TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIFICULDADES NA UTILIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Por:   •  26/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.843 Palavras (8 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Claretiano Centro Universitário

Polo de Goiânia

Curso de Graduação em Educação Física Licenciatura EaD

DIFICULDADES NA UTILIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

PABLO MIGUEL BIBIKOW DE ARAÚJO

               ORIENTADOR: LUIS FERNANDO CORREIA

BATATAIS/2020

Claretiano Centro Universitário

Curso: Educação Física Licenciatura EaD

Disciplina: Lutas

1º período

Aluno: Pablo Miguel Bibikow de Araújo RA: 8106518

Professora tutora: Luis Fernando Correia

3º Ciclo de Aprendizagem à Distância

Entrevista 1

Nome: L.D.A.

Perfil do entrevistado: Professor de Educação Física Escolar, do Ensino Fundamental e Médio

Entrevista realizada através do aplicativo whatsapp, com transcrição posterior.

1) Em algum momento de sua prática profissional, desenvolveu aulas com o conhecimento Lutas? Se sim, como foi? Se não, por qual motivo não desenvolveu?

Sim, eu desenvolvi ela em dois momentos, né? O primeiro momento foi durante o processo do Estágio Supervisionado, durante minha graduação, num colégio municipal de Goiânia. E o segundo momento foi... no... na primeira escola que eu trabalhei também ministrei esse conteúdo de Luta. Bom, foi bem tranquilo, né? Tanto nessas duas formas de... em que eu ministrei esse conteúdo foi bem tranquilo, né? Porém em algum momento teve uma certa resistência de/de alguns alunos, né? Por conta de achar e também de compreender que lutas eram associadas muitas das vezes à violência, né? E aí a desconstrução, né, total do que é luta e do que é violência teve que ser bem intensa e bem de fato presente nas aulas, né? Tanto nas aulas práticas, né?  E também nas aulas teóricas em que essa desconstrução tinha um papel fundamental pra... pra ser conhecer do conhecimento, né? Bom, durante todas as vezes, né? Em que eu proponho e em eu que venho desenvolvendo, eu tento sim desenvolver o conteúdo de luta, né? Então, eu acredito que/que é uma prática, um conteúdo social muito importante até pra desconstrução, né? De várias questões como violência, né? A questão da agressividade mesmo. Essa desconstrução é bem interessante do ponto de vista da luta. Então, eu sou bem, eu sou um professor que gosta bastante de aderir a esse conteúdo, né? Nas minhas aulas e... tenho essa visão que luta ela é um componente da cultura corporal e que tem um papel fundamental na construção tanto do social do aluno como também nas características individuais e coletivas e de vivência mesmo desse estudante, desse aluno, correto?

2) Compreende que é possível desenvolver aulas com o conhecimento Lutas? Se sim, o que e como poderia ser desenvolvido? Se não, por qual motivo?

Sim, reafirmando o que eu falei na primeira resposta. Sim, é possível, né? E eu acredito assim que quando nós professores ministramos esse conteúdo dentro da escola, temos que, primeiramente, desconstruir, né, toda carga histórica que essa palavra lutas, que esse conteúdo lutas tem no ambiente social, né, do aluno. Então, primeiramente é possível a gente compreender o que que o aluno carrega com essa/com essa carga social dele de luta, né? Então, primeiramente quando ministrado esse conteúdo na escola, nós temos que compreender o que que o aluno ele tem por si de conhecimento sobre lutas, o que ele tem, né, de capacidade ou de relações com esse conteúdo, né? Até para que, posteriormente, seja construído ou desconstruído algumas possíveis questões, né? No caso, construído, se esse aluno tem já conhecimento sobre a luta ou se ele já praticou alguma modalidade dessa luta, nós construímos essa ideia, né, no âmbito escolar. E, se caso esse aluno ele tem uma desconstrução, né, se ele tenha uma opinião ou algo, né, relacionado à violência e agressividade, nós tentamos desconstruir essa ideia quando trabalhado esse conteúdo na escola. Então, é sempre importante, né? E nas minhas aulas eu tento é trabalhar isso, sempre o conhecimento do aluno, né? Até porque a partir desse conhecimento desse aluno  que nós conseguimos, né, e que nós possamos construir, né, uma ideia ou desconstruir algumas vertentes que esse aluno carrega consigo. Então, é importante que sempre quando esse conteúdo de lutas mesmo que ele às vezes, né, mas lutas na escola?! Sim, mas lutas na escola nós temos que saber que é um conteúdo, né, é um componente curricular da Educação Física. E esse componente, né, ele tem que ser trabalhado de n fatores dentro das aulas de Educação Física, né? Mas, se caso, isso for trabalhado de uma maneira alinhada junto com o conhecimento, junto com uma bagagem, né, com um suporte bem correto, eu acredito que sim, que pode ser bem frutífero e bem produtivo nas aulas de Educação Física.

