TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Especialização em Pedagogia da Cultura Corporal

Por:   •  11/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

Universidade do Estado do Pará

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde

 Núcleo de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação

     Curso de Especialização em Pedagogia da Cultura Corporal

TRABALHO E EDUCAÇAO

JESSICA LIMA DE ARAÚJO

Trabalho apresentado como requisito avaliativo da disciplina Trabalho e Educação do curso de pós-graduação em Pedagogia da cultura corporal – Universidade Estadual do Pará (UEPA). Sob a orientação do professor Dr. Rogério Gonçalves de Freitas.

  1. Para o filosofo Mészáros a educação no sentido amplo, e enfatizada para o alcance de outra sociedade onde a lógica do capital tenha sido separada.

Explique como é essa educação que o autor coloca, e o que podemos fazer para mudar essa situação atual?

R= Para Mészáros a educação com um sentido amplo, vai além dos níveis de ensino ou sistemas escolares, vê a educação como o processo vital de existência do homem, isto é aquilo que caracteriza a sua especialidade de ser social, a saber, a capacidade de conhecer, de ter ciência do real e de, portanto, transforma-lo de forma consciente.

Para o autor, além de uma possibilidade, esta mudança de pensamento é uma necessidade que tange a sobrevivência da humanidade, como forma de prevenção à ordem cíclica destrutiva do capital.

Portanto cabe a nós com tarefa inadiável e intransferível, em nossas recomendações, reivindicar coletivamente uma educação plena para toda a vida, pois, afinal, a aprendizagem é a nossa própria vida e sem ela deixamos de desenvolver a nossas personalidades e graus de estima. Portanto, torna-se igualmente essencial manter sob controle o estado político hostil. Realizar a transformação progressiva da consciência como condição de mudança de condições objetivas de produção, universalizar a educação e o trabalho como atividade humana autor-realizadora e, por fim, garantir sua sustentabilidade, isto é, o controle consciente dos processos sociais capazes de garantir os recursos à educação no sentido mais amplo do termo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (422.3 Kb)   docx (485.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com