TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  2/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  2.306 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Carlos Eduardo Pontes Cardoso

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA:

MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Garanhuns - PE

2017

Carlos Eduardo Pontes Cardoso

 

MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

.

               

        Garanhuns - PE

2017


Relatório de prática

Medidas e Avaliação Em Educação Física         Data: 21/03/2017  

          A primeira aula prática foi explanada pelos tutores os conceitos de medir, testar e avaliar, em seguida o início dos procedimentos avaliativos: pesagem e medição e com base nos dados obtidos o cálculo do índice de massa corporal (IMC).

         Nesse momento as turmas foram divididas em cinco grandes grupos, já que todas as aulas práticas são duas turmas, com isso é importante ressaltar que dificulta a prática em si, pois os equipamentos de medidas (balanças, fita métricas e um paquímetro) não foram suficientes para todos os discentes, o tutor da sala buscou desenvolver a aula nos orientando com propriedade, mas ficou a desejar o manusear principalmente o paquímetro.

        A partir de então, foi entregue para os grupos uma planilha para anotações da medição da altura tronco encefálica (do quadril até a cabeça), para fins de avaliação de desenvolvimento da relação tronco e membros inferiores do indivíduo avaliado (ajuda a definir o somatótipo do indivíduo). Próxima medição, para medir espessura de pontos anatômicos (medida de diâmetro ósseo). Uso da fita métrica para obter dados das circunferências do indivíduo – Pescoço, tórax, braço, antebraço, abdômen, quadril, coxa proximal e panturrilha.  

       Um aluno voluntário foi usado como exemplo para demonstrar as seguintes formas de medir: Pescoço – menor circunferência acima do pomo de adão (no caso do homem). Circunferência torácica – fita acima do processo xifoide (final do osso externo). Braços – maior circunferência. Antebraço – maior circunferência. Cintura – entre crista ilíaca e última costela. Quadril – maior circunferência. Coxa – proximal, com músculos relaxados, fita abaixo da proeminência glútea; Medial, fita entre virilha até corte superior da patela. Uso do adipômetro: Primeira dobra cutânea - subescapular, segunda dobra – tricipital, ponto médio entre acrómio e olécrano. Terceira dobra – bicipital, ponto médio entre acrómio e olécrano. Quarta dobra – Axilar média, entre processo xifoide e incisura jugular. Quinta dobra – obliqua, acima da crista ilíaca. Sexta dobra – abdominal 2 centímetros a direita e lateral e 1 centímetro abaixo da cicatriz umbilical. Sétima dobra – coxa, entre virilha até corte superior da patela. Oitava dobra – panturrilha, maior proeminência medial da panturrilha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (84.7 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com