3) Em sua formação profissional (inicial) teve aulas de Lutas? Se sim, o que aprendeu? Está sendo suficiente para trabalhar com este conhecimento na escola? Se não, o que acredita que deveria ter aprendido nestas aulas?

Sim, na grade da minha formação eu possuía uma disciplina de Lutas, né? E acredito que essa disciplina me capacitou muito pra/pra que eu pudesse compreender tanto essa construção desse conhecimento e também essa desconstrução desse conhecimento que eu citei na segunda resposta. Foi uma disciplina muito produtiva, né? Apesar que também eu pratiquei algumas artes marciais, né? E isso me possibilitou também aprender de fato o que é a construção do conhecimento quando você tem esse conteúdo ministrado na escola, né, e também a desconstrução desse conhecimento ministrado na escola. Durante essa disciplina, né, nós tivemos n conteúdos de artes marciais associados também, né, à capoeira, às lutas de chão, às lutas de alto. Então, assim, foi uma disciplina bem produtiva, né? E que de fato tinha-se o conhecimento daquela prática, daquela arte marcial e também dentro dessa prática sempre relacionado ao ensino na escola, né? Então, de fato, por eu ter vivenciado, por eu ter compreendido esse ensino durante a minha formação eu mesmo tento trabalhar isso durante as minhas aulas, tanto nessa construção, tanto nessa desconstrução desses fatores sociais e históricos da luta em si. Então é muito bom quando você na sua formação é capacitado dessa forma, porque tem... você tende a abordar esses conteúdos posteriormente durante a sua vida profissional também. Então, esse suporte é bem interessante, né? E toda vez que eu ministro e toda vez eu tento colocar esse conteúdo nas minhas práticas na escola, eu tento sempre também usar o suporte, né, dessa formação, dessa disciplina, tento usar o suporte e esse suporte vem desde os artigos que eu ainda tenho dessa disciplina, né, também das vídeo aulas, que eu sempre filmei, sempre gravei, durante essa formação minha, nessa disciplina e eu tento utilizar também por meio dessa formação que eu tive nas minhas aulas, tento utilizar também nas minhas práticas na escola em que eu estou trabalhando. Então eu sempre tento utilizar dessa forma. E pra finalizar eu acredito sim, que é sempre possível, é ministrar o conteúdo de lutas na escola e acredito que é muito enriquecedor quando você tenta abordar um conteúdo novo, tenta abordar um projeto novo de... desse conteúdo na escola porque você acaba trazendo a curiosidade e algo a mais ao conhecimento do aluno. O aluno, às vezes, ele tem um conhecimento ou uma carga de conhecimento negativo sobre esse conceito de lutas e quando você coloca esse conceito em xeque, quando você coloca ele dentro da escola, desconfigura todos esses conceitos negativos que esse aluno tem e constrói conceitos positivos pra esse aluno dentro da escola, você acaba que tende a uma capacidade de conhecimento muito maior desse aluno e interesse muito grande desse aluno nas aulas de Educação Física também. Então, acredito sim que esse conteúdo de lutas é muito enriquecedor e é muito positivo nas aulas de Educação Física.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (114.8 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com