TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LUTAS E ESPORTES DE LUTA

Por:   •  5/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.481 Palavras (6 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 6

PORTFÓLIO

ESPORTE DE LUTAS

Atividade de Portfólio 7ª semana da Disciplina de Esporte de Lutas professor Ms. Evandro Maraianetti Fioco.

 

2017

LUTAS E ESPORTES DE LUTA

Definição

        Segundo HOUAISS (2009), entende-se de luta, o combate de caráter esportivo, entre adversários desarmados se enfrentando no combate corpo a corpo; batalha, guerra; na oposição firme ou violenta; esforço para superar, pra vencer obstáculos ou dificuldades. Para CORREIA; FRANCHINI (2010) o termo luta pode ser associado às lutas de classes, dos trabalhadores, pelo direito da mulher, pela vida; aos embates físicos/corporais por intenções de subjugações entre os sujeitos a partir de conflitos interpessoais.

        Para RUFINO (2012), a luta esta em uma série de significados, na luta pela vida, por objetivos pessoais, pela terra, contra um oponente na prática esportiva, pela legitimação de um campo de conhecimento, entre outros.

        A nomenclatura “esportes de lutas” pode ser associada à esporte e luta, significando: prática metódica que requer exercícios físicos e destreza, proporcionando recreação, manutenção do condicionamento corporal e da saúde e competição desportiva (HOUAISS, 2009). Há outras expressões conhecidas como, esportes de combate e modalidades esportivas de combate.

Surgimento histórico

        Segundo BREDA et al. (2010), pode-se afirmar que as primeiras formas de lutas surgiram da necessidade de defesa pessoal e/ou territorial; anos depois foram associadas a manifestações sociais. Ademais a luta estava presente: a) entre os povos indígenas nos rituais; b) no Oriente e na Grécia antiga na preparação dos exércitos para a guerra e; c) na Europa como jogos e exercícios físicos.

        Para CORREIA e FRANCHINI (2010), a modalidade esportiva de combate implica uma configuração de praticas de lutas, das artes marciais e dos sistemas de combate sistematizados em manifestações culturais modernas, orientadas pelas instituições esportivas nos aspectos e conceitos como a competição, mensuração, aplicação dos conceitos científicos, comparação de resultados, regras e normas codificadas e institucionalizada, maximização do rendimento corporal e espetacularização da expressão corporal nos combates.

Arte Marcial

O termo “arte marcial” e associada, a um conjunto de praticas que derivam de técnicas de guerra, isto é, marcial (de “Marte”, deus romano da guerra) é relacionado ao campo mitológico, faz menção aos conflitos das relações humanas; a “arte” pelo destaque à dimensão ética e estética e sua demanda expressiva, inventiva, imaginária, lúdica e criativa (CORREIA; FRANCHINI, 2010).

A arte da guerra

        Sobre à arte da guerra, não podemos esquecer do mais antigo e importante tratado de guerra, remonta à turbulenta época dos Estados Guerreiros na China no século 1o a.C., que é intitulado A” arte da guerra (TZU, 2012), que tem como princípio: “é melhor ganhar a guerra antes de desembainhar a espada, a vitória arduamente conquistada guarda um sabor amargo de derrota, mesmo para os próprios vencedores’’ (TZU, 2012), onde para alcançar a glória e o sucesso, não se pode perder de vista os seguintes fatores: doutrina, tempo, espaço, comando e disciplina (TZU, 2012).

Ludicidade

        No desenvolvimento dos esportes de lutas pode considerar também o aspecto lúdico que é uma característica inerente ao ser humano. Para Houaiss (2009), lúdico, “visa mais o divertimento a qualquer outro objetivo que o próprio prazer de fazê-lo”.

        Mídia

        As mídias estão em toda a parte e nos bombardeiam diariamente com milhares de imagens, palavras e sons. Tal influência, certamente, estende-se aos esportes e aos esportes de lutas, isso pode ser comprovada com o exemplo do MMA (Mixed Martial Arts), onde em 2011 foram noticiadas  aproximadamente 110 noticias sobre MMA e cerca de 40 noticias foram agrupadas no período de novembro e dezembro, justamente no mês que uma grande emissora de canal aberto de televisão transmitiu as lutas do principal evento mundial da modalidade UFC (Ultimate Fighting Championship) (LEMOS, 2015).

        

        Esportes de lutas olímpicos

        As modalidades de lutas presentes nos Jogos Olímpicos são: a) Boxe; b) Esgrima; c) Judô; d) Luta olímpica e; e) Tae kwon do.

        Boxe – para Feitosa, Leite e Lima (2005) é uma prática esportiva que consiste em golpear o adversário com os punhos cerrados, gerando vantagens ou penalidades de acordo com um código.

        Esgrima – para Lohmann e Avila (2005) é um esporte olímpico em que duas pessoas de diferentes pesos, altura ou idade se enfrentam diretamente com iguais chances de vitória, trata-se, em síntese, da arte de jogar com armas brancas por meio da utilização de movimentos coordenados.

        Judô – seu fundador o professor Jigoro Kano, adotou o princípio  de cada sistema de jujútsu e chamou de judô, traduzindo significa “maneira gentil”. Na interpretação de Kano significava “eficiência máxima”. O judô  era o desenvolvimento de uma vida de arte em oposição ao desporto (GOODMAN, 2000).

Para Kano o judô era uma arte pessoal para treinar o corpo e a mente, o ensinamento requeria apreciação da filosofia inerente que apoiava todos os aspectos do judô (LEMOS, 2015).

        Luta olímpica – para Gama (2005), a expressão “luta olímpica” é utilizada como denominação geral de um esporte olímpico subdividido em dois estilos: livre e greco-romano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (145.5 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com