TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ingestão de Carboidrato pré, durante e pós treino: aplicações no esporte amador e de rendimento

Por:   •  18/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.210 Palavras (9 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE IGUAÇU CAMPUS V

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

EDUCAÇÃO FÍSICA

Ingestão de carboidrato pré, durante e pós treino: aplicações no esporte amador e de rendimento

Por:

Anderson Thomé Batista Gomes

ITAPERUNA

2018


Anderson Thomé Batista Gomes

Ingestão de carboidrato pré, durante e pós treino: aplicações no esporte amador e de rendimento

Trabalho apresentado à disciplina de Nutrição metabólica do Curso de Educação física da UNIG como Requisito parcial para nota e aprovação na disciplina ministrada pelo Professor Escreva Adolfo Atoniol.  

ITAPERUNA

2018

Carboidrato

Carboidratos

Grupos

Monossacarídeos

Pentoses

Hexoses

Glicose
Frutose
Galactose

Dissacarídeos

Sacarose

Glicose+Frutose

Lactose

Glicose+Galactose

Maltose

Glicose+Glicose

Oligossacarídeos

Maltotriose

Dextrina/Dextrose

Maltodextrina

Polissacarídeos

Estruturais (não absorviveis, fontes de fibras)

Celulose
Hemicelulose
Pectina

Não-estruturais (carboidratos de reserva)

Amido

Glicogênio

Presente no Figado e Musculo.

        O papel da biomolécula de carboidrato, é de vital importância para a preservação e manutenção de qualquer espécie. Tratando do ser humano, que por sua vez não possui fontes de produção de carboidrato, faz-se a necessidade que o mesmo busque-o através da alimentação. Sendo utilizado a todo momento, desde o período gestacional até o fim da vida. A utilização de esforço físico pelo homem é e sempre será inerente a vida, seja em busca de estética, saúde ou rendimento esportivo e com isso, trata-se alterações fisiológicas que faz-se necessário entender o papel do carboidrato em tais alterações.
        Os hidratos de carbono, também conhecidos como carboidratos ou glicídios, são moléculas formadas por carbono e água. Átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio que combinam-se para formar os componentes deste grupo de nutrientes. Devido à proporção mantida entre os elementos hidrogênio e oxigênio, semelhantes à da água (H2O), os carboidratos são representados de uma maneira geral como CnH2nOn, onde "n“ representa a quantidade proporcional destes elementos (por exemplo: C6H12O6). A maior parte dos hidratos de carbono é de origem vegetal e tem função principalmente energética. Contudo, alguns autores reportam funções estruturais, como participação na estrutura dos cromossomos e genes.
        Os carboidratos são organizados da seguinte forma:





        O presente trabalho visa procurar esclarecer alguns motivos e estratégias da ingestão de carboidrato, antes, durante e após o exercício como forma de melhora no desempenho físico, seja com interesse estético e/ou de qualidade de vida, bem como no rendimento esportivo. Com isso, torna-se relevante para acadêmicos e profissionais da educação física, nutrição, bem como os demais adjuntos da área da saúde e também atletas amadores e profissionais bem como interessados no tema.

Carboidratos no exercício

Os atletas e os não-atletas se interessam por informações sobre alimentação que sejam simples, práticas e fáceis para que consigam atingir seus objetivos físicos. Muitos livros e artigos populares descrevem assuntos contraditórios a respeito de como deve ser a ingestão de carboidratos na pratica de atividade física, deixando os praticantes confusos. Os estudos científicos afirmam que a quantidade e o tipo de carboidrato devem variar diretamente com a intensidade e o volume de exercício.
        
para uma ressíntese ideal, deve-se observar a taxa ou quantidade, a freqüência e o período de ingestão, como também o tipo de carboidrato ingerido. As variáveis a serem controladas dependem da duração e da intensidade do esforço físico (magnitude da depleção do glicogênio) e do período em que ocorrerá outra sessão de exercício.
        Quanto maior a intensidade dos exercícios maior será a participação dos carboidratos como fornecedores de energia.Exercício prolongado reduz acentuadamente a concentração de glicogênio muscular, exigindo constante preocupação com a sua reposição, porém, apesar de tal constatação, tem sido observado um baixo consumo de carboidratos pelos praticantes de atividade física.
 A restrição do carboidrato na dieta determina Cetose e perda de proteínas musculares.
        Praticantes de atividades de longa duração que possuem uma dieta pobre em carboidratos, podem ter seu rendimento comprometido devido a tal fato.
        Em uma lógica bastante simples, é de fácil entendimento que pessoas que praticam algum exercício, independente do fim, por terem um maior gasto energético, por conseqüência, tem maior necessidade de ingestão de energia (que é o carboidrato). O gasto energético durante o exercício aumenta de 2 a 3 vezes quando comparado com uma pessoa menos ativa. Recomenda-se uma ingestão de 5 a 10g/kg/dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (191.5 Kb)   docx (722.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com