TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODALIDADES COLETIVAS E ATLETISMO

Por:   •  21/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.368 Palavras (14 Páginas)  •  1.225 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

ALUIZIO RODRIGUES DO NASCIMENTO
DAVID BRUNO GOMES DE MELO
MOISÉS LIMA DO NASCIMENTO
SEVERINO RAMOS BARBOSA NETO

 
[pic 10][pic 11][pic 12]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ........................................................................................................ 3

2 DESENVOLVIMENTO ............................................................................................ 4

2.1 1ª PARTE – PRODUÇÃO DE TEXTO ................................................................. 4

2.1.1 ABORDAGENS E MÉTODOS NO ENSINO DE MODALIDADES COLETIVAS .... 4

2.2 2ª PARTE –  PESQUISA DE CAMPO: Entrevista na escola ............................ 7

2.2.1 O DESENVOLVIMENTO DE MODALIDADES COLETIVAS E DO ATLETISMO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ....................................................................... 7

2.3 3ª PARTE – PLANO DE AULA ........................................................................... 9

3 CONCLUSÃO ....................................................................................................... 10

REFERÊNCIAS ....................................................................................................... 11

ANEXO .................................................................................................................... 13

ANEXO 1 - ENTREVISTA COM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATUANTE NO ENSINO REGULAR ........................................................................................... 14



  1. INTRODUÇÃO

Se bem planejadas, as aulas com esporte coletivos e individuais ajudam a ensinar conceitos importantes, como técnicas de modalidades variadas, sua história e a importância de trabalho em equipe.

Além disso, garantem as condições para que todos os alunos tenham acesso ao esporte e, ao pratica-lo desenvolvam suas competências técnicas e táticas, como também a habilidade de se relacionar e de solucionar soluções-problema gradativamente mais complexas.

É necessária por parte de nós docentes a existência de um diálogo e uma interação com alunos no intuito de promover uma reflexão sobre os valores do esporte. Deste modo, o professor deve antes, durante e após a realização das aulas exporem aos seus alunos suas ideias, fazendo com que os mesmos possam refletir sobre esta prática, aumentando a capacidade de compreensão dos mesmos, esclarecendo que não existe apenas o embate entre as equipes (vitória e derrota), mais valores e princípios mais amplos, permitindo dessa maneira que os alunos possam auxiliar na construção do plano de aula em conjunto com o professor.

Nesta perspectiva, o professor pode aplicar medidas voltadas aos ajustes e adaptação das dimensões da quadra, altura da rede e/ou dimensão do gol, do peso e do tamanho da bola, no número de jogadores, bem como adaptações nas normas referentes à realização a partida ou atividade.

As capacidades físicas do atletismo são características do funcionamento humano e permite a realização de qualquer tipo de movimento. São fundamentais para execução de habilidades motoras como: andar, correr, saltar, equilibrar, puxar, empurrar, girar e etc. Elas são inatas, isto é, as pessoas já nascem com algumas capacidades físicas predominantes, mas podem ser desenvolvidas através da atividade físicas. Então quanto mais nos movimentamos mais estamos desenvolvendo as capacidades físicas e habilidades motoras.

 


  1. dESENVOLVIMENTO

2.1 - 1ª PARTE – PRODUÇÃO DE TEXTO

ABORDAGENS E MÉTODOS NO ENSINO DE MODALIDADES COLETIVAS.

Nos nossos estudos observamos ao longo deste trabalho que foi necessário conhecermos as características dos esportes desportivos dentro da disciplina Educação Física e sobre o ciclo das crianças de ensino, além do estágio existente dentro das estratégias em cada modalidades de jogos de desenvolvimento em que se encontra e suas particularidades, para que possamos planejar, adequadamente as atividades dentro da estrutura deste trabalho ou seja os procedimentos metodológicos, as atividades de intervenção feita pelos professores que vão nortear do processo das possibilidades de pedagogia do esporte que busca estudar esse processo, e as ciências do esporte, em suas diferente dimensões, identificaram vários problemas, os quais serão balizadores deste estudo: busca de resultados em curto prazo; especialização precoce; carência de planejamento; fragmentação do ensino dos conteúdos; e aspectos relevantes, que tratam da compreensão do fenômeno na sua função social.

No caso dos jogos desportivos coletivos, verificamos aumento crescente no diálogo, almejando a busca de novos procedimentos pedagógicos, com vistas a facilitar o aprendizado. A abordagem mais utilizada e defendida pelos estudiosos da área da Educação Física é a pedagogia do esporte, uma vez que é fundamental proporcionar um aspecto pedagógico associado ao desenvolvimento infantil, contribuindo assim para o aprendizado e rendimento dos alunos (SOUSA; VENDITTI JUNIOR, 2009) e para aprimorar a própria atuação profissional do agente pedagógico do movimento, o professor de Educação Física (VENDITTI JUNIOR; SOUSA, 2008). Os jogos Esportivos Coletivos são caracterizados pela presença de duas equipes que se enfrentam de uma maneira determinada, cujo objetivo é levar o objeto do jogo (bola, por exemplo) até o alvo do adversário, ao passo que se defende o próprio alvo. Para isso, joga-se com a ajuda de companheiros com o objetivo de superar o sistema defensivo dos adversários (Bayer, 1992).

Entendendo que, esses princípios nem sempre são tarefa fácil para os alunos, especialmente crianças que, dependendo da idade, podem ter maiores dificuldades para essa compreensão tática. Objetivando abrangendo os assuntos pertinentes ao ensino de habilidades em competências tático-cognitivas e também considerações sobre o desenvolvimento das capacidades físicas e dos jogos desportivos coletivos por intermédio dos estudos em pedagogia do esporte.

  Os jogos desportivos coletivos são constituídos por várias modalidades esportivas – voleibol, futsal, futebol, handebol, polo aquático, basquetebol – entre outros e, desde sua origem, têm sido praticados por crianças e adolescentes dos mais diferentes povos e nações existentes no mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (253.9 Kb)   docx (772.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com