TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos Esportivos Coletivos: Princípios Operacionais aos Gestos Técnicos

Por:   •  11/4/2020  •  Resenha  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 2

Analise - “Jogos esportivos coletivos: dos princípios operacionais aos gestos técnicos - modelo pendular a partir das idéias de Claude Bayer.”

O texto foi escrito pelo autor Júlio Manuel Garganta da Silva e apresentado por julio Daolio que discorre sobre reflexão sobre os esportes coletivos esportivos e foi publicado no ano de 1998. O texto se refere às probabilidades aleatorias que se pode haver dentro do jogo, pois o jogo é um misto de improviso com acontecimentos progamados dependente do fator tempo.

Discute sobre a importância do treino no desenvolvimento do talento esportivo, que no caso os jogadores precisam ter habilidades táticas, precisam ter também visualização do jogo, coordenação e resposta motora junto com técnicas físicas, alem de muitas outras habilidades.

Segundo o próprio garganta com o passar do tempo os esportes de quadra como, futsal, handbol e basquete, foram classificados como time-dependent, que sugere que os times tenham um tempo especifico para vencer ou completar seus ataque, transferir a bola de um campo ao outro e etc. Outros esportes como vólei e tenis foram classificados como score-dependet, que sugere que os times tenham que completar,

Sabendo disso, vemos que nem só o fator tempo nem só o fator pontos são importantes para vencer o jogo, pois em ambos esportes é um misto de configurações diferentes para ataque e defesa, que fazem com que duas esquipes se enfrentem com objetivo final de ganhar o jogo.

Essas configurações se encaixam nas categorias em que Malglaive sugere, que são capacidades motoras onde englobam habilidades de percepção, visualição e tempo de ação; regras de ação onde englobam capacidades de execução de habilidades taticas e tecnicas; e por ultimo e não menos importante as regras de organização do jogo que englobam divisao de campo, contagem de pontos, quanto tempo de jogo e afins.

Sabendo disso conclui-se que o ensino do esporte coletivo baseado na pedagogia do esporte promove a formação de cidadãos críticos, inteligentes, cooperativos, independentes e autônomos, que serão capazes e aptos para escolher a modalidade esportiva que irão praticar em seus momentos de lazer durante a vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (30.4 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com