TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lutas na escola e cultura corporal

Por:   •  20/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  817 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina:     Lutas

Tarefa: Portfólio

Nome: Liliane Galindo

RA:1160647

Turma:DGEFL1402SPOA0S

Parecer do Tutor:

A Cultura Corporal é entendida como uma forma organizadora do entendimento da Educação Física escolar, o ensino da mesma deve incentivar o aluno a pensar e praticar os Jogos, a Ginástica, as Lutas, a Dança e o Esporte como partes ligadas da cultura.

A cultura de movimento através de um método natural e sem influencias técnicas, os movimentos se formam pelo funcionamento genuíno e pelas trocas culturais, simultaneamente criam e recriam os jogos, as danças, os esportes, as lutas ou as ginásticas, estimulam transformações tanto no organismo quanto na sociedade em que estão inseridas.

Todas as modalidades inseridas dentro da cultura de movimento, jogos, as danças, os esportes, as lutas ou as ginásticas são métodos de recriação pelos seus participantes. O corpo é usado de várias formas, obtém outros sentidos e os propósitos também se modificam. A cultura do movimento transcende bairros, cidades, estados e países, no entanto  ainda é vista como um sistema comunicativo, apesar de sofrer  influência do que é valorizado nas sociedades em que estão inseridos e acabam as normas da economia de mercado e da espetacularização.

Consequentemente essas práticas corporais constituem uma das mais elementares manifestações culturais, encontradas na história da humanidade que fica muito difícil separar sua origem da própria história das pessoas, dos povos e das diversas culturas ou sociedades.

Referente ao educador físico não é possível que domine todas as formas de manifestação da cultura corporal, no entanto não limita a trabalhar em suas aulas apenas conteúdos com os quais tenha familiaridade ou pleno conhecimento. O mesmo acontece com a modalidade lutas, não há necessidade de conhecimento aprofundado, portanto o educador precisa ter uma formação que o permita ter convivência com esses conteúdos, como didática, conceitos básicos, e assim por diante.

A preparação de educadores é fundamental para o processo de desenvolvimento e   conhecimento  para seus educandos, pois o professor terá uma grande importância ao delineamento de novos rumos na prática pedagógica. A qualificação profissional do professor diariamente pode ser o suporte na definição de uma nova ordem pedagógica e na intervenção da realidade no que se refere à sua prática e à sua formação. Quanto mais nutrida for sua história de vida e profissional, maiores serão as possibilidades do desempenho de uma prática educacional significativa. A Educação Física possibilita uma abertura que se tornam possíveis discussões importantes sobre aspectos éticos e sociais, alguns dos quais merecem destaque.

Concluo que, a prioridade da escola não é formar atletas, muito menos lutadores ou competidores de determinada modalidade. Deve-se zelar, primeiramente, pela formação do cidadão que se adaptará da cultura corporal em suas diferentes formas de manifestação. Com isso, pretendemos formar pessoas éticas e autônomas, objetivando que a educação física escolar ajuda o desenvolvimento motor, afetivo-social e cognitivo, de acordo com a faixa etária dos alunos, trabalhando assim  diferentes relações nos conteúdos. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (317.9 Kb)   docx (257.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com