conhecimento e intervenção é importante, pois não se aceita mais a justificativa da falta de informação dos professores sobre as novas propostas para a educação física escolar, no entanto, o que temos percebido, é de que somente o conhecimento de teorias e propostas não é suficiente para estimular e provocar mudanças. As mudanças do conhecimento científico e sistematizado da área a respeito das propostas tradicionais ocorram na escola, pois o conhecimento contribui para impulsionar as mudanças na área, porém, o processo de construção do conhecimento novo ocorre dialeticamente com a sua aplicação.

Essa compreensão reforça a idéia da impossibilidade de separar teoria e prática, isso significa dizer que muitas das propostas da educação física escolar surgiram de experiências vividas por professores no cotidiano escolar e, por outro lado, muitas experiências são realizadas a partir de um conhecimento científico apreendido. O desafio do ensino superior deve ser, além da formação inicial qualificada, proporcionar a formação continuada através de cursos de extensão e Pós-Graduação e Programa de Desenvolvimento Educacional, que acontece por iniciativa da Secretaria de Estado de Educação em parceria com as Universidades Públicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (175 Kb)   docx (71.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com