TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos

Por:   •  6/3/2019  •  Resenha  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 2

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

CENTRO DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS

GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA – LICENCIATURA

ACADÊMICO LUIZ FERNANDO PINTO

Resumo do Artigo: GALATTI, Larissa Rafaela; REVERDITO, Riller Silva; SCAGLIA, Alcides José; PAES, Roberto Rodrigues; SEOANE, Antonio Motero. Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos. Revista Educação Física/UEM, v. 25, n. 1, p. 153-162, 1. trim. 2014

Os autores discorrem neste artigo sobre uma crise de paradigmas na qual a ciência se reinventa para atender as necessidades do esporte. O texto tem por finalidade falar sobre o esporte, seu crescimento de maneira expressiva a partir dos anos 60 e da problemática que surge com tal crescimento. O esporte cresce, evolui, sua presença se torna casa vez mais marcante e constante, ao ponto de a ciência já não conseguir dar resposta a problemáticas oriundas dessa nova área. O crescimento repentino do esporte nas ultimas décadas explica a falta de fundamentação teórica que a prática pedagógica vem sofrendo.

Entendendo paradigmas como uma questão para a qual ainda não há resposta concluímos que a crise da ciência é fator determinante para que se realizem novos estudos e se formulem novas teorias.

Sinalizam que os Jogos esportivos coletivos necessitam de tática e técnica, e que os dois métodos ainda que antagônico precisam estar presente de maneira sincronizada e integrada. Ressaltam que é inegável a contribuição da ciência tradicional como conhecimento acumulado, ao mesmo tempo em que já não responde algumas questões se efetiva enquanto base para o conhecimento que será construído daqui pra frente. A ciência como qualquer outro sistema que envolve as relações sociais tem seu conceito construído e reconstruído juntamente com o ser humano. Novos saberes surgem para sanar novas necessidades em uma constante dialética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (89.9 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com