TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lutas e Esportes de Lutas

Por:   •  27/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]________________________________[pic 2]

Lutas E Esportes De Lutas

Lauro Adriano Umeda Dessotte  RA-1182039

BACHAREL EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Tutor(a) Presencial:

ISIS CRISTINA S MOTTA TOCCHIO

Araçatuba

2015

 
PLANO DE AULA CARATE


Esse programa de Caratê foi desenvolvido para crianças e jovens, de qualquer sexo. A proposta envolve uma ação social baseada na melhora da qualidade de vida, no incentivo a prática desta modalidade, na manutenção da saúde e na inclusão social. O Caratê proporciona também, todo conhecimento espiritual-disciplina, equilíbrio sobre força física, mente e posteriormente desenvolvimento de atletas de cada participante. Faremos atividades lúdicas com as crianças e dividiremos em faixas etárias os grupos com cada monitor.

OBJETIVOS      

Vivenciar a história e cultura corporal do Karatê; reconhecer uma prática que pode ser utilizada no tempo livre; participar de prática que possibilitem o reconhecimento do corpo, lateralidade, e espaço.

PRINCIPIOS DE FUNDAMENTOS DO CARATÊ
 Dividiremos estes princípios em duas partes: a parte física e a parte mental.

Energia Dinâmica
As técnicas do Caratê devem, depois de assimiladas, ser executadas a fundo, no sentido de libertar a energia latente. É realizado um papel mais importante do que a simples força muscular, pois são canalizadas sobre um fim especifico todas as reservas musculares.

Descontração
É possível atingir uma tensão em descontração, que consiste num estado de espírito em que certos músculos e nervos, se encontram instantaneamente prontos a intervir à mínima solicitação do sentido. Contração e descontração atravessada pelos membros inferiores e superiores ao passar ao contra-ataque em força.


Respiração
As fases de força e fraqueza que o corpo atravessa são devidas à respiração. Quando expiramos, encontramo-nos vulneráveis a qualquer ataque. Por isso o conselho de concentrar sempre a respiração no ataque e contrair a respiração abdominal no momento do impacto. Uma perfeita coordenação e um perfeito equilíbrio são absolutamente necessários no que respeita à inspiração e expiração.


Kiai
O Kiai pode ser sonoro ou silencioso e é um estado psicológico Ele é a expressão violenta duma tensão mental e física. É o símbolo da explosão da dinâmica física e facilita a concentração total na ação. 

 Concentração
O carateca deve manter positiva e treinada concentração mental. Deve, em todas as circunstâncias, ficar calmo, tranquilo, sem qualquer atitude ou gesto ou contração visível que deixe adivinhar as suas intenções. Esse tipo de concentração deve e pode ser usado em treinos e na vida cotidiana. 



A estrutura da aula: 
Cada aula de Caratê serão 60 minutos, com grupos de até 10 participantes.
Parte Inicial (Aquecimento): 5 minutos; Exercícios leves, para adaptação, trabalhando
flexibilidade e força, alongamento com grande estímulo para a coordenação motora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (249.2 Kb)   docx (269.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